Celular

29/06/2014 07h57 - Atualizado em 29/06/2014 07h57

Vale a pena comprar o iPhone 5S ou é melhor esperar pelo iPhone 6?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Com a aproximação de setembro, o iPhone 6 já começou a ter diversos rumores e detalhes revelados. Para 2014, espera-se que a Apple faça uma grande mudança em seu smartphone com iOS, lançando dois modelos com telas maiores. Sendo assim, será que vale a pena comprar um iPhone 5S ou é melhor esperar para investir em um iPhone 6? Para te ajudar a tirar essa dúvida, o TechTudo preparou um especial completo com a análise dos modelos.

iPhone 5S deve ganhar sucessor com tela maior nos próximos meses (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 5S deve ganhar sucessor com tela maior nos próximos meses (Foto: Divulgação/Apple)

Design: um iPhone renovado?

Já é padrão: a Apple trabalha com grandes modificações na aparência do seu aparelhos a cada dois anos. Como no último ano o iPhone 5S se tratou de pequena atualização do modelo anterior, a expectativa é que o iPhone 6 traga modificações maiores. Isso não significa, porém, que o top de linha atual vai ficar com cara de “iPhone velho”.

 De acordo com os últimos vazamentos, a principal mudança no aparelho da Apple deve ser o tamanho, que poderá aumentar das atuais quatro polegadas para 4,7 e 5,5 polegadas. Fora isso, o telefone deve ficar mais fino e ganhar traços traseiros que lembram bastante o iPod Touch e os iPad mini e iPad Air.

Se você prefere aparelhos menores, com maior portabilidade e que se encaixem perfeitamente nas mãos e bolsos, o iPhone 5S deve continuar a ser uma ótima opção. Já aqueles que gostam de aparelhos maiores, com um tamanho similar ao dos Lumia 920 e Nexus 4, devem esperar mais alguns meses para poder experimentar o iPhone “avantajado” da Apple.

Qual é o melhor sistema, Android ou iOS? Confira no Fórum do TechTudo

Tela

A tela Retina da Apple sempre foi um dos principais atrativos do iPhone e deve ganhar melhorias após um longo período sem mudanças. De acordo com os atuais rumores, além do ganho de tamanho, o novo smartphone também deverá ter um aumento em sua resolução de 1136 x 640 pixels para 1704 x 960 pixels, gerando imagens melhores e mais nítidas do que as últimas gerações.

iPhone 5S tem tela retina igual à do modelo anterior, mas iPhone 6 deve trazer mudanças (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 5S tem tela retina igual à do modelo anterior, mas iPhone 6 deve trazer mudanças (Foto: Divulgação/Apple)

O novo iPhone pode também ganhar algumas mudanças no vidro que reveste o display. A primeira delas seria a proteção Safira, o que daria maior resistências aos aparelhos. Além disso, é especulado também um tratamento anti-suor, evitando que o telefone fique oleoso. Nada disso, porém, foi confirmado. Cabe ao consumidor esperar ou não para experimentar as possíveis novidades.

Desempenho

Assim como em todo lançamento, a Apple deve fazer melhorias no desempenho do iPhone 6. Ainda não há muitas informações sobre o que virá no novo smartphone, mas a expectativa é que ele seja mais rápido para abrir aplicativos, tenha maior potência para jogos e apresente alguma melhora na bateria. Mas a diferença será muito grande em relação ao 5S?

iPhone 5S tem o processador Apple A7 de 64 bits como o seu grande destaque (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 5S tem o processador Apple A7 de 64 bits como o seu grande destaque (Foto: Divulgação/Apple)

Provavelmente, não! Por mais que a Apple tenha o costume de mostrar gráficos sobre os avanços dos gadget, a profunda integração entre o hardware do iPhone e o sistema iOS garante um bom desempenho durante muito tempo. Sendo assim, é possível que a diferença entre o iPhone 6 e o 5S sejam quase imperceptíveis ou não incomodem no dia a dia, pelo menos no próximo ano.

O único quesito que pode surpreender é o consumo de bateria, cuja capacidade tende a acompanhar o próprio crescimento do aparelho. No entanto, a tela gigante do iPhone também pode fazer com que o telefone consuma mais. Nesse caso, a única solução é esperar o anúncio da Apple.

Câmera

Outro componente do iPhone que costuma receber melhorias frequentes é a câmera. No novo modelo, a Apple pode incluir pela primeira vez um sistema de estabilização óptica de imagens (OIS), que proporcionaria fotos menos tremidas e vídeos com resultados superiores. No entanto, cogita-se que o recurso chegue somente ao modelo com tela de 5,5 polegadas.

Câmera do iPhone costuma receber upgrades a cada geração (Foto: Divulgação/Apple)Câmera do iPhone costuma receber upgrades a cada geração (Foto: Divulgação/Apple)

Já no que diz respeito à resolução, ainda há dúvidas se a empresa permanecerá com os 8 megapixels ou aumentará para 10 megapixels. De qualquer forma, o avanço na câmera do iPhone 6 não deve ser muito gritante em relação ao 5S, ganhando apenas leves melhorias. O único grande salto deve mesmo ser o sistema OIS.

Atualizações: até quando?

Se a sua dúvida é se vale a pena comprar o iPhone 5S por conta das atualizações de sistema, não há o que temer: o iOS 8 foi garantido para o atual top de linha da Apple. Além disso, a expectativa telefone deve seja atualizado até, pelo menos, a décima versão da plataforma, seguindo a política da empresa de suporte por três anos.

iOS 8 está confirmado no iPhone 5S e já virá embarcado no próximo smartphone (Foto: Reprodução/Apple)iOS 8 está confirmado no iPhone 5S e já virá embarcado no próximo smartphone (Foto: Reprodução/Apple)

O mesmo não se pode