Internet

26/06/2014 11h22 - Atualizado em 26/06/2014 11h32

O que é um Trojan ou Cavalo de Troia?

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Um Trojan, ou Cavalo de Troia, é um programa que se oculta dentro de outro, legítimo, com a finalidade de abrir uma porta para que o hacker mal intencionado tenha acesso ao computador infectado.

Réplica de Cavalo de Troia feira em madeira (Foto: Pond5)Réplica de Cavalo de Troia feira em madeira (Foto: Pond5)

A origem do nome remota a história da Guerra de Troia, quando os gregos, simulando uma redenção, ofereceram o Cavalo de Troia como presente ao rei da cidade rival, Troia. Após ser aceito, soldados gregos saíram de seu interior e abriram os portões da fortaleza, permitindo que os outros soldados entrassem e destruíssem a cidade, que está atualmente em território turco.

Como atualizar o Microsoft Security Essentials em um PC offline

Em uma alusão à história acima, o Cavalo de Troia se passa por um programa ordinário mas, na verdade, abre portas para que o hacker descubra senhas ou invada sua máquina - um verdadeiro presente de grego. Suas duas principais variantes são o keylogger, geralmente utilizado para descobrir senhas, e o rootkit (também chamado de backdoor), que abre portas da sua máquina, facilitando a invasão e o roubo de dados.

Essas malícias estão presentes em diversos programas, sendo importante a cautela na hora de instalar algo de origem duvidosa. Podem se escondider, ironicamente, em programas que prometem limpar computadores de ameaças ou em protetores de telas aparentemente inofensivos.

Qual anti-malware ou anti-trojan é mais recomendado? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

Além do cuidado ao instalar esses programas que possuem origens suspeitas com instaladores desconhecidos ou enviados por mensagens de spam, é sempre indispensável possuir um antivírus atualizado. Boas opções são o Kaspersky, Avast e o Ad-aware.

Quer mais opções? Veja o kit com os melhores antivírus grátis para Windows e proteja o seu computador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Silva
    2014-06-26T16:41:57  

    aleluia uma materia boa

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2014-06-26T16:41:57  

      oooo