Internet

14/06/2014 07h00 - Atualizado em 20/06/2014 18h27

Comic Sans: saiba quem criou a fonte de texto mais odiada do mundo

Marcela Vaz
por
Para o TechTudo

Muito se fala sobre a “Comic Sans”, a fonte de texto mais odiada do mundo, sobretudo por designers, mas pouco se comenta sobre o seu inventor. Quando criou a Comic Sans, Vincent Connare, ex-funcionário da Microsoft, não teve a intenção de que fosse usada popularmente. A fonte atendia a necessidade de uma linguagem visual mais amigável para um software chamado Microsoft Bob.

Conheça os principais sites para baixar fontes para o Photoshop

Todos amam odiar a comic sans, será? (Foto: Reprodução/IloveCS)Todos amam odiar a comic sans, será? (Foto: Reprodução/IloveCS)


Mas por que as pessoas não gostam da Comic Sans? A reposta está na sua aparência informal: usá-la em documentos como currículo, projetos institucionais e escolares é visto com maus olhos.

Para entender melhor, o Microsoft Bob guiava e tirava as dúvidas dos usuários do Windows com a "ajuda" de um cachorro. Em entrevista ao The Guardian, Connare explicou que, originalmente, o animal foi criado para se comunicar com o usuário por meio de balões de texto usando Times New Roman. Mas, Connare achou que a fonte não parecia amigável o suficiente para a plataforma.

Interface do Microsoft Bob com a fonte Time News Roman. (Foto: Reprodução/ Internet)Interface do Microsoft Bob com a fonte Time News Roman. (Foto: Reprodução/ Microsoft Bob)


“Tudo o que eu já fiz foi uma solução para o problema de alguém”, pontuou Connare.

Porém, o Microsoft Bob morreu rapidamente. Já a fonte Comic Sans resistiu e tornou-se um problema para o mundo inteiro.

Connare voltou a ser assunto por ter sido anunciado como um dos palestrantes da quarta edição da Boring Coference 2014, conferência anual que reuniu nomes de peso para falar sobre assuntos desinteressantes, como ovos, caminhões de sorvete, impressoras domésticas e … Comic Sans.

Para os interessados, há um site sobre Vincent Connare e seus trabalhos com fotografia e tipografia em connare.com. Conheça também outras fontes de Connare em myfonts.com/Vincent_Connare. O criador da polêmica Comic Sans está ainda disponível para interações no Twitter com a conta @VincentConnare. Quer conhecer o seu rosto? Veja a foto abaixo do pai da Comic Sans.

Vincent Connare, inventor da fonte de texto Comic Sans (Foto:  Linda Nylind/ The Guardian)Vincent Connare, inventor da fonte de texto Comic Sans (Foto: Linda Nylind/ The Guardian)


Como resolver um problema de formatação de fonte? Veja no Fórum do TechTudo.  

Via The Guardian

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Long Silver
    2014-06-15T10:51:18  

    Qualquer estagiário fraquinho escreve pro Techtudo. Matéria tão mal escrita que não tem o conteúdo principal: Porquê a fonte é odiada???

    recentes

    populares

    • Long Silver
      2014-06-15T10:51:18  

      É isso aí Long Silver, falou tudo aí !!! Eu sempre quis saber pq inventaram essa história aqui no Brasil que todo mundo odeia essa fonte !!!! Não tem nada demais nela, se não gosta, usa outra !!!!!

  • Anna Sleutjes
    2014-06-14T15:05:11  

    Adoro Comic Sans! Odeio Times New Roman! Hahahahahaha!

    recentes

    populares

    • Anna Sleutjes
      2014-06-14T15:05:11  

      Gosto é igual bumbum...cada um tem o seu! Siga sempre feliz! ;)

    recentes

    populares

    • Anna Sleutjes
      2014-06-14T15:05:11  

      Muito provavelmente eu preferia o seu ao meu mas de todo modo seguiria feliz afirmando que design é uma coisa e gosto é outra, a Comic Sans é exatamente o que é, uma fonte limitada criada por um cara que não era designer isso no entanto não impede que os tabajaras por ela se apaixonem.

  • Paulo Lima
    2014-12-02T12:42:19

    Não existe ódio nenhum, isso é era (e ainda é) apenas uma piada entre os profissionais de design gráfico que acabou transbordando para o mundinho Hipster e agora virou matéria no Techtudo. A origem da brincadeira estava no fato dessa fonte ser muito feia (somente quem não entende nada do assunto para achá-la bacana) mas ser invariavelmente utilizada pela turma do combo Word/PowerPoint quando quer fazer algo "diferente" e "bonitinho" daí a brincadeira entre os designers. Engraçado mesmo é ver quantos apoiadores da obra de Vincent Connare existem por aqui!

  • Igo Sousa
    2014-06-14T16:09:56  

    Eu adoro essa fonte. Só uso ela em minhas petições!

    recentes

    populares

    • Igo Sousa
      2014-06-14T16:09:56  

      Gízuis! tomara que os textos sejam brilhantes pq se depender da fonte vc tá mal! :)

  • Claudio Nanti
    2014-06-17T13:10:28

    Mais fácil a Dilma atender um telefonema meu a cobrar, do que achar alguém que odeie essa fonte! Eu nunca ouvi falar nessa história, mas enfim. Matéria tosca!

  • Carlos Miranda
    2014-06-15T05:57:19  

    Tá de sacanagem que esta fonte é odiada... É a minha fonte PRODILETA!!! Só mando e-mails com esta fonte. Só escrevo texto com esta fonte... Não conheço ninguém que odeie esta fonte!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Miranda
      2014-06-15T05:57:19  

      Eu não entendo o porquê de odiarem essa fonte...totalmente sem nexo.......mas conheci gente que diz odiá-la!!!!

  • Jackson Silva
    2014-06-15T10:16:34

    Por que ela é odiada. CHEGUEI A LER TODOS OS COMENTÁRIOS ATÉ AGORA E NÃO DESCOBRI... ALGUÉM PODE ME EXPLICAR? QUEM SABE VOCÊ MARCELA VAZ?

  • Agnaldo Cordeiro
    2014-06-15T08:05:51

    materia fraca, parece pegadinha pra perder tempo

  • Sanbel Guria
    2014-06-15T07:05:08

    Continuando a estorinha... dos meandros do norte, da terra escaldante, surge a dona árvore verdinha e seu fiel escudeiro, o dudu do gramado, vulgarmente conhecico como campos. Será que podemos acreditar nestes dois ou eles também serão contaminados pelo monstro dinheirus facils ??? Não sabemos, mas no momento somente eles podem combater o afunda metrô e a tia PenTeada. Quem viver verá.

  • Sanbel Guria
    2014-06-15T07:01:28

    Continuando a estorinha... dos meandros do norte, da terra escaldante, surge a dona árvore verdinha e seu fiel escudeiro, o dudu do gramado, vulgarmente conhecico como campos. Será que podemos acreditar nestes dois ou eles também serão contaminados pelo monstro dinheirus facils ??? Não sabemos, mas no momento somente eles podem combater o afunda metrô e a tia PeiTuda. Quem viver verá.

  • Sanbel Guria
    2014-06-15T06:58:56

    Continuando a estorinha... dos meandros do agreste, da caatinga escaldante, surge a dona árvore verdinha e seu fiel escudeiro, o dudu do gramado vulgarmente conhecico como campos. Será que podemos acreditar nestes dois ou eles também serão contaminados pelo monstro dinheirus facils ??? Não sabemos, mas no momento somente eles podem combater o afunda metrô e a tia PenTeada. Quem viver verá.

  • Sanbel Guria
    2014-06-15T06:55:20

    Continuando a estorinha... dos meandros do agreste, da caatinga escaldante, surge a dona árvore verdinha e seu fiel escudeiro, o dudu do gramado vulgarmente conhecico como campos. Será que podemos acreditar nestes dois ou eles também serão contaminados pelo monstro dinheirus facils ??? Não sabemos, mas no momento somente eles podem combater o afunda metrô e a tia PeiTuda. Quem viver verá.

  • Hudson Cruz
    2014-06-15T06:12:49

    marcela vaz, vá procurar um assunto de verdade sobre o qual escrever. editor do techtudo, vá procurar alguém com um assunto de verdade para publicar.

  • Jonathan
    2014-06-15T05:49:39

    Vou começar a usar a "wingdings"! Valeu pelo aviso!

  • Jonathan
    2014-06-15T05:34:18

    Obrigado por avisar que essa fonte é odiada, vou começar a usar a wingdings!!!!!

  • Diego Hermenegildo
    2014-06-15T00:05:03  

    que matéria ridícula, e só entrei pra saber o motivo da fonte ser a mais odiada, mas em momento algum encontrei justificativa pra tal titulo tendencioso

    recentes

    populares

    • Diego Hermenegildo
      2014-06-15T00:05:03  

      Comigo foi a mesma coisa! Pq a Comic Sans é a mais odiada? ESTAGIÁRIOS!!

  • Lauro Marinoso
    2014-06-15T00:57:41

    É a primeira vez que eu leio algo falando sobre essa fonte ser odiada, nem sabia disso...

  • Lucas Augusto
    2014-06-15T00:04:11

    mas desde quando a "comic sans" é um problema para o mundo todo ?! É cada coisa que a gente lê nessas "reportagens".

  • Só Mesmo
    2014-06-14T18:34:36  

    Odiosa são essas reportagens do G1 que querem criar opiniões em seus leitores! É uma fonte como qualquer outra. Usa quem quer, adora ou odeia quem quer. Agora fazer uma reportagem pra isso é demais!

    recentes

    populares

    • Só Mesmo
      2014-06-14T18:34:36  

      up.

  • Sanbel Guria
    2014-06-14T17:59:38

    A culpa é da Dilma. .. ela é socia da globo , que fez um pacto com um xamã ateu. Assim a fifa iria dominar o mundo através do futebol e obrigar a todos pararem de estudar e de ir aos hospitais morrendo de overdose de corrupção passiva e ativa. Ufa... socorro tem uma ploc black block aqui no Rio atrás de mim. Socorro super Lula... ela se chama aécia do metrô sp. Xiiii esqueci q o super Lula foi abduzido pelo monstro do mensalão e ele esqueceu tudo de bom que aprendeu...

  • Jaques Menezes
    2014-06-14T12:06:01  

    Odiada por que? É só mais uma fonte.

    recentes

    populares

    • Jaques Menezes
      2014-06-14T12:06:01  

      Oswaldo , e agora só podemos comentar matérias assim, nas reportagens sérias não dá mais.

    recentes

    populares

    • Jaques Menezes
      2014-06-14T12:06:01  

      É Jaques concordo com vc, só nos deixam liberados para comentar matérias idiotas como essa,

  • Marcelo Miranda
    2014-06-14T14:10:36  

    Quanta bobagem.

    recentes

    populares

    • Marcelo Miranda
      2014-06-14T14:10:36  

      exatamente oq eu pensei

    recentes

    populares

    • Marcelo Miranda