10/06/2014 18h51 - Atualizado em 10/06/2014 18h51

Fifa 15: testamos o novo game na E3 2014; confira nossas impressões

Felipe Vinha
por
Da E3 2014

Fifa 15 é um dos principais games disponíveis para testes na E3 2014. Assim que a feira iniciou suas atividades no primeiro dia, conferimos de perto o game da EA Sports, que sai dia 23 de setembro, para Xbox One e PlayStation 4, ainda com versões na geração anterior, porém, sem tanta qualidade quanto nos novos consoles.

EA mostra Fifa 15 e lança beta de Battlefield na conferência da E3 2014

Fifa 15 é uma das novidades disponíveis na E3 2014 (Foto: Divulgação)Fifa 15 é uma das novidades disponíveis na E3 2014 (Foto: Felipe Vinha / TechTudo)

Antes do teste, tivemos uma breve explicação das novidades por parte dos representantes da EA Sports no estande. Desta forma tomamos conhecimento de uma importante mudança que vem por aí: os jogadores estão realmente mais inteligentes e, principalmente, mais emocionais, reagindo diferentemente de acordo com as situações específicas.

Durante a demo, notamos isso ao ver que um jogador em campo se comportava de forma diferente ao receber o cartão amarelo. Após cometer a falta, ele botou a mão na cabeça e apontou para o adversário, como uma forma de “reclamar” pela advertência – que não havia sido aplicada, mas que ele sabia que viria.

Fifa 15 (Foto: Divulgação)Fifa 15 (Foto: Divulgação)

Isso se reflete também em outros jogadores, que não estavam envolvidos no momento do lance. Seus companheiros de equipe não gostaram nada da reação do culpado e também lamentaram o cartão, que viria a seguir. Esse tipo de emoção é refletida em todos os momentos que ocorrem em campo, seja em uma punição, um gol a favor ou contra, cobrança de faltas e tudo mais.

Também foi possível ver essa emoção por meio da reação dos jogadores em disputas pela posse. Ao ter a bola roubada com um drible e cair no chão, outro jogador protegeu o nariz para não ser atingido pela chuteira do adversário. Esse tipo de reação não é realmente observada durante o gameplay, por ser algo muito rápido, mas é possível notar com detalhes durante os replays.

Fifa 15 (Foto: Divulgação)Fifa 15 (Foto: Divulgação)

De acordo com a EA Sports, os modelos 3D dos jogadores também estão mais realistas, como ocorre em todos os anos quando temos um novo Fifa. Agora eles parecem ainda menos com meros bonecos 3D e mais como humanos, mais atléticos, com articulações naturais e movimentos calculados durante o campo.

Esse tipo de melhoria 3D de visual também pode ser vista em outros pontos que, em princípio não parecem tão importantes, mas fazem toda a diferença. Um dos exemplos está no gol, que pode se mover dinamicamente se a bola bater na trave. Outro exemplo que notamos claramente está nos jogadores cabeludos – seus cabelos se movem com o vento em campo, algo que normalmente é difícil de ser feito ou evitado, por representar uma dificuldade na hora de programar o game.

Fifa 15 (Foto: Divulgação)Fifa 15 (Foto: Divulgação)


No gramado também notamos novidades extremamente bem vindas, como o visual dinâmico. A grama tem um relevo muito mais proeminente e tudo o que ocorre em campo a afeta. Um carrinho pode danificar o gramado e ele assim ficará até o fim da partida. Uma bola muito alta pode quicar e criar uma marca, que também será perceptível. Esta é uma das mudanças visuais mais notáveis nesta demonstração inicial.

Mas todas as melhorias possuem um preço. Ainda que não seja a versão final, notamos que esta demonstração de Fifa 15 exibiu um jogo mais lento, com uma taxa de quadros inferior ao que estamos acostumados. Talvez isso tenha sido feito para priorizar o realismo máximo que a EA Sports busca conseguir, mas não há como levar tanto em consideração, já que temos alguns meses antes da versão final e muita coisa pode mudar até lá.

Fifa 15 (Foto: Divulgação)Fifa 15 (Foto: Divulgação)


Além disso, outro ponto que deixou um pouco a desejar foi na pisada dos jogadores em campo. Apesar de todo o realismo, eles ainda parecem escorregar um pouco, não há como sentir realmente que eles estão pisando no gramado ou afundando a chuteira em algum lugar. Novamente, é algo que esperamos ver melhorado até a versão final.

Felizmente, os pontos positivos que vimos prometem superar os negativos. Fifa 15 está realmente parecendo um jogo de nova geração. A EA Sports não revelou ainda modos de jogo, dribles mais detalhados e outras informações nesta demo, mais isso deve ser feito mais tarde, antes do lançamento.

O que vocês esperam da E3 2014? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wallace Oliveira
    2014-08-05T10:34:15  

    Sem defender bandeira, como ja foi dito, FIFA é simulador e PES é Arcade, simplesmente isso. Prefiro simulador do que Arcade.

    recentes

    populares

    • Wallace Oliveira
      2014-08-05T10:34:15  

      Jogo fifa mas não entendo essa comparação, a movimentação do fifa é melhor, mas existem diversos movimentos irreais principalmente nos drible...mas cada um com sua opnião.

  • Mauro Silva
    2014-09-10T11:21:14

    Comecei a jogar o FIFA na versão 13, antes disso sempre achei o PES melhor, hoje habituado no FIFA, não tenho dúvidas que o FIFA é um jogo melhor. Por ser mais "difícil" de jogar, já que exige uma certa habilidade nos movimentos e na marcação as pessoas que migram do PES, geralmente sentem muita dificuldades e acabam dizendo que o jogo é ruim e tal. Vou testar o PES 15 se for bom jogo os dois sem problemas, o importante é a diversão.

  • Ronaldo Ffc
    2014-06-11T07:59:50  

    O que posso dizer do FIFA? Bom, apenas vou contar uma experiência. Meu cunhado tinha um PS3 com o PES 2014 e então vendeu o PS3 pra comprar o PS4. Como no PS4 não tem PES 2014, comprou o FIFA 2014 e aí pude tirar todas as provas de quem é ou não melhor. Sem papo de fã boy, o FIFA tem gráficos melhores (porém é ps3 vs ps4) e muitas funções. Porém pára nisso, a jogabilidade do FIFA é deplorável e revoltante, é um jogo que nunca vou comprar na vida. Simplesmente não temos controle do jogador e a única jogada é lançamento aéreo. FIFA virou um lixo.

    recentes

    populares

    • Ronaldo Ffc
      2014-06-11T07:59:50  

      Quem joga PES não merece respeito! Qualquer criança de 7 anos joga PES, mas não joga Fifa ;)

    recentes

    populares

    • Ronaldo Ffc
      2014-06-11T07:59:50  

      Meu filhinho de 5 anos prefere jogar PES 2013 o 2014 que baixei no hd é tão ruim que ele não quer, bom ele se diverte mais com o PES2013 eu com o Fifa 14.

  • João Ferreira
    2014-08-07T16:43:06

    to locoo pra ver os modos de jogo, as melhorias no modo carreira... tem que tirar aquele negocio de olheiros, tira todo o tempo de jogar pra ficar procurando os jogadores

  • Rodrigo Banho
    2014-06-11T09:29:51  

    É isso que eu não concordo... Mais influência externa numa partida ao invés de valorizar a meritocracia, o desenvolvimento da habilidade de cada um... Ou seja, maior ainda influência do script da EA. Quem joga FIFA sabe o quanto é broxante sentir que o jogo escolhe se você vai ganhar ou não. E não é aleatoriamente.. são cerca de 15 jogos ganhando e 15 perdendo....

    recentes

    populares

    • Rodrigo Banho
      2014-06-11T09:29:51  

      Daniel affs isso é coisa de quem não sabe jogar, isso é mais um pretexto de quem não está acostumado jogar do que realmente é . aprende a jogar primeiro ou volta pro pes seu noob

    recentes

    populares

    • Rodrigo Banho
      2014-06-11T09:29:51  

      Rafael Alves moleque sei jogar muito bem fifa, você deve ser daqueles que toma de 5, 6 e arrota dizendo que joga, jogo desde o 12 e sei bem do que estou falando

  • Wallace Oliveira
    2014-08-05T10:52:12

    FIFA 15 mostrará a bagunça e a má administração da CBF não tendo os times brasileiros. Quanto a isso eu não ligo, dificilmente jogava com times brasileiros.

  • Carlos Ramadas
    2014-08-02T19:14:35

    Acho que o que falta no fifa, são jogos com campos ruins, como era no antigo fever pich soccer do mega drive, seria bem interessante, ter campos ruins e campos bons, daria mais realidade ao futebol.

  • Souza Silva
    2014-08-02T12:14:58

    nao gosta do fifa nao aprede a pag do fifa tao simplis assim mais nao eles gosta do fifa mas nao assume

  • Frederico Oliveira
    2014-08-01T16:23:08

    Não sei porque esse povo briga tanto para defender um título específico. Eu sempre joguei PES e o 2014 me fez mudar para o fifa. Hj eu jogo Fifa 14 e PES 2013 e gosto de ambos, mas para mim são jogos diferentes. Fifa é simulador e PES é arcade e apesar de gostar muito do fifa me divirto mais no PES. Acho o fifa muito lento. Você toca a bola e demora quase 1 ano para chegar no jogador.

  • Fabiano Queiroz
    2014-07-23T08:43:34

    Precisa urgentemente melhorar a Inteligência Artificial, pois muitas vezes os jogadores se confundem e ninguém vai na bola, ou, às vezes, o jogo impede o comando de correr até a bola para dar o bote. Mas é legal...

  • Matheus Rodrigues
    2014-07-22T12:36:58

    eu tenho xbox 360 é uma sacanagem eles diminuírem a qualidade para consoles de geração anterior os dois tinham que ser a mesma so porque eantigo não significa que tem que ser pior

  • Vicente F.
    2014-07-18T19:43:25

    joguei fifa no pc de 98 a 2007. Fui para o ps2 e joguei PES de 2007 a 2010. Fui pro XBOX360 e jogo FIFA de 2010 até hoje. Só joguei um PES no XBOX360, nem me rocordo qual foi, mas é simplesmente lamentável como a konami se perdeu. O PES ficou para trás de goleada. O problema de quem joga PES é pegar FIFA e querer jogar da mesma forma, e a mesma coisa ao contrário. A única coisa que ainda da uma sobrevida ao PES são as licenças da Libertadores e da Champions, porque se algum dia perder essa preferência, aí acaba de vez. Praticamente quem ainda joga vai migrar para FIFA

  • Andros Gomes
    2014-07-18T16:19:18

    Nego vem aqui falar de PES...Sai fora! Qualquer criança de 7 anos joga PES, jogo ridículo.. só correria! FIFA >>>>>>> PES

  • Rodrigo Gonzalez
    2014-07-14T18:38:33

    Prefiro pagar R$1,000 em um jogo do FIFA do que ganhar os jogos do PES gratuitos pelos próximos 10 anos. PES é um lixo, aquilo n é jogo que preste. Só brasileiro burro que ainda vive na época de Play 2 em 2005 que joga PES e acha melhor.

  • Caio Cezar
    2014-07-10T22:02:14  

    A unica coisa que falta para o fifa ficar top,é ter a UEFA CHAMPIONS LEAGUE,LIBERTADORES...... licenciadas!

    recentes

    populares

    • Caio Cezar
      2014-07-10T22:02:14  

      Pq a CL tem que ser licensiada? Eles tem a versao deles... a Champions Cup, mesma coisa. E aqui, é impossível eles teram UCL e Libertadores licensiadas pq UCL é da UEFA, só vai sair no PES, e a Libertadores é CONMEBOL. Eles podiam fazer uma versao deles da Libertadores, ficaria mt bom

  • Junior Schimidt
    2014-07-04T10:06:28

    Orra, eu queria ver o GAMEPLAY! Visto por trailers, todo jogo mostra uma bela jogabilidade. Coisa que FIFA jamais teve. Os jogadores "escorregam" enquanto correm pelo campo! Por isso PES é muito melhor.. por sua robustez principalmente

  • Rafael Silveira
    2014-07-03T08:57:07  

    Fifa é melhor. Basta ver a opinião da maioria. Quem gosta de PES é pq ou nunca jogou Fifa, ou quer ser um herói da resistencia...

