Internet

04/06/2014 10h53 - Atualizado em 04/06/2014 10h58

Google cria extensão para enviar e receber e-mails criptografados no Chrome

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Google lançou nessa terça-feira (3) uma nova extensão que permite enviar e receber e-mails criptografados no Google Chrome . Chamada de End-to-End, ela usa o OpenPGP (um padrão aberto apoiado por muitas ferramentas de criptografia existentes) e promete deixar o envio e recebimento de e-mail bem mais seguro em tempos de espionagem internacional no ambiente virtual.

Google lança versão 64 bits do Chrome Canary para Windows 7 e 8

Nova extensão End-to-End permitirá criptografar qualquer e-mail (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nova extensão End to End permitirá criptografar qualquer e-mail (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Por causa da maneira como funciona, o envio e recebimento de e-mail normalmente é um meio inseguro, a menos que seus usuários usem criptografia. Porém, poucos se dão ao trabalho de ativar tal recurso, seja por descaso ou simplesmente por achar complicado demais para aplicar. Mas, com a nova extensão do Google, criptografar e-mails poderá se tornar comum.

Como o próprio nome da extensão indica, ela fornece criptografia end-to-end (ponta a ponta), ou seja, os dados que saem do navegador serão criptografados até o destinatário da mensagem decifrá-lo, e mensagens criptografadas enviadas para você permanecerão assim, até que você as 'descriptografe' no browser.

O que você achou do novo layout do Facebook? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Ferramentas como essa já existem, mas Google afirma que elas são muito complicadas de usar para a maioria das pessoas. Segundo o anúncio, enquanto ferramentas de criptografia como PGP e GnuPG já existem a muito tempo, elas exigem uma grande quantidade de know-how técnico e esforço manual para serem usadas. E é justamente para ajudar a facilitar um pouco este tipo de criptografia, que o Google está lançando sua extensão para o Chrome.

O End-to-End, por enquanto, está sendo lançado como um alfa. Portanto, ela não está na Chrome Web Store. O Google diz que está “apenas compartilhando o código atual para que a comunidade possa testar e avaliar, ajudando a certificar que ele é tão seguro quanto precisa ser, antes que as pessoas começarem a confiar nele.”

Por conta disso, o Google não tem uma data para o lançamento da extensão. A empresa apenas diz que ela estará disponível na Chrome Web Store “uma vez que sentirmos que a extensão está pronta".

Via The Next Web  e Blog do Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares