22/06/2014 06h02 - Atualizado em 22/06/2014 06h02

Criadores de cooler que gela cerveja em 2 minutos são acusados de plágio

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Os brasileiros que lançaram o projeto Super Cooler no site de crowdfunding Catarse estão sendo acusados de plágio por uma dupla de norte-americanos. “O design do Super Cooler é uma cópia do Spin Chill. Nós não abrimos um processo contra eles ainda, mas pedimos gentilmente para o Catarse tirar a campanha deles do ar”, informou Trevor Abbott, um dos criadores do Spin Chill, em entrevista ao TechTudo.

Será que os brasileiros copiaram a ideia dos norte-americanos? O TechTudo ouviu os dois lados da história. Confira.

Robôs ganharão 'língua eletrônica' que identifica sabor de cervejas

Super Cooler (abaixo) é um plágio de Spin Chill (acima)? (Foto: Divulgação)Super Cooler (abaixo) seria um plágio de Spin Chill (acima)? (Foto: Divulgação/ Montagem Pedro Zambarda)


Os dois produtos têm design parecido

Spin Chill já arrecadou bem mais do que precisava por crowdfunding (Foto: Divulgação)Spin Chill já arrecadou bem mais do que precisava por crowdfunding (Foto: Divulgação)


Os norte-americanos Trevor Abbott e Ty Parker criaram o projeto do Spin Chill em setembro de 2013 e, assim como a dupla Gustavo Moraes e Rafael Schiavoni, tentatam arrecadar fundos através de um site de colaboração coletiva, o Kickstarter. Ambos os aparelhos têm formatos semelhantes a pistolas de plástico que '"agarram" a latinha e a gira no gelo para resfriá-la rapidamente. 

Super Cooler tem um formato similar ao de uma pistola, para gelar sua cerveja (Foto: Reprodução/ Catarse)Super Cooler tem um formato similar ao de uma pistola, para gelar sua cerveja (Foto: Reprodução/ Catarse)

Mas as semelhanças não terminam nas aparências: os vídeos de divulgação dos produtos também são bem parecidos e têm estruturas semelhantes. Há uma dupla de apresentadores carismáticos, o trabalho para transformar um protótipo em um produto, a proposta de financiamento coletivo e o produto em ação. Confira os dois vídeos abaixo:


Agora compare com o do Super Cooler:



Os brasileiros compraram o Spin Chill antes de lançar o Super Cooler?

De acordo com Trevor Abbott, um dos criadores do Spin Chill, ao descobrirem o produto brasileiro, eles acharam parecidos demais com o seu, acreditando se tratar de uma cópia. Eles procuram uma solução amigável para o caso, pedindo para que o aparelho seja retirado do site Catarse.

Abbott, em entrevista ao TechTudo, fez uma acusação a Gustavo Moraes e Rafael Schiavoni: “Nós descobrimos que os dois cavalheiros do Brasil que começaram o Super Cooler compraram um modelo nosso em dezembro de 2013 e tentaram entrar em contato com nossos fornecedores”.

Spin Chill em uma caixa de gelo (Foto: Divulgação) (Foto: Spin Chill em uma caixa de gelo (Foto: Divulgação))Spin Chill em uma caixa de gelo (Foto: Divulgação) (Foto: Spin Chill em uma caixa de gelo (Foto: Divulgação))


E o que diz a dupla de brasileiros?

“Nós não nos inspiramos no Spin Chill e foi realmente infeliz quando descobrimos a existência do produto, por volta de dezembro", disse Rafael Schiavoni, um dos criadores do Super Cooler, em entrevista ao TechTudo. "Foi bastante impactante, pois vimos que era como se tivéssemos copiado, mesmo tendo trabalhado a ideia inspirados no Enviro-cool, que gelava cerveja em 45 segundos”, explicou.

O engenheiro disse que desde o dia em que descobriram o produto americano buscaram todo tipo de informação para saber se era possível continuar o projeto ou se estavam realmente infringindo alguma lei e cometendo plágio. "Uma das coisas que descobrimos é que o termo plágio não se aplica a produto”, informou.

De acordo com Schiavoni, foi feita uma pesquisa enorme sobre patentes de cada um dos elementos que compõem o Super Cooler. “Descobrimos as primeiras patentes que utilizam o mesmo método desde o ano de 1966", explicou. De acordo com ele, algumas delas já estão em domínio público.

