TV

24/06/2014 05h50 - Atualizado em 25/06/2014 10h57

Em 8K: vitória do Brasil é exibida em resolução 16 vezes superior ao HD

Taysa Coelho
por
Do Rio de Janeiro

Imagens em 8K já são uma realidade no Japão, mas os brasileiros estão tendo a oportunidade de conferir a nova tecnologia. Os engenheiros da rede de comunicação NHK em parceria com a Rede Globo exibiram, ao vivo, a partida entre Brasil e Camarões em resolução de 7.680 x 4.320 pixels, 16 vezes superior ao HD. O evento ocorreu nesta segunda-feira (23), em um auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Entenda a diferença das HDTVs de 2K, 4K e 8K

Sistema de projeção 8K: volume de dados proporciona a qualidade incrível (Foto: Taysa Coelho / TechTudo)Sistema de projeção 8K: volume de dados proporciona a qualidade incrível (Foto: Taysa Coelho / TechTudo)


A transmissão foi feita simultaneamente para o Brasil e o Japão e, por aqui, o jogo foi assistido em um telão de 275 polegadas. A tela de projeção era como outra qualquer, e a magia ficava por conta de um projetor de imagens em 8K trazido pela companhia japonesa. Eles, aliás, providenciaram tudo o que foi necessário pra a transmissão: câmeras, equipamentos para conversão e até mesmo as caixas de som.

De acordo com Hiroshi Seno, engenheiro de sistemas da NHK, foram instaladas três câmeras 8K e duas 4K slow motion, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. As 4K têm as imagens transformadas 8K através de um processo de conversão e o delay total da transmissão é de uns dois segundos. O atraso para a transmissão no Japão também não é muito grande: são apenas 20 segundos.

Centro de recepção de imagens 8K (Foto: Taysa Coelho / TechTudo)Centro de recepção de imagens 8K (Foto: Taysa Coelho / TechTudo)


As câmeras gravam uma imagem panorâmica geral do estádio e é feito um recorte do que será demonstrado. De acordo com Leandro Neuman Ciuffo, gerente de P&D da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - instituto que forneceu a fibra ótica para a transmissão do jogo - a tendência é usar cada vez menos câmeras para esse tipo de evento, já que, com o tempo, a capacidade de gerar imagens irá melhorar.

A nova tecnologia conta com 22.2 canais de áudio, contra os 7.2 usados atualmente em modelos mais modernos de home theaters. De acordo com Seno, chegou-se a esse número depois de pesquisas, a fim de gerar uma experiência mais imersiva e próxima da realidade possível. Durante o evento, no entanto, foram usadas 33 caixas de som em torno de toda a sala.

A estrutura no local contava com uma central de recepção de imagem gerada no estádio, que a convertia (no caso das 4K slow motion) e a transmitia para a estação onde estava o projetor 8K. O aúdio escutado no evento foi o mesmo ouvido por milhões de brasileiros, concedido pela Fifa. No entanto, segundo os engenheiros, ele era recebido e tratado para ficar com a qualidade desejada.

Imersão total

A ideia para a equipe de engenheiros japoneses é que a tecnologia 8K crie nos espectadores uma sensação de imersão total. Para isso, de acordo com Seno, a técnica utilizada aumenta a imagem sem diminuir os pixels, usando um filtro para produzir isso.

Qualidade das fotos não permite transmitir com precisão a incrível qualidade do 8K (Foto: Taysa Coelho / TechTudo)Qualidade das fotos não permite transmitir com precisão a incrível qualidade do 8K (Foto: Taysa Coelho / TechTudo)


Ainda de acordo com engenheiro, o ideal é que a tela fique em um ângulo de 100 graus em relação a quem assiste à TV. Além disso, para ter uma sensação de estar dentro do programa, seria necessário um aparelho de, pelo menos, 85 polegadas. Aliás, esse é o tamanho do menor protótipo de televisor já produzido com a resolução 8K, feito em parceria com a Sharp. Para telas menores, eles têm outros planos, como usar em procedimentos médicos, como cirurgias.

A imagem de 7.680 x 4.320 pixels gerada pelo projetor 8K é encantadora. A sensação de estar em campo a cada lance de Neymar, Fred e companhia, durante as comemorações dos gols ou faltas, é impressionante. As imagens em zoom combinadas com as 33 caixas de som quase davam a impressão de estar dentro do estádio. E o melhor: dentro do campo.

Quem estava no auditório escuro diante da tela com imagens am altíssima reoslução, inclusive, acredita que nunca mais vai ver TV da mesma maneira. “A qualidade da imagem faz muita diferença”, disse a fonoaudióloga Ivana Lutebark. Impressionada, ela complementtou: “Não vai ser a mesma coisa assistir aos jogos dentro de casa. O som também é incrível”.

Ainda não há previsão de quando o 8K chega ou mesmo de seu preço. (Foto: Taysa Coelho / TechTudo)Ainda não há previsão de quando o 8K chega ou mesmo de seu preço. (Foto: Taysa Coelho / TechTudo)


Mesmo sentados no local indicado para o ângulo de maior imersão, em situações de maior ação ou de super câmera lenta, parte da imagem parecia desfocada para quem assistia, sendo preciso deslocar o olhar a para visualizar bem a cena. Segundo Ciuffo, isso ocorre devido à compressão da imagem, necessária para conseguir transmiti-la ao vivo, usando a fibra óptica do RPN. Os japoneses fizeram a transmissão de dados a 300 megabits/s, mas sem a compressão, essa velocidade seria de 24 gigabites/s. O objetivo é reduzir essa taxa para 100 megabits/s até 2020. Detalhe: os cabos brasileiros suportam, no máximo, 20 gigabits/s.

Quando a 8K será realidade?

Por enquanto, os engenheiros têm planos de implementar a nova tecnologia apenas no Japão, mas estão abertos a parcerias com emissoras de outros países, inclusive brasileiras. A ideia é começar a transmitir algumas horas de conteúdo por cabo terrestre a partir de 2016 e via satélite em 2020. Segundo a equipe japonesa, ainda não dá para mensurar o quanto uma TV em 8K vai custar, mas acredita-se que, assim como as tecnologias antecessoras, os primeiros produtos nao devam ser dos mais baratos.

 Por enquanto, inclusive no Japão, ainda são realizados apenas testes. Os engenheiros da NHK fazem eventos para o público geral, na qual colhem opiniões e testam a tecnologia, principalmente na transmissão de programas de esporte. De acordo com Ciuffo, a companhia fez os primeiros experimentos com o 8K nas Olimpíadas de Londres, em 2012. No Brasil, o primeiro teste ocorreu em agosto de 2013, em Brasília, mas foi a transmissão de conteúdo gravado.

Durante a Copa do Mundo no Brasil, serão exibidos nove jogos ao vivo. As imagens, nesta última segunda-feira, foram exibidas para três pontos no Brasil e quatro teatros no Japão. Os interessados em participar das próximas transmissões ou outros testes com conteúdos gravados em 8K podem se inscrever através do site Globo Universidade. Vale ressaltar que, enquanto a resolução 4K engatinha no Brasil, a NHK já utliza a tecnologia em massa no Japão. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco Sousa
    2016-08-14T20:51:59

    Boa noite, 8k 16 vezes maior que HD.? não seriam 6 vezes já que DH em widescreen é 1280 x 720, multiplicando por 6 ai sim chegamos a exatos 7.680 x 4.320 .pixel.

  • Arsênio Cromo
    2014-06-24T18:28:06  

    Tecnologia ultrapassada. A Dilma já anunciou que as Olimpíadas de 2016 terá tecnologia 16k.

    recentes

    populares

    • Arsênio Cromo
      2014-06-24T18:28:06  

      Ainda vai ter Olimpíadas aqui no Brasil? ... com tanta obra, nem iniciada !

    recentes

    populares

    • Arsênio Cromo
      2014-06-24T18:28:06  

      Willian Gabriel hahaha verdade. Agora a copa ta rolando bem mesmo com uma montanha de obras por fazer... ...é uma pena que nos não fazemos nada sem macacada

  • João Coelho
    2014-06-24T10:50:08  

    No Brasil ainda são muitos os canais que transmitem em qualidade inferior ao HD(720p), e se não me engano nenhum ainda transmite em Full HD(1080p) então não consigo imaginar nem uma transmissão 4k por aqui nos próximos 15 anos(sendo otimista).

    recentes

    populares

    • João Coelho
      2014-06-24T10:50:08  

      Weslei Chaves, "em caráter experimental, a transmissão será nacional, com exibição apenas para jornalistas e pequenos grupos de convidados, em eventos promovidos em parceria com a NET" (SIC)

    recentes

    populares

    • João Coelho
      2014-06-24T10:50:08  

      Concordo coma turma que diz que as TVs transmitem apenas em HD no momento. Nunca vi nada em FullHD sem ser em BluRay. Mesmo assim tem muito conteúdo BluRay em HD apenas.

  • Radames Silva
    2014-06-24T12:19:16  

    O Brasileiro mal sabe usa as 2K atuais quem dirá usar 4 ou 8k, basta ir na casa de um qualquer que você ver gente com TV full HD sintonizado em canal analógico ou quando ta sintonizado em canal HD, ta com o aspecto da tela em 4:3 esticado e por ai vai.

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2014-06-24T12:19:16  

      Carlos Schneider , Você é o cara ultra mega comido de toda galaxia né?, deixa se mostrar.

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2014-06-24T12:19:16  

      Inclusive tem dificuldades em escrever os verbos corretamente.

  • João Gauer
    2014-07-18T11:12:24

    Realidade no japão? mas que mentira... Ainda com essa de que lá fora existe tecnologia tão superior... no Brasil temos o iphone 5s e no Japão também! O que muda é o preço. Nem 4k não tem no Japão em

  • Cezar Salles
    2014-07-18T08:40:43

    Quem quiser ter uma experiencia de imagens 8k em breve, vai ser melhor fazer uma viagem ao Japão

  • Rafael Santos
    2014-06-25T20:36:15

    O guerreiro ai embaixo comentou que tem gente que usa DVD em tv LCD/LED Fullhd , e fala que hoje se usa BLURAY , eu humildemente digo que ambas são ultrapassadas , uso meu tracker de torrent privado baixo filmes em Fullhd e vejo pelo hd-externo na tv , na minha opinião Bruray já rodou a muito tempo , pelo menos na minha residência .

  • Mauro Taliato
    2014-06-24T10:28:53  

    Comparar Brasil com Japão é covardia. Serve como referência, mas aqui a gente nem consegue comprar comida que preste, imagina tecnologia.

    recentes

    populares

    • Mauro Taliato
      2014-06-24T10:28:53  

      Boaaaa kkkkk

  • Luiz Gouveia
    2014-06-25T08:27:37  

    Eu não sei se vocês leram mas a tecnologia será implantada primeiro apenas no Japão, por isso não é nenhuma vergonha não ter esta tecnologia por aqui por enquanto, a imagem na minha casa da NET é excelente.

    recentes

    populares

    • Luiz Gouveia
      2014-06-25T08:27:37  

      PTista

  • Wilmar Alves
    2014-06-25T09:43:40

    Ok , e a partir de que dia vcs , passaram a transmitir programações em 1080p?

  • Emiliano Araujo
    2014-06-24T21:50:51  

    e a vergonha na cara niquem tem um montão de gente morrendo de fome porque não manda os políticos japoneses para o Brasil que e muito melhor que essa porcaria de 8K é 4K...

    recentes

    populares

    • Emiliano Araujo
      2014-06-24T21:50:51  

      Complexo de pobreza detectado!

    recentes

    populares

    • Emiliano Araujo
      2014-06-24T21:50:51  

      É tão difícil entender que os países que possuem mais tecnologia são justamente os que possuem menos fome? Tecnologia dá emprego, produção de alimentação barata, fortalece a economia do pais para que o investimento em hospitais e educação seja maior... Enfim...

  • Plinio Rafael
    2014-06-25T09:04:12

    Eu acho que a transmissão Full HD é uma ótima definição. 4K e 8K são luxos. A tecnologia com certeza agrega mais qualidade mas a mudança não é tão impactante quando a mudança do sinal analógico pro sinal de alta de definição. A vantagem com o sinal 8k e possibilidade de produzir telas maiores sem perder qualidade. É adotado em massa do Japão porque eles desenvolvem tecnologia tornando os serviços acessíveis e rápidos de serem implantados. No brasil não existe empresa e gente com cacife pra fazer tal coisa...

  • Rafael Danelon
    2014-06-25T00:23:17  

    Vou cogitar a compra de uma TV 8K em 2025, quando a tecnologia, quem sabe, for popular no Brasil. Um país atrasado em praticamente todos os sentidos. República das bananas...

    recentes

    populares

    • Rafael Danelon
      2014-06-25T00:23:17  

      RAFAEL, estamos cinco anos com FULL HD e ainda está uma porcaria e ainda é paga, ainda não temos 3K, imagina a transmissão em 8K, o quanto vai demorar!! 2025? você está sendo otimista!

  • José Guimarães
    2014-06-25T08:33:47

    Tudo bem! Quem tiver a sorte de estar vivo em 2100, certamente terá o prazer de assistir tv 4K, porém, segundo a anta da Dilma e o Lullalau, esta tecnologia estará disponível no Brasil para os miseráveis dos bolsas esmolas logo após as eleições.

  • Junior Krunn
    2014-06-25T08:19:14

    Agora eu estou vendo vantagens em o Brasil ser ultrapassado em tecnologia em relação à outros países... Mal lançaram a 4K e já vêm com a 8K agora... eu nem tive tempo de comprar minha 4K e jogar dinheiro fora sendo que logo já vem a 8K.., tá igual a internet 4G, na Coréia já está em testes a 5G

  • Fagner Oliveira
    2014-06-25T01:34:03

    faz um bom tempo que lançaram o sinal hd no Brasil, mas até hoje eu espero. por aq, só parabólica, se chover, adeus tv. isso é uma verganha, lançaram inauguraram mais uma propagando. típico do pt

  • Guilherme Alves
    2014-06-25T00:12:46

    Aqui em casa tbm ta cheio de 4k, 8k ,16k quando eu vo sintoniza o canal da globo aqui em casa o sinal é tão ruim que a galera fico so no kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Capitão Nascimento
    2014-06-24T21:33:54

    Nada que em 2050 não chegue no Brasil.

  • Rafael Oliveira
    2014-06-24T21:33:29

    Aff quanta gente falando bobagens nos comentários, há 2 anos a emissora japonesa filma e faz testes em 8K, portanto é uma resolução alta até para os padrões japoneses, mas é uma realidade que já está ai, não é pq no brasil se transmite em 720p que irá demorar o 4K e até mesmo o 8K, por enquanto o Full HD (1080p) é essencial em todos os segmentos como Smartphones, Pcs, Consoles, Tvs e etc...

  • Everson Oliveira
    2014-06-24T20:08:37  

    do q adianta reproduzir em 8k se a copa ta sendo filmada em 4k??

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2014-06-24T20:08:37  

      Nao fala bobagens cara, a unica emissora que filma em 8K é a NHK japonesa, já faz 2 anos que ela filma e realiza teste em 8K inclusive a mesma filmou o carnaval passado em 8K aqui no Brasil, não tem nada a ver com as gravações da FIFA

  • Alan Vascaino
    2014-06-24T20:27:46

    8 kkkkkkkk, nao temos nem tecnologia p transmitir 4k jao tao nessa de 8kkkkkkkk

  • Agnaldo Jp
    2014-06-24T18:11:57

    8klate? é isso mesmo, ou 8 k de responsabilidade, ou 8x mais condições humanas,

  • Paulo
    2014-06-24T09:57:18  

    Delay total de 20 segundos?! A partida já está rolando após um gol e a comemoração deste e eles ainda nem viram o gol ainda...

    recentes

    populares

    • Paulo
      2014-06-24T09:57:18  

      Caio Silva e Mauro Taliato. Só digo uma coisa, é por isso que o Brasil não vai pra frente, sempre tem os pessimistas que não fazem nada na vida, tu é um deles. Vai estudar cara, faz algo bom para o teu país... Tecnologia é assim que funciona, tá em período de testes, e se tu te informar melhor, vai saber que o tamanho do processamento que precisa pra enviar a imagem pra outro lado do mundo é enorme.

    recentes

    populares

    • Paulo
      2014-06-24T09:57:18  

      Mauro Taliato Hoje vc já convive com delay em várias transmissões e nem sabe disso. Quando inventaram a TV convencional, o delay na época era de minutos. Hoje ele foi reduzido, mas não zerado. Esta transmissão é um experimento e com certeza este delay vai ser reduzido. Por isto seu comentário não faz muito sentido.

  • Rafael Araújo
    2014-06-24T17:33:56

    gastando fortunas para desenvolver e transmitir em 8k. e pessoas morrendo de fome. to brincando, (entendidos entenderão)

  • Renato Silveira
    2014-06-24T16:10:33  

    MINHA TV É 50 K ......PESASA DEMAIS....

    recentes

    populares

    • Renato Silveira
      2014-06-24T16:10:33  

      huaheuhaueuhauehuae!!!!