13/06/2014 09h06 - Atualizado em 13/06/2014 14h12

Cerveja gelada em dois minutos; conheça a invenção de brasileiros

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Dois estudantes brasileiros lançaram um projeto que promete gelar latas de cerveja em até dois minutos.  O Super Cooler é uma engenhoca que gela latinhas rapidamente, utilizando apenas um recipiente refrigerado. 

Os amigos Gustavo Moraes, engenheiro de controle e automação, e Rafael Schiavoni, analista de sistemas, gostam muito da bebida e foi isso que os levou a criar o Super Cooler. A iniciativa precisa de R$ 25 mil reais para começar a ser produzida em série e procura arrecadar esse dinheiro através do Catarse, site de financiamento coletivo.

Conheça a bicicleta que se equilibra sozinha e é segura para crianças

Super Cooler precisa de um balde com gelo para esfriar sua cerveja em poucos instantes (Foto: Divulgação)Super Cooler precisa de um balde com gelo para esfriar sua cerveja em poucos instantes (Foto: Reprodução/ Catarse)

Como funciona?

O Super Cooler utiliza um processo chamado de convecção forçada, ao girar o recipiente no gelo ou em qualquer superfície em temperatura baixa. O criador explica: “Sabe aquela sensação de alívio quando você fica na frente de um ventilador? Isso é a convecção forçada. Nosso produto coloca uma lata girando em uma velocidade específica para provocar uma mistura uniforme do líquido. Ou seja, a temperatura dele tende a ficar igual em todo seu volume”.

Gustavo e Rafael, os criadores do Super Cooler (Foto: Divulgação)Gustavo e Rafael, os criadores do Super Cooler (Foto: Reprodução/ Catarse)

Dessa forma, o funcionamento da engenhoca é muito simples: O gadget agarra a cerveja e a leva até um balde com gelo. Encostado horizontalmente, o Super Cooler, que tem a forma de uma pistola, começa a girar. A cerveja, que estava morna, fica gelada em cerca de dois minutos, segundo os criadores.

Super Cooler tem um formato similar ao de uma pistola, para gelar sua cerveja (Foto: Divulgação)Super Cooler tem um formato similar ao de uma pistola, para gelar sua cerveja (Foto: Reprodução/ Catarse)

Como veio a ideia de uma pistola que gela cerveja?

“Sempre fomos bastante ligados em inovações em geral. Alguns meses atrás vimos uma matéria que dizia que a máquina Enviro-cool gelava uma lata em 45 segundos, o que nos deixou intrigados e nos levou a pesquisar a respeito”, nos explicou Gustavo. A dupla depois descobriu que a engenhoca rotacionava a lata para chegar nesse resultado. “Buscamos então a forma mais simples de testar a teoria, utilizando uma furadeira acoplada a uma lata com um suporte metálico improvisado. O teste não foi dos melhores, mas logo vimos que girar a lata dentro de água com gelo fazia muita diferença”, completa.

Originalmente, o Super Cooler surgiu de um experimento com uma furadeira (Foto: Divulgação)Originalmente, o Super Cooler surgiu de um experimento com uma furadeira (Foto: Reprodução/ Catarse)


Outra ideia que ajudou os meninos foi justamente esquecer uma cerveja fora da geladeira durante uma de suas festas em 2013. “Fizemos uma pesquisa de mercado com o objetivo de confirmar o interesse das pessoas e constatamos que praticamente todos já passaram por uma situação na qual um produto como o Super Cooler seria útil”, afirma Gustavo Moraes, bastante otimista.

Ambos se formaram em um curso técnico de eletrônica e construíram o equipamento sem muito trabalho. A empresa parceira Matrizaria Polako forneceu o encaixe do Super Cooler para latinhas de cerveja, feito de resina, além de outros componentes técnicos. Os dois desenvolvedores tentaram criar o encaixe por impressora 3D, mas o experimento não deu certo.

Como o projeto vai se financiar?

O projeto foi lançado em 5 de junho e pretende arrecadar R$ 25 mil em um mês e meio. A campanha no Catarse se encerra no dia 20 de julho. O produto deverá ser entregue entre setembro e outubro de 2014, segundo os criadores.

Do total do valor estipulado, 13% (R$ 3.250) servirão para pagar o site Catarse, enquanto o marketing da campanha ficará com 10% do valor (R$ 2.500). A matéria-prima sai por 40% (R$ 10.000) e a produção custará 37% do projeto (R$ 9.250). As doações vão desde R$ 10, que rendem um agradecimento, até R$ 99, que vale um Super Cooler novo, ou R$ 1.500, que paga um churrasco gaúcho com os criadores do aparelho.

Qual o melhor software para fazer acesso remoto? Opine no Fórum do TechTudo.

O produto custará R$ 119, sem frete incluso, e serve para latas de cerveja, de suco, de refrigerante, além de alguns tipos de garrafa, segundo seus criadores.

Confira o vídeo abaixo de divulgação:


 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Peleteiro
    2014-06-22T15:05:21  

    Faltou o link para página do projeto.

    recentes

    populares

    • José Peleteiro
      2014-06-22T15:05:21  

      Oi José, é política do Tech Tudo não postar links, mas tu pode encontrar o projeto pesquisando por "Super Cooler Catarse". Abraço!

  • Fernando Buarque
    2014-07-30T22:11:20

    E o SPIN CHILL, foi cópia ou esse produto é que copiou ???

  • Evandro Gomes
    2014-07-30T19:33:19

    O tempo que vão ter que esperar pra poder abrir a latinha já esquentou, coisa idiota.

  • Ivan Marchi
    2014-07-30T16:20:35

    No programa do faustao a tempao atras um cara ja tinha feito uma caixinha com latinhas dentro do gelo e uma manivela que girava todas ao mesmo tempo tudo feito de madeira pra gela mais rapido acho que esse senhor foi mais esperto

  • Felipe Nachmanowicz
    2014-07-18T04:08:24

    Vão os idiota pagar pro povo inventar o produto que já existe tem um ano e eles copiaram na cara dura.

  • Wonder Alves
    2014-07-17T21:44:11

    Plágio ..vergonha

  • Quero Comentar
    2014-07-17T19:38:52

    q besteira meu deus, nao tem vantagem nenhuma esse treco, se pelo menos gelasse mais de uma lata em 2 min ate valia. curiosidade aki, esse gira gira ai num faz a cerveja estourar quando abre nao?!

  • Flavio Macillo
    2014-07-17T14:57:22

    Sinceramente, problema de brasileiro que quer ser mais esperto que os outros. Por isso que temos esse governo e ninguém tem moral de falar nada. Tudo farinha do mesmo saco. Ainda vão dar volta em quem fazer as doações. E quer ver eles conseguirem rápido o dinheiro, é só mostrar que quem fizer a doação terá mais vantagens....

  • Carlos Pintucci
    2014-07-17T13:59:10

    Bom, todo mundo que tá aqui nos comentários já foi informado que os americanos já fizeram este aparelho um ano antes dos brasilhófis...Então....Vamos cair na real, né!

  • Joao Santos
    2014-07-17T10:41:36  

    Detalhe importante nisso não é falado: girar a bebida, não vai alterar o gás da mesma ?

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2014-07-17T10:41:36  

      Claro que não!

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2014-07-17T10:41:36  

      brasileiros... =/

  • Valdir Silva
    2014-06-14T08:30:24  

    Por essas noticias que tenho orgulho de ser brasileiro!!! Somos o pais do futebol, do carnaval, das lindas mulatas, de praia, de feriados, e agora inventores da 8a. maravilha do mundo. Nosso conceito la fora so sobe.

    recentes

    populares

    • Valdir Silva
      2014-06-14T08:30:24  

      Mas o que tem copiar algo de um país que vive espionando todos ao redor do mundo, Hipócrita.kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Valdir Silva
      2014-06-14T08:30:24  

      Fabio Santos O esteites kkkkkkk são mais que sem vergonha, são espiões do mundo hipócrita kkkkkkk

  • Valdir Ressio
    2014-07-17T12:20:45

    O besteira, esse negocio que gela em dois minutos a cerveja, não presta. Todo consumidor sabe que cerveja tem que gelar bem devagar, caso contrario modificar o sabor, Pesquisem !!!

  • Zed 1958
    2014-07-17T12:17:56

    Tem cara aí embaixo orgulhando-se de uma ideia roubada.

  • Maluquero Bok
    2014-06-13T22:27:27  

    interessante essa invenção, mas acho que deveriam adapta-la a outros tipos de garrafas, tipo comprar um refri de 2 litros no mercado "quente" e gela-lo em 5 minutos por exemplo, seria bem útil.

    recentes

    populares

    • Maluquero Bok
      2014-06-13T22:27:27  

      Já estamos trabalhando nisso!

    recentes

    populares

    • Maluquero Bok
      2014-06-13T22:27:27  

      Vale lembrar que no refrigerante as pessoas em geral gostam de colocar gelo...

