Internet

08/05/2014 08h00 - Atualizado em 03/06/2014 19h19

Site simula cidades inundadas no Google Street View; veja como seria o RJ

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Para promover a semana Mundial do Meio Ambiente, que começa no dia 5 de junho, a CarbonStory – uma plataforma de crowdfunding para projetos ambientais – criou o site interativo World Under Water (Mundo debaixo d'água). Nele, o usuário escolhe qualquer local que seja coberto pelo Google Street View e em seguida, verá como ele ficará depois que os níveis do mar subirem nas cidades.

Google lança Indoor Maps no Brasil, mapas de planta baixa dentro de locais

Site mostra como ficará o Cristo Redentor depois que o nível do mar subir (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Site mostra como ficará o Cristo Redentor depois que o nível do mar subir (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Uma dos principais problemas climáticos decorrente da ação do homem no planeta tem sido o aumento da temperatura global e a consequente elevação dos níveis do mar. O site trata exatamente desse problema, oferecendo uma oportunidade para pessoas se conscientizarem dele, mostrando como isso irá mudar a paisagem das cidades (em uma escala irreal, em tom de brincadeira), se nada for feito. 

Nova York Inundada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nova York Inundada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Na página inicial do site são listadas as cidades de Cingapura, Kamakura (Japão), Nova York (EUA), Yucatán (México), Barcelona (Espanha), Paris (França), Dubai (UAE), Londres (Inglaterra), Bruxelas (Bélgica), Copenhague (Dinamarca), Roma (Itália), além do Rio de Janeiro, no Brasil. Em cada paisagem, é adicionado um nível de água com cerca de 2 metros. No entanto, esse mesmo nível é apresentado em todos os locais disponíveis, como o Cristo Redentor, por exemplo. E isso não é proporcional, já que só o corcovado tem 710 metros de altura.

Londres inundada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Londres é uma das cidades inundadas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Singapura inundada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Singapura também foi inundada pelo World Under Water (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Quem quiser ver outra localidade, só precisa clicar dentro da caixa de pesquisa (que fica na parte de baixo da página inicial), digitar o nome do local e clicar na opção correspondente quando ela aparecer. Imediatamente será mostrado como ficará o endereço depois que o nível do mar subir.

Pesquisando uma localidade no site (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando uma localidade no site (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Mas, a utilização do site não se restringe apenas aos nomes das cidades, também é possível procurar por pontos turísticos, apenas digitando o nome deles na caixa de pesquisa da plataforma ativista.

Copacabana Inundada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Copacabana, famoso bairro carioca, também foi inundado na iniciativa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Sambódromo Inundado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Não vai ter mais Carnaval? Sambódromo é inundado no Rio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O site utiliza o Google Maps para gerar as imagens e a tecnologia WebGL e criar o efeito de inundação, por conta disso, o site recomenda o uso do Google Chrome para acessar seu conteúdo. Entretanto, nos testes do TechTudo, o site funcionou bem no Mozilla Firefox e falhou no Internet Explorer.

Quem acessar o site, verá que a implementação é realmente muito simples e que ele usa o mesmo efeito para cada local, além de não mudar o nível do mar dependendo de sua geografia. Mesmo com essas limitações, é uma ideia admirável e a ilusão é bastante real, o que é reforçado pela reprodução do som da água no site.

Wikipédia lança concurso de fotografia sobre áreas preservadas para ilustrar artigos

Para ajudar a divulgar, o site permite que o usuário compartilhe no Facebook e Twitter, a visualização de uma localidade submersa. Além disso, na parte inferior da imagem gerada, são exibidos conselhos (em inglês) sobre a redução das emissões de carbono na atmosfera da Terra, a possibilidade de calcular suas emissões danosas ao ambiente, além de mais informações sobre o projeto.

Via The Next Web

Qual é o melhor Doodle do Google? Relembre e comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Igor Andrade
    2014-05-08T09:13:02  

    O corcovado inundou todo, mas o resto do rio quase nada em comparação, impossível!

    recentes

    populares

    • Igor Andrade
      2014-05-08T09:13:02  

      tb percebi isso heheheh. Acho que nem se derreter todo gelo do mundo, a agua chega ali perto do Cristo...

    recentes

    populares

    • Igor Andrade
      2014-05-08T09:13:02  

      Pôhha, cumé que em Copacabana a água bateu nas canelas da galera e no corcovado xegou nas suvacas do Cristo??? Explica essa matemática aê, pra eu!!!

  • Tita Ferreira
    2015-05-26T17:29:16

    Sabe porque não está funcionando mais?

  • Joanice Souza
    2014-05-12T10:33:00

    Seria bom não fazer este tipo de imagens. Pois isso, chame-se; "Prenuncio do Apocalipise". Certo?

  • Radames Silva
    2014-05-08T18:11:14

    Rio de Janeiro ta debaixo d'água a muito tempo.

  • Rafael Silva
    2014-05-08T11:37:36  

    O brasil já afundou a muito tempo.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2014-05-08T11:37:36  

      vdd

  • Jailton Silva
    2014-05-08T15:59:09

    ISSO SERIA UMA FOTO DA NOSSA REALIDADE DE HOJE EM DIA POR EXEMPLO HOJE DIA 8/05/2014 CIDADE ESTA UM CAOS TOTAL QUEBRADEIRA TUDO HOJE SE RESULTA NISSO PERDEU-SE A NOÇÃO DO QUE E PROTESTO PESSOAS AGINDO COMO ANIMAIS IRRACIONAIS ESSE E O MUNDO DE HOJE