Áudio e Vídeo

24/06/2014 09h52 - Atualizado em 24/06/2014 16h12

Tecnologia de áudio Dolby Atmos vai transformar sua sala em cinema

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Dolby quer levar tecnologia Atmos para a sala de casa e transformá-la em um cinema. A fabricante usa 128 canais de áudio para reproduzir som surround e criar a sensação que ele está vindo de todos os lados.

Confira lista de Soundbars para aprimorar som de TVs com áudio baixo

Nova tecnologia Atmos oferece 128 canais de áudio (foto: Reprodução/Dolby)Nova tecnologia Atmos oferece 128 canais de áudio (foto: Reprodução/Dolby)


Há dois anos, a empresa revelou estar trabalhando em uma nova tecnologia de áudio e agora está se preparando para levá-la para a casa do consumidor.

Um dos alto-falantes do sistema é posicionado acima do usuário, para reproduzir um canal de áudio específico. O problema encontrado pelos engenheiros da empresa é que muitas pessoas não têm como instalar uma caixa de som nesta posição. A solução encontrada foi criar essa impressão calculando como ele reverbera nas paredes e a forma como o cérebro interpreta as informações

O objetivo da Dolby é melhorar a qualidade dos home theaters caseiros. “Nós fizemos o áudio ser o melhor possível e demos escolhas flexíveis aos entusiastas. É com orgulho que posso dizer que após muitos experimentos e inovação, nós conseguimos criar uma experiência incrível com o Atmos”, explica o diretor de pesquisas sonoras da empresa, Brett Crockett.

Para a Dolby, o diferencial da tecnologia são as inúmeras formas com as quais é possível usá-la em casa. O usuário pode instalar alto-falantes já equipados com o Atmos ou usar uma espécie de conversor que complementa o equipamento, posicionando-o sobre ele.

Como ligar um home theater 5.1 no notebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

A empresa também garante que serão oferecidos home theaters e outros dispositivos com o Atmos e a expectativa é eles sejam compatíveis com o padrão atual de Blu-Ray, o que significa que o usuário não vai precisar comprar novos equipamentos.

Os novos equipamentos com o Dolby Atmos devem chegar ao mercado em breve e os primeiros filmes em Blu-Ray ou em serviços de streaming estão planejados para o início de 2015.

Via Dolby

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares