19/05/2014 12h32 - Atualizado em 19/05/2014 13h59

Primeiro celular em braille do mundo é lançado com preço popular; veja

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A empresa britânica OwnFone lançou oficialmente nesta segunda-feira (19) o primeiro celular em braille do mundo, que custa 60 libras (cerca de R$ 223), no Reino Unido. Para quem não sabe ler em braille, o smartphone ainda oferece uma cobertura opcional com teclas de letras em alto relevo no teclado.

Veja também; WhatsApp é retirado da loja do Windows Phone e deixa usuários apreensivos

Novo gadget é voltado para pessoas com deficiência visual (Foto: Divulgação OwnFone)Novo gadget é voltado para pessoas com deficiência visual (Foto: Divulgação/ OwnFone)


Qual é o melhor smartphone disponível no mercado? Opine no Fórum

Voltado para quem tem deficiência visual, ele é fabricado todo com impressão 3D, segundo o seu inventor Tom Sunderland. Em entrevista à BBC, ele diz que o método foi suficiente para criar os botões personalizados em braille de maneira rápida e econômica. O design do gadget, por sua vez, é bem arredondado, e ele está disponível em várias cores.

“O telefone pode ser personalizado com dois ou quatro botões pré-programados para ligar para amigos ou serviços de emergência. É o primeiro telefone com teclado impresso em 3D, e para quem não sabe ler Braille, podemos imprimir textura e texto em alto relevo”, conta o inventor do aparelho.

Quem deseja comprar um telefone tem que entrar no site da companhia e criar um design customizado de acordo com as necessidades pessoais. Vale lembrar que uma empresa indiana já fez um protótipo de smartphone com braille em 2013, porém, esse é o primeiro que, de fato, acaba saindo do papel.

Via BBC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauro Goncalves
    2014-05-20T13:38:35

    Muito bom, já que os recursos de acessibilidade por voz são péssimos, só não entendi o porquê de serem coloridos..... kkkkkkkkk

  • Luciana Benjó
    2014-05-20T13:00:59

    Adorei! quero comprar um!!! excelente iniciativa!!!

  • Wallace Almeida
    2014-05-19T15:33:21

    Muito boa a iniciativa da empresa, bom ver que tem alguém olhando pelas pessoas com deficiência visual. Mas aqui, pra que várias opções de cores em um celular pra cego? '-'

  • Danilo Cunha
    2014-05-19T13:42:09

    Uma verdadeira maravilha! Mesmo que seja para encher os bolsos, ainda bem que tem gente pensando nisso.

  • Ronaldo Brito
    2014-05-19T13:39:45

    Grande iniciativa da empresa. É uma maravilha saber que tem gente interessada no bem estar e na inserção desse publico no meio da tecnologia da informação.