26/06/2014 19h20 - Atualizado em 26/06/2014 19h20

Seu carro poderá dirigir sozinho com pouco mais de R$ 20 mil; entenda

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Carros com piloto automático são um sonho comum e cada vez mais próximo para muitas empresas do ramo. A startup Cruise Automation, por exemplo, está desenvolvendo um acessório que pode dar esta habilidade para qualquer veículo em que seja instalado.

Samsung cria bicicleta inteligente com Wi-Fi, Arduino, Bluetooth e lasers

Equipamento vai permitir que qualquer carro tenha piloto automático (foto: Reprodução)Equipamento vai permitir que qualquer carro tenha piloto automático (foto: Reprodução)

É difícil evitar comparações com a iniciativa do Google de desenvolver um carro automático, mas o sistema da Cruise é bem mais simples: ele foi desenhado para funcionar apenas em estradas e requer que o usuário dirija até uma delas manualmente.

Quais tecnologias para vestir vocês acham que têm mais potencial? Comente no Fórum do TechTudo.

Uma vez posicionado, basta apertar um botão para acionar o dispositivo, que toma o controle do carro. O sistema funciona até que o motorista aperte um pedal ou mexa na direção.


No momento, o gadget ainda requer que o motorista preste atenção na estrada. “Nós precisamos coletar dados para fazer com que o sistema seja inteligente e confiável o suficiente para funcionar sozinho e este é o nosso objetivo de longo prazo”, explica o fundador da empresa, Kyle Vogt.

A empresa, baseada em São Francisco, nos Estados Unidos, começou a receber encomendas para seu sistema RP-1 nesta partir desta semana e a expectativa é que as primeiras instalações comecem no início de 2015. O preço de cada unidade é de USD 10 mil (cerca de R$ 22,3 mil).

No momento, o RP-1 só funciona com os modelos Audi A4 e Audi S4, mas a ideia é torná-lo compatível com outros modelos. A Vogt adianta que a empresa ainda não decidiu quais serão os próximos carros.

Via BRG

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Brito
    2014-06-27T15:32:13  

    Carro que pode dirigir sozinho? E aonde fica o prazer em dirigir?

    recentes

    populares

    • Lucas Brito
      2014-06-27T15:32:13  

      o whatsapp!!! =)

    recentes

    populares

    • Lucas Brito
      2014-06-27T15:32:13  

      Prazer é dirigir um F-1 dirigir todo dia em qualquer lugar é coisa de pobre kkkkk

  • Silvio Silva
    2014-06-28T10:04:16  

    Prazer de dirigir é só pra moleque. Depois passa e se torna um saco..

    recentes

    populares

    • Silvio Silva
      2014-06-28T10:04:16  

      Bom meu caro, discordo de você. Eu tenho 20 anos ,posso ser jovem para você (não sei quantos anos tem) adoro dirigir não importando as condições de tempo, terreno, o carro ou se estou preso ou não no trânsito. E tenho tios (60 e 57 anos) e amigos (50, 49 e 55 anos) que gostam de dirigir tanto quanto (ou até mais) eu. Gosto cada um tem o seu não é mesmo? Para você pode ser que dirigir seja realmente um saco. O que quero dizer é: Não podemos generalizar. Um abraço!

  • Rafael Lima
    2014-06-27T14:07:35  

    Se com "motoristas" de verdade já acontecem tantas tragédias, imagine deixar por conta de um computador. Como sempre o ser humano tirando o seu da reta !!!

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-06-27T14:07:35  

      João Santos Eu entendo sua posição quanto a isso, mas como vc mesmo disse, computadores são passíveis de falhas.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-06-27T14:07:35  

      Juvenal Batista Em momento algum ofendi alguém aqui nos comentários, mas se você não tem o mínimo de educação para respeitar a opinião dos outros e se diz tão entendido assim no assunto, sente na sua tecnologia e rode !!!

  • Marcelo Silva
    2014-06-28T07:02:01

    Vou comprar um carro desse pra o meu cachorro

  • Rodolfo Roque
    2014-06-28T03:50:10

    bom pra beber e depois ir pra casa no banco de traz com a gata tirando onda rsrsrsr

  • Fabiano Oliveira
    2014-06-27T10:58:34  

    Sera q vão fazer bafometro no carro a álcool?

    recentes

    populares

    • Fabiano Oliveira
      2014-06-27T10:58:34  

      Não existe carro a Álcool, o nome correto do combustível é Etanol.

    recentes

    populares

    • Fabiano Oliveira
      2014-06-27T10:58:34  

      O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem corrente, simplesmente álcool.

  • Rafael Silva
    2014-06-27T22:54:49

    Muitas tragédias no transito podaram ser evitadas.

  • Sebastiao Cunha
    2014-06-27T15:14:50  

    20,000 pilas compro um carro

    recentes

    populares

    • Sebastiao Cunha
      2014-06-27T15:14:50  

      O sistema não é pra chinelo.

  • Flavio Silva
    2014-06-27T17:50:24

    Vai salvar a vida de muitos irresponsáveis que só gosta de beber e dirigir...

  • Josimar Junior
    2014-06-27T17:20:05

    bom... sao 10 mil dolares.... se vier pro brasil vai sair por uns 60 mil reais...... nao esquecemos de incluir as taxas da dilma e cia........

  • Bruno Santos
    2014-06-27T16:47:00

    Quanta gente ignorante falando besteira! A ideia não é substituir completamente o ser humano, é auxiliar o motorista para evitar acidentes. Teve um cara que disse: "O ser humano erra, a máquina falha, é trocar 6 por meia dúzia!"..... aham!!! tá!! Esse tipo de pensamento é o mesmo que eu via acontecer nos anos 90 quando falavam pra mim: "PC?? Quem vai usar isso??"

  • Fabiano Oliveira
    2014-06-27T15:12:07

    A Ana Maria Braga vai ser a primeira compradora desse carro.Aquele carro quebrou umas 3 costela dela,coitado do carrokkkkkkkkk

  • Marlon Souza
    2014-06-27T14:38:05

    seres humanos erram, maquinas entram em falha. tecnologia aumenta mais a ignorância não diminui, vão trocar 6 por meia duzia.

  • Luca Neto
    2014-06-27T14:15:03

    hahahah se depender da internet aqui do Brasil vai demorar mais uns 1500 anos