28/05/2014 09h19 - Atualizado em 11/08/2014 09h36

Zapzap, versão brasileira do WhatsApp, roda até no navegador

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Zapzap, “versão” brasileira do WhatsApp que pode ser usada via smartphone e navegador em qualquer PC, já pode ser baixada por usuários de Android. Mesmo com pouco mais de um mês de vida, o novo app já provoca a curiosidade dos usuários, especialmente por sua semelhança com o popular mensageiro comprado pelo Facebook.

LG lança G3, top com o dobro de resolução do S5 e câmera com foco a laser

Foto do zapzap 2 (Foto: Thaisy Pecsen/ TechTudo)Brasileiro cria concorrente de peso para WhatsApp baseado no Telegram (Foto: Thaisy Pecsen/ TechTudo)



Baseado no código fonte do Telegram, aplicativo russo que ganhou notoriedade quando o WhatsApp foi vendido à empresa de Marck Zuckerberg, o Zapzap oferece os mesmos recursos, incluindo compartilhamento de qualquer tipo de arquivo guardado no telefone ou no computador. Já o WhatsApp se limita a vídeos, fotos, áudio, localização e contato.

O design se assemelha muito ao WhatsApp, assim como seu modo de funcionamento. Inteiramente em português, o app pede também o número de telefone para fornecer o código de ativação, para, então, permitir conversas com os contatos cadastrados na agenda que têm o Zapzap instalado.

Qual é o melhor mensageiro? Comente no Fórum do TechTudo

Sua interface na web é outro diferencial. Afinal, diferente do WhatsApp, que precisa de alguns hacks para rodar no PC, o mensageiro brasileiro usa a flexibilidade da nuvem do Telegram para sincronizar as mensagens trocadas em qualquer dispositivo. Além disso, o app promete ser ainda mais rápido que a versão russa, oferecendo o mesmo suporte a mensagens criptografadas.

“Estudei o código do Telegram por três meses até que encontrei uma maneira de utilizar a nuvem deles em um outro aplicativo com interface modificada. Depois, consegui deixar o aplicativo mais rápido no desempenho e tempo de resposta”, explica o paraense Erick Costa, que criou e hoje mantém sozinho o Zapzap – o nome, disse o programador, surgiu naturalmente após o aplicativo ser desenvolvido.

Lançado em 20 de abril, o mensageiro com interface brasileira vem conquistando usuários aos poucos e ainda não chega perto da popularidade do WhatsApp ou do próprio Telegram. São cerca de 65 mil downloads e mais de 20 mil usuários ativos. No entanto, os números já garantiram interesse do mercado.

O desenvolvedor revelou ao TechTudo que já está analisando propostas de possíveis compradores, mas nada que o impeça de continuar melhorando o aplicativo. “Tenho várias ideias de melhorias para ele, mas estou discutindo com alguns amigos o que deve realmente ser implementado”, conta Erick.

Por enquanto, Zapzap está disponível para smartphones Android, mas versões para iOS e Windows Phone estão a caminho. O app para iPhone deverá ser liberado para download até final de junho, enquanto a variante para a plataforma da Microsoft deverá demorar um pouco mais para sair – afinal, só há uma pessoa trabalhando no desenvolvimento.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Junior
    2014-05-31T21:17:07

    Grandes evolução... ele se conecta da rede do TELEGRAM >.< Instale o TELEGRAM logo oras. Até nisso o Brasil tem que "copiar" não faz algo original.

  • Weliton Barros
    2014-08-16T21:39:10

    imitação barata do Wats tinha de ser brasileiro mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Darío G
    2014-05-28T23:09:40  

    o brasileiro cria o avião, o bina e demais inventos, mas é tão burro, preguiçoso e indolente que permite que estrangeiros roubem suas criações. de fato merecem viver no esgoto e no lixo mesmo! não se deve ter piedade alguma de gente assim.

    recentes

    populares

    • Darío G
      2014-05-28T23:09:40  

      Tinha que ser um G!!! Vai para o IrÃ

  • Leonardo Barbosa
    2014-05-28T14:59:27  

    Vou baixar e testar antes de qualquer crítica ! kkkk

    recentes

    populares

    • Leonardo Barbosa
      2014-05-28T14:59:27  

      ja baixei é igual whats :)

    recentes

    populares

    • Leonardo Barbosa
      2014-05-28T14:59:27  

      É a atitude mais sensata.

  • Dom Beto
    2014-06-03T22:32:37

    É triste ver bRASILEIROS com "b" minúsculo, atacar gratuitamente iniciativas de Brasileiros com "B" maiúsculo. Parabéns aos BRASILEIROS que acreditam no Brasil. No mais resta ter pena dessas cabeças neocolonizadas escravas dos gringos infiltrados no sentimento desses pobres incautos. Viva esse grandioso Brasil e os grandiosos Brasileiros!

  • Sergio Frades
    2014-05-28T14:47:09  

    brasileiro é tão pra trás que prefere usar qualquer porcaria dos gringos do que um produto de qualidade feito por brasileiros. Nunca vi ninguém colocando defeito no WhatsApp, mas nos comentários aqui já estão cheios de gente criticando o ZapZap sem ao menos conhecer

    recentes

    populares

    • Sergio Frades
      2014-05-28T14:47:09  

      Acredito que a crítica não é por ser brasileiro, mas pela falta de necessidade em reinventar a roda.

    recentes

    populares

    • Sergio Frades
      2014-05-28T14:47:09  

      acabei de conhecer e não gostei..só queria saber onde ta a qualidade..porque é a mesma coisa que o "what" e ainda fica aquelas propagandas chatas que todo mundo sabe que é virus.

  • Isadora Emanuelle
    2014-05-30T10:24:09

    tirando as propagandas, é muito bom!

  • Pedro Freitas
    2014-05-29T08:30:11  

    SE TIVESSE A BANDEIRINHA DOS EUA NA CAPA, TODOS IAM FALAR QUE ERA ÓTIMO...

    recentes

    populares

    • Pedro Freitas
      2014-05-29T08:30:11  

      João Henrique cite um...tirando os serviços públicos...

    recentes

    populares

    • Pedro Freitas
      2014-05-29T08:30:11  

      Seria bom se eles não tivessem copiado literalmente o Telegram e feito essa cópia com propaganda e se dessem a devida referencia aos verdadeiros desenvolveres do aplicativos!!!

  • José Santana
    2014-05-28T20:12:30  

    Quanto vai custar o ZAPZAP?

    recentes

    populares

    • José Santana
      2014-05-28T20:12:30  

      Deve ser uns 40 Dilmas por mês

    recentes

    populares

    • José Santana
      2014-05-28T20:12:30  

      Custa R$ 2.21

  • Rafael Duim
    2014-05-28T14:36:35  

    Com propaganda não dá =(

    recentes

    populares

    • Rafael Duim
      2014-05-28T14:36:35  

      Usa o Telegram original, o cara pôs propagandao porque quis tirar vantagem do trabalho dos outros. O Telegram original não tem propaganda.

  • Marcelo Slva
    2014-05-28T16:03:37  

    Tem muita Propaganda! Muito Ruim!

    recentes

    populares

    • Marcelo Slva
      2014-05-28T16:03:37  

      Use o Telegram original, não possui propaganda.

  • Angela Almeida
    2014-05-29T09:02:37  

    Só não é melhor devido as propagandas.

    recentes

    populares

    • Angela Almeida
      2014-05-29T09:02:37  

      Cara se não quiser propaganda pegue a versão paga. Pois a versão free é uma forma dele ganhar dinheiro com as propagandas, ou você quer que eles disponibilize de graça e sem ganhar nada? Até você mesmo não queria algo assim. O Whatsapp é free só no primeiro ano depois é pago. Então acho válido as propagandas sim, só não clicar nelas simples.

    recentes

    populares

    • Angela Almeida
      2014-05-29T09:02:37  

      O Telegram original não tem propaganda nenhuma.

  • Jepherson Morais
    2014-05-29T08:56:14  

    Se não foce a propaganda, só por ela, eu ja iria aderir e divulgar entre os amigos. Mas essa bendita propaganda é um saco sem contar o risco de pegar vírus.

    recentes

    populares

    • Jepherson Morais
      2014-05-29T08:56:14  

      Bem cara as propagandas é devido ao adsense da google, não creio q vá ter vírus assim não. Pois é um link onde a google também ganha dinheiro.

    recentes

    populares

    • Jepherson Morais
      2014-05-29T08:56:14  

      Esse ZapZap é só uma customização do Telegram. Se você não quer propaganda, use o aplicativo origial, que é o Telegram.

  • Dentinho Silva
    2014-05-28T21:46:03  

    QUERIA EU ENTENDER PQ DO WINDOWS FONE SEMPRE É O MAIS AFETADO NESSAS SITUACOES

    recentes

    populares

    • Dentinho Silva
      2014-05-28T21:46:03  

      porque é lixo

    recentes

    populares

    • Dentinho Silva
      2014-05-28T21:46:03  

      Não é ruim, mas uma total falta de suporte aos desenvolvedores, pela microsoft/nokia. O firefox OS por exemplo já esta quase no mesmo nivel de apps do windows phone.