"Um dos trabalhos fundamentais para se fazer antes de lançar qualquer coisa no mercado é identificar concorrentes. Encontramos quase todos no mercado internacional, com exceção de um concorrente local que já tirou seu produto de linha”, concluiu.

Rafael, criador do Super Cooler: "Nós não nos inspiramos no Super Chill" (Foto: Divulgação) (Foto: Rafael, criador do Super Cooler: "Nós não nos inspiramos no Super Chill" (Foto: Divulgação))Rafael, criador do Super Cooler: "Nós não nos inspiramos no Super Chill" (Foto: Divulgação)



De acordo com os criadores do Super Cooler, há 11 produtos similares no mercado, além do americano Spin Chill. A lista segue abaixo:

- Chill and Chug: que conta apenas com encaixe para garrafa se rotaciona manualmente;
- Chill Wizard – Can Chiller: uma caixa que gira lata;
- Cooper Cooler:  caixa que gira lata ou garrafa e utiliza roletes no lugar de encaixe específico;
- Enviro-cool: tem um processo de rotação um pouco diferente, girando em dois eixos a lata ou garrafa;
- Frost Boss: gira a lata e vem com caixa específica, mas também poderia ser utilizado fora dela;
- Gela Latinha: caixa que gira a lata (único brasileiro, que está fora do mercado);
- Spin & Cool: rotaciona a lata e vem com caixa específica, mas também poderia ser utilizado fora dela;
- Tinchilla: caixa que gira lata;
- Turbo Cool: também foi lançado no Kickstarter e funciona apertando um botão-alavanca que gira o recipiente;
- Instancool: caixa que gira lata;
- Beer 90 Chiller: foi uma das primeiras ideias da área, sendo um produto à manivela.

Qual o melhor software para fazer acesso remoto? Opine no Fórum do TechTudo.

Além da lista, Rafael Schiavoni afirma que eles já estão tomando providências para evitar uma disputa na justiça ou mesmo para tirar seu produto de circulação. “Estamos trabalhando para mostrar que não foi plágio. Nós trabalhamos em tudo antes de chegar no Super Cooler. Tomamos uma rasteira com essa acusação", disse.

Schiavoni informou ainda que acha bem triste que exista um prejulgamento de que americano é isento de qualquer acusação por parte dos brasileiros. Segundo ele, o site Catarse já está a par da situação. "Temos continuamente conversado com eles mostrando transparência e o nosso trabalho sério desde o princípio do projeto”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gato Bermuda
    2014-06-22T22:15:45  

    Já assisti um documentário da Discovery e outro National que são empresas sérias com muita credibilidade e todas dão os americanos como os inventores do avião.

    recentes

    populares

    • Gato Bermuda
      2014-06-22T22:15:45  

      É chocante para nós, que desde pequenos, com o ego inflado, ouvimos que o inventor do avião é um brasileiro, constatar que ninguém no mundo concorda com isso. Gostamos de dizer que Deus é brasileiro, que nosso hino é o mais bonito, que somos o país do futuro, só nosso idioma possui a poética palavra saudade, blá, blá... Lá fora a gente vê quão pequeno é nosso mundinho

    recentes

    populares

    • Gato Bermuda
      2014-06-22T22:15:45  

      Espero que vc tenha sido irônico na parte de "empresas sérias com muita credibilidade". Ou então vc nunca viu "alienígenas do passado".

  • Fabio Paiva
    2014-06-24T07:36:00  

    Se eu aparecer com um secador de cabelos desse em uma festa me achando o tal, vou passar vergonha. Prefiro colocar a cerveja pra gelar um dia antes e pronto.

    recentes

    populares

    • Fabio Paiva
      2014-06-24T07:36:00  

      vc nunca sera macho

    recentes

    populares

    • Fabio Paiva
      2014-06-24T07:36:00  

      animal kkkkkkkkk zuouuuu................

  • Andre Burmeister
    2015-03-17T14:44:24

    ...podiam pelo menos usar uma polar... essa não dá para usar na propaganda dos gringos.... mas enfim, copiaram até a cerveja... por favor, né... puxem pela nossa polar...

  • Andre Burmeister
    2015-03-17T14:41:44

    Plagiar: copiar ou imitar, sem engenho, as obras ou os pensamentos de outros e apresentá-los como originais. É plágio e devem ser processados, pois os produtos são, no conceito amplo de DESIGN, idênticos. Brasileiros são criativos, que tenham seus méritos por esforço próprio e não por oportunismos comerciais. E que, como demonstra a indignação dos leitores em seus comentários, sirvam de mau exemplo a todos. Isto envergonha o brasileiro.

  • Marcelo Gonçalves
    2014-06-22T14:38:37

    O SpinChill esta no mercado a muito tempo, ate o video e' igual, copiaram e nao merecem os creditos...

  • Paulo Parreiras
    2014-06-22T10:19:41  

    safados esses brasileiros... vai ver que são da turma do barbudo petralha

    recentes

    populares

    • Paulo Parreiras
      2014-06-22T10:19:41  

      Americano vive roubando invento brasileiro, como o bina por exemplo, e ninguém diz nada. É isso aí, continuem babando o ovo dos gringos, bando de trouxas.

    recentes

    populares

    • Paulo Parreiras
      2014-06-22T10:19:41  

      Kaleb Rodrigues, opa, minha mente é alienada também, pois meu voto é do Lula :) E aí pseudointelectual, o que irás fazer?

  • Kleideane Santos
    2014-06-23T22:45:58  

    Quer gelar cerveja? 2 sacos de gelo,1 kg de sal e 1 copo de álcool.Se demorar de tomar"que não é o caso aqui em casa",até congela.

    recentes

    populares

    • Kleideane Santos
      2014-06-23T22:45:58  

      Nossa descobriu a roda!

  • Edson Santos
    2014-06-22T23:16:37  

    Porque não inventam uma maquina prá deixar o pinto duro novamente em dois minutos...Muita mulher iria adorar e muito homem ficar satisfeito..

    recentes

    populares

    • Edson Santos
      2014-06-22T23:16:37  

      kkkk Boa Savio!

    recentes

    populares

    • Edson Santos
      2014-06-22T23:16:37  

      Já inventaram o Viagra.

  • Fabio Rouliel
    2014-06-22T10:30:39  

    Comparando com o roubo dos irmãos wright saiu barato...

    recentes

    populares

    • Fabio Rouliel
      2014-06-22T10:30:39  

      O avião dos irmãos Wright usou a catapulta pelos simples fato deles acharem que rodas seriam um peso desnecessário no avião. E o modelo deles é muito mais parecido com os aviões de hoje. Se o Santos Dumont nunca tivesse feito o 14 Bis, a aviação estaria no mesmo lugar que está hoje.

    recentes

    populares

    • Fabio Rouliel
      2014-06-22T10:30:39  

      Adriana Cavilha e é por isso que eu respeito americanos nesse aspecto. acho que você não leu o que eu escrevi, só pode. eu não disse que só porque ele é brasileiro é que tem que ser desmerecido, mas porque o que ele falou é mentira, não houve roubo por parte de Santos Dumont e o caro amigo ali utiliza a comparação ridícula do jeitinho brasileiro para atribuir o acontecimento científico histórico em questão. eu estou sendo justo. Disse que foi o Dumont quem inventou o avião. e quando falo de alguém para ver, são os que fazem a patente das ideias, não seja ignorante. passe bem.,

  • Ricardo
    2014-06-25T15:11:06

    Marcas e patente...

  • Sonia Ferreira
    2014-06-22T20:19:36  

    Os americanos dizem q inventaram um avião que não voa,na realidade eles inventaram um estilingue ou catapulta que caia na frente,o avião q até hoje voa é invenção do Santos Dumont

    recentes

    populares

    • Sonia Ferreira
      2014-06-22T20:19:36  

      Miseravão Meu amigo, são coisas diferentes. Mais uma vez recomendo o Google... No caso dos porta-aviões, a catapulta serve para dar velocidade de forma que o avião tenha força para levantar voo, já que a plataforma do porta-aviões é bem curta e o avião não teria uma distância suficiente para ganhar velocidade e força para subir, já os irmãos Wright usaram a catapulta para voar ou planar. O F14 tem motor, não precisa de nada para levantar voo de uma plataforma ampla.

    recentes

    populares

    • Sonia Ferreira
      2014-06-22T20:19:36  

      O princípio era o mesmo, o avião dos Wright não planava, se mantinha no ar, ele era catapultado por um trilho para ganhar velocidade e se erguia do solo com os ailerons, não era ejetado para o ar... Ademais, o avião dos Wright voou 1 milha em linha reta antes mesmo do 14 bis voar seus 400 metros a 20 metros do solo... A questão nunca foi de quem inventou primeiro para a Europa, a questão sempre foi da patente, pois enquanto nos EUA os Wright fecharam a patente e não deixaram ninguém desenvolver o avião a não ser eles, na Europa declararam Dumont como inventor para poder criar aviões militares.

  • Philadelphio Costa
    2014-06-24T07:48:49

    A NASA existe graças ao fim do nazismo e o sequestro dos projetos e engenheiros alemaes (vide projeto V2),como um pequeno exemplo.

  • Philadelphio Costa
    2014-06-24T07:43:49

    A NASA existe graças ao fim do nazismo e o sequestro dos projetos e engenheiros alemaes (vide projeto V2),como um pequeno exemplo

  • Philadelphio Costa
    2014-06-24T05:29:07

    Eu sou uma maquina de esquentar cerveja,tomo ela gelada e depois de algum tempo ela sai quente

  • Antonia Conceição
    2014-06-24T00:03:31

    novidadeeee

  • Lunga Pensador
    2014-06-23T22:30:21

    FIZERAM ESTAGIO NO PT, "CURSO DE FALCATRUA"

  • Gabriel Brito
    2014-06-23T22:18:33

    como já dizia o ditado: "nada se cria, tudo se copia"..... alguém fez registro de patente? Se não, não tem muito o que reclamar...

  • Daniel Filho
    2014-06-22T20:26:54  

    Acredito nos americanos, afinal brasileiro só inventa safadeza e o que não presta. O que inventamos mesmo foi o lek lek, o lepo lepo, o funk ostentação, o rolezinho, o arrastão, etc.

    recentes

    populares

    • Daniel Filho
      2014-06-22T20:26:54  

      voces sao muito engracados... me acabo com os comentarios... kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Daniel Filho
      2014-06-22T20:26:54  

      E o fio-dental? Não! Aquele recomendado pelos odontólogos, não! É aquele que tampa uma "cosa" deliciosa, naum?

  • Sten Lundberg
    2014-06-23T15:18:48  

    Uma coisa é certa, o brasileiro tem razão quando diz que não existe plágio para produtos, o conceito de plágio se aplica somente para obras autorais. A proteção de produtos e sua aplicação industrial se faz pelo sistema de patentes, resta saber qual é o conceito de novidade e atividade inventiva de ambos os produtos e ver se realmente copiaram o produto. Mas se os americanos não registraram pedido de patente.....já era.......não há o que ser pleiteado.

    recentes

    populares

    • Sten Lundberg
      2014-06-23T15:18:48  

      Não fale o que você não sabe. Primeiramente aprenda corretamente o conceito de plágio e ao que ele se aplica.

    recentes

    populares

    • Sten Lundberg
      2014-06-23T15:18:48  

      Sten !!! Você viajou cara !!!

  • Cristiano Melo
    2014-06-23T17:54:13

    Plágio !!!! Sem mais !

  • Paulo Coelho
    2014-06-23T15:58:55

    Plágio.

  • Ulysses Silva
    2014-06-23T15:46:25

    Agora que fui ler meu comentário, desculpa os erros gramaticais e de concordância.

  • Ulysses Silva
    2014-06-23T15:45:33

    Brasileiros querendo dar "uma de esperto" que não sabiam que existia um projeto clone primeiro que os deles exatamente igual. Até pesquisaram e procuraram o jurídico para saber se não daria em nada copiar. Tudo pensando esse produto pirata. OBS: Não gosto muito de americano em por questões políticas, mas que nesse caso eles tem razão com certeza.

  • Filipe Ilha
    2014-06-23T15:16:08

    dica para gelar cerveja, ponha no frizer ou na geladeira e deixe de bobagens, senão compre gelada... ou tome cana (cachaça)!!!

  • Marcio Melo
    2014-06-23T13:48:30

    PLAGIO