Internet

14/06/2014 09h00 - Atualizado em 16/06/2014 08h17

O que é traffic shaping?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Em tradução direta, traffic shaping significa modelagem de tráfego. Para entender melhor, essa é uma prática realizada por algumas prestadoras de serviço de Internet para evitar que a rede seja congestionada, priorizando tráfego e diminuindo forçadamente a velocidade de download e upload de alguns usuários. A prática é negada veementemente pelas companhias em toda parte do mundo, mas há formas de descobrir se você está sendo vítima disso; entenda.

Como contornar traffic shaping ao baixar Torrent

Homem preocupado no computador (Foto: Pond5)O que é traffic shaping? Veja como testar sua conexão e não virar vítima (Foto: Pond5)


Da mesma forma que uma rede doméstica, o uso de cada PC conectado à Internet, como um todo, afeta os demais usuários, de modo que poucos podem influenciar a conexão da maioria. Por isso, as prestadoras de serviço limitam a velocidade ou até bloqueiam completamente atividades como transmissão de arquivos Torrent para garantir que a conexão se mantenha estável. O truque serve para tornar mais fácil o cumprimento do contrato estabelecido com os consumidores.

Em geral, o traffic shaping é inofensivo para cerca de 90% dos usuários de Internet no Brasil, já que as atividades da maioria das pessoas na web se limitam, basicamente, ao acesso a e-mail, redes sociais e vídeos no YouTube. O tráfego pesado de dados nos servidores é causado por uma pequena parcela dos consumidores, que baixam arquivos muito grandes e que exigem mais da banda de Internet.

Como adicionar domínio personalizado? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.

Na prática, algumas empresas que oferecem a conexão reduzem, às escuras, a banda de acesso para alguns usuários de modo que a velocidade geral se mantenha constante ou, no mínimo, em 10% do contratado, conforme limite determinado pela Anatel – ou seja, ao invés de investir em infraestrutura, as companhias modelam a conexão para atender aos números mínimos acordados.

Teste de traffic shaping

Graças ao projeto Glasnot, há como colocar sua conexão a cabo sob teste em busca de traços de traffic shaping na rede. A página simula vários downloads potencialmente bloqueáveis e verifica variação na velocidade. Basta clicar em um botão para começar a averiguar.

Projeto Glasnot permite testar se há traffic shaping na conexão de casa (Foto: Reprodução/Glasnot)Projeto Glasnot permite testar se há traffic shaping na conexão de casa (Foto: Reprodução/Glasnot)

Em alguns casos, o traffic shaping fecha portas usadas por programas de compartilhamento P2P, prática também acusada pelo teste da Glasnot. Tudo é feito usando uma ferramenta em Java, por isso é preciso ter a plataforma instalada e atualizada na máquina antes de iniciar.

Para testar um velocímetro e checar a velocidade da sua Internet regularmente, guarde como favorito o Velocímetro do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vitor Ferreira
    2014-06-14T11:45:46  

    Só sei que a internet está instável desde que começou a copa. 100 megas.

    recentes

    populares

    • Vitor Ferreira
      2014-06-14T11:45:46  

      No dia da abertura, tava um LIXO.

  • Bruno Ribeiro
    2014-06-14T13:26:21

    a net virtua faz isso direto, youtube mal carrega