  • Romulo Pina
    2014-06-13T11:01:18  

    ótima idéia !

    recentes

    populares

    • Romulo Pina
      2014-06-13T11:01:18  

      Também acho, só não é deles.

  • Iggor Alves
    2014-06-13T12:12:34  

    O negocio não é bem assim não, ideia deles nao foi pq esse projeto já tem nos EUA a mais de ano.

    recentes

    populares

    • Iggor Alves
      2014-06-13T12:12:34  

      Na própria matéria eles dizem que viram uma máquina Enviro-cool gelava uma lata em 45 segundos. Então eles não criaram,mas sim copiaram e por sinal uma cópia onde demora-se mais tempo para gelar uma lata.

    recentes

    populares

    • Iggor Alves
      2014-06-13T12:12:34  

      Stewie Griffin, eles pediram um modelo do produto pra Spin Chill, americana, que é idêntica a esse projeto deles. Aí copiaram e posam aqui de criadores. Copiaram até o vídeo de apresentação do produto no Catarse, que é muito parecido com o dos americanos. Já foram notificados pela Spin Chill, mas como ela decidiu não processá-los por enquanto, vão mantendo o produto. Eu teria vergonha, mas acho que eles não.

  • Daniel Laureano
    2014-06-13T22:23:02  

    Se a ideia realmente for original, os caras podem ganhar uma grana legal, mas, precisam fazer com que o produto seja financeiramente viável, e procurar olhar mais além, como embutir o aparelho em geladeiras, vender compartimentos de gelo onde a pessoa não precise ficar segurando o produto por dois minutos.

    recentes

    populares

    • Daniel Laureano
      2014-06-13T22:23:02  

      Pois é. Só que não é. Cópia do Spin Chill americano. Já foram notificados por eles, mas insistem em manter o produto.

  • Gabrielle
    2014-06-14T10:33:30  

    Já tinha visto um cara apresentar um desse no Domingão do Faustão alguns anos atrás! Sò não era tão portátil, mas o mecanismo era o mesmo.

    recentes

    populares

    • Gabrielle
      2014-06-14T10:33:30  

      Eu também lembro de ter visto, era o Gela Latinha foi naquele quadro das invenções lá mas parece que o cara desistiu dessa ideia.

  • Luiz Barboza
    2014-06-13T14:07:20  

    e o gás da bebida? ao abrir a latinha acontece o q? rs

    recentes

    populares

    • Luiz Barboza
      2014-06-13T14:07:20  

      Rafael Schiavoni, adiciona mais 10 segundos nesse vídeo de vocês abrindo a lata após a rotação que resolve tudo. Esse vídeo está no site da Globo né, rápido de acessar. Abraço.

    recentes

    populares

    • Luiz Barboza
      2014-06-13T14:07:20  

      Oi Renan, fizemos isso ontem a noite numa resposta de um comentário parecido, da uma olhada procura no google por "super cooler resposta danilo carlos", que não podemos por links aqui. Qualquer dúvidas estamos aí!

  • Spinchill Brasil
    2014-06-14T13:36:56

    Esse problema de cerveja gelada não é somente dos brasileiros e sim de todos os amantes de cerveja ao redor do mundo, por isso que dois americanos já haviam pensado nisso e criaram o SpinChill, onde já está disponível no Brasil.

  • Breno Silva
    2014-06-14T11:05:33

    É ,tem vários métodos de gelar a cerveja , mas esse dai eu gostei pois foi uma coisa pensada e não precisa de ficar enrolando em papel toalha nem girando com uma colher no gelo e sal para tomar uma latinha . So resfriar ela e por na geladeira que rapinho você toma geladinha . Parabéns .

  • Lucicleide Silva
    2014-06-14T10:47:40

    A chamada na página principal é "Comics Sans: conheça o "pai" da fonte mais odiada do mundo. E quando a gente clica no ícone abre essa página sobre gelar cerveja em 2 minutos. Fazendo o povo de besta. Te dana.

  • Gilmário Libório
    2014-06-14T09:11:49

    Torço para eu consigam esse recurso, mas no Brasil, para o desenvolvimento é sempre muito dificil..

  • Sem Comentários
    2014-06-14T08:39:43

    depois da primeira tomo até quente.

  • Valdir Silva
    2014-06-14T08:26:31

    Nossa!!! tenho orgulho de ser brasileiro!! Somos o melhor do mundo no Futebol, no carnaval, em mulatas, b...das, e agora inventores do cooler para pingussos... Lindo!! isso so aprimora e espalha nossa fama para o mundo....