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2014-07-03T08:57:07  

      ou quem acha difícil, eu conheço muita gente que não joga FIFA por sua ''complexidade'', eu não acho difícil, mas quem esta acostumado ao PES sim

  • Francisco Neto
    2014-07-03T16:38:28

    De quem joga os dois a verdade: Para quem joga online o FIFA é bem melhor, para quem joga offline o PES é bem melhor... exemplo: no FIFA é impossível no modo treinador, pesquisar jogadores pelas habilidades que vc procura, se vc por acaso, não souber os nomes ou não souber os times deles vc não vai achar um que te satisfaça. Além disso não tem uma relação de skills clara como no PES, no modo carreira de jogador (rumo ao estrelato no PES), vc consegue chegar a seleção logo na primeira temporada muito facilmente. No PES por sua vez, jogos online são bem inferiores, com bugs e sem ser 11 vs 11

  • Jades Moreira
    2014-07-03T13:51:47

    Melhor PES foi o de 2010 jogabilidade muito boa, mas a partir daí na minha opinião o PES2011 até o PES2013 está inferior ao FIFA. O FIFA14 tem suas facilidades ou maçetes para alcançar o objetivo como as jogadas aéreas e lançamentos por cima mas depois que vc aprende a fazer marcação manual ja diminui bastante a efetividade dessas jogadas mas mesmo assim ainda acontecem. O realismo dos jogadores são mais notáveis nos clubes das principais ligas do planeta. Realmente tem momentos favoráveis na partida para sair o gol, no inicio e no fim da partida dependendo se vc jogar dentro ou fora de casa!

  • Ademar Amorim
    2014-07-03T10:40:54

    Uau.Gostei das novidades. Eu acho que FIFA é melhor que PES sim. Não que o Pro Evolution seja ruim,na verdade é bom,mas se você jogar ele e depois o FIFA,irá perceber a diferença.Na minha onião,as jogadas do FIFA tem muito mais criatividade que no PES.No game da Konami,se você dá uma lançamento(Y ou Triangulo) é muito igual,todas as jogadas,já no FIFA,o modo como você joga e a força interferem bastante na jogada. E FIFA tem mais campeonatos e times(licensiados),enquanto City,Porto,Liverpool não são os originais no PES(Apesar de eu gostar do avanço da liga Argentina e Chilena).

  • Gustavo Rocha
    2014-07-01T16:14:23

    Se pelo menos solucionar a chuva de bolas aéreas que se forçam durante o jogo e a quantidade de gols que se faz de cabeça, já melhora um pouco! Mas ainda fico com PES... ao menos, você pode ganhar porque fez por merecer, ou no mínimo a CPU é mais discreta

  • Mr Right
    2014-07-01T08:08:17

    Volto à dizer.. enquanto não tivermos um servidor na América do Sul nada mudará...

  • Gilberto Vieira
    2014-06-12T05:40:11  

    Espero q arrumem as jogada de bola aereas

    recentes

    populares

    • Gilberto Vieira
      2014-06-12T05:40:11  

      Acho q ainda nao .... melhorou um pouco depois das atualizaçao

    recentes

    populares

    • Gilberto Vieira
      2014-06-12T05:40:11  

      Eu senti bastante diferença, antes só fazia e levava gol de cabeça, hoje, toco mais a bola mesmo fazendo jogadas pela linha de fundo. Tem acontecido bastante gols de fora da área.

  • Reinaldo Jr
    2014-06-11T10:26:14  

    Q HANDICAP existe isso é fato.É grande ponto - d fifa Repare, há moments q o seu time deixa de jogar.Vc N ganha + nenhuma dividida, todas as bolas sobram p/ o adversário, é como se houvesse um apagão geral no time.Repare aos 45 e 90 minutos de cada tempo como sai gol ou milagrosamente a bola sobra diversas vezes p/ adversário q está perdendo.Claro q isso acontece a seu favor tbm, mas na minha opinião essa influência externa ao jogador N deveria existir.Quem comanda o time é o player então SOMENTE o emocional do próprio player deveria influenciar o andamento do jogo e não esse maldito HANDICAP.

    recentes

    populares

    • Reinaldo Jr
      2014-06-11T10:26:14  

      concordo plenamente kra, acho falta de consideração por quem está "atrás" do controle, ou seja, o time toma um gol e fica abalado mas nao fica, pelo contrário, fica até mais motivado mas isso nao e levado em conta. Nada a vê

  • Fabricio Juvenal