  • Daniel Santos
    2014-05-28T17:13:45  

    Acho que o nome é um plágio descarado.

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2014-05-28T17:13:45  

      Eu também pensei a mesma coisa, esse nome surgiu de um vídeo no "youtube" em que uma mãe está brigando com a filha que não sai do WhatSapp, sendo que ela não consegue falar a palavra e sai "ZapZap"... Adorei a invenção, e a iniciativa, ainda mais vindo de um brasileiro... Mas o nome é um plágio descarado e os direitos dos nomes deveriam ir para a pessoa que começou... Fora isso, parabéns pela iniciativa do rapaz, já vou baixar o aplicativo agora!

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2014-05-28T17:13:45  

      Plágio??? Só se for plágio da mulher que falou, porque o Whatssap e o mundo, fora o Brasil, não tem a mínima ídeia do significado de zapzap.

  • Fabio Setoue
    2014-05-29T08:21:24

    Globo sua pilantra deixa agente comenta as noticias de politica e copa do mundo!

  • Klaus Oliveira
    2014-05-29T06:35:56

    Não vi diferença nenhuma! Só a bandeira do BR atrás! Minhas conversas do Telegram estão todas lá! Ou seja não vale a pena! hahaha Copia barada do Telegram! É a mesma coisa....

  • Antonio Barros
    2014-05-29T02:40:10  

    Engraçado que muita gente critica + ninguém faz melhor ne !!! porque não estuda, feito o cara fez e cria um app melhor, antes de criticar

    recentes

    populares

    • Antonio Barros
      2014-05-29T02:40:10  

      Mais tonto ainda é você, quem estuda e cria um app, precisa fazer uma coisa boa para os consumidores. Nós consumidores temos o direito de criticar mesmo que seja grátis.

  • Leandro Dupret
    2014-05-29T02:49:28

    Pra pegar precisa inovar.... Não sei se as pessoas irão migrar de um app que já se popularizou tanto quanto o whatsapp....

  • Jefferson Andrade
    2014-05-29T00:30:02

    Baixei, usei e achei um lixo pois trava a toda hora e olha que foi no meu Z1. Não recomendo!

  • Marcelo Mercedes
    2014-05-28T23:31:14

    Pra quem não leu correto a matéria, ele não copiou e sim criou pois o zapzap é capaz de compartilha arquivos(pdf word exel etc...) entre outras do pc ou celular para os amigos, coisa que o Whatszap não faz e que eu sentia falta agora vou baixar o zapzap e usufruir, vc está de parabéns Erick, pode confiar vc é o proximo milionario do Brasil!

  • Gilberto
    2014-05-28T23:30:24

    Libera logo pro iphone que eu baixo pra mim pra minha mãe ,irmãos e amigos, só q tem q ser bom mesmo !

  • Ibraim Sobrinho
    2014-05-28T22:02:58  

    CARAMBA, ACHEI MUITO LEGAL. COM CERTEZA VOU INSTALAR. SÓ DE SER FEITO POR UM BRASILEIRO E SER TODO EM PORTUGUES JÁ E UMA VANTAGEM. AINDA EXISTE RAZAO PARA TER ORGULHO DE SER BRASILEIRO.

    recentes

    populares

    • Ibraim Sobrinho
      2014-05-28T22:02:58  

      Se não reparou, ele simplesmente copiou o codigo aberto que existe e adaptou o idioma...Não, o brasileiro não criou.

  • Izaac Santos
    2014-05-28T20:29:27  

    os amricanos se dizem criadores do avião,roubaram a criação do bina de um brasileiro,no facebook roubaram do brasileiro quase toda sua participação na sociedade e ainda arruma um monte de brasileiro babando o ovo deles

    recentes

    populares

    • Izaac Santos
      2014-05-28T20:29:27  

      O pioneiro da aviação na verdade é um francês chamado Clément Ader. O facebook nada tem a ver com o Brasil. Apenas um dos sócios administrativos por acaso nasceu em São Paulo.

  • Guilherme Silva
    2014-05-28T21:32:11

    Não sai do Whatsapp... sei que tem outros bons e podem ser até melhores.. LINE WeCHAT VIBER.... mas o mais popular é o Whatsapp... então não adianta só eu ficar mudando...isso é fato