22/06/2014 07h00 - Atualizado em 22/06/2014 09h52

Darpa estaria desenvolvendo chips que podem implantar ou apagar memórias

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Um chip no cérebro capaz de implantar e remover memórias é a possível nova tecnologia da Darpa para mentes humanas no futuro. A agência militar norte-americana, segundo a imprensa internacional, já estaria desenvolvendo primeiras unidades do pequenos produtos, que podem ser bastante polêmicos.

Entenda a interface Cérebro-Computador, que promete ajudar deficientes

Chip criado pela DARPA pode inserir memórias falsa no cérebro (Foto: Divulgação/IBM)Chip criado pela DARPA pode inserir memórias falsa no cérebro (Foto: Divulgação/IBM)


Os cientistas acreditam que possa estar começando uma “era dourada” nesse campo. Apesar de parecer um pouco assustadora, a ideia pode ser útil para o tratamento de várias doenças, especialmente relacionadas a depressão, vícios e ansiedade.

A possibilidade de “programar mentes”, o que já vem sendo testado com ratos há algum tempo, parece já estar próxima de ser uma realidade. O especialista e neurocientista Joseph LeDoux afirma que não sabe como isso será feito, mas que certamente vai acontecer em breve.

“Eles parecem estar a todo vapor neste tipo de tecnologia. Querem implantar chips nos cérebros. Seria como uma prótese. Ao invés de mover o seu braço, você já estaria fixando uma memória. Mas não tenho ideia de como eles fariam isso”, afirmou.

Recentemente, a mesma Darpa causou polêmica com outras duas tecnologias: chips para autenticação de informações biométricas e tatuagens eletrônicas que permitiriam leitura de informações das mentes dos usuários.

Men in Black (MIB) e o Neuralyzer, que apaga memórias (Foto: Reprodução/MIB)Men in Black (MIB) e o Neuralyzer, que apaga memórias (Foto: Reprodução/MIB)


A tecnologia da Darpa lembra o neuralyzer, um dispositivo usado pelos personagens do filme Men in Black (MIB), no Brasil, Homens de Preto. No formato de um tubo metálico, o aparelho dá um flash brilhante que apaga as memórias do passado de horas antes, dias, semanas, meses ou mesmo anos.

Via Global Research

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Marcone
    2014-07-20T19:40:55

    SERIA INTERESSANTE SE TAL DISPOSITIVO FOSSEM IMPLANTADOS NO CERÉBRO DOS POLITICOS NA HORA QUE ELES ESTIVESSEM VOTANDO SEUS AUMENTOS SALARIAIS DE TODOS EM BRASILIA .

  • Mauricio Lima
    2014-06-22T15:58:18

    A Dilma vai encomendar uns 250 milhões de unidades logo de cara ..............O Brasil será o maior importador do mundo desse aparelho...............

  • Eduardo Rodrigues
    2014-06-22T15:36:22

    ILLUMINATI

  • Paulo
    2014-06-22T12:04:14

    Um sonho para a vida de pessoas com grandes traumas... Um terror para a resto da humanidade...

  • Monica Marcato
    2014-06-22T11:43:48

    Blz, quando chega no Brasil?

  • Gustavo Castanhari
    2014-06-22T11:05:58

    METAL GEAR SOLID 4: aonde a memoria dos soldados eram apagadas, eles não sentiam dor nem medo nem lembrança de seus familiares, um prato cheio para uma guerra, com soldados fantoches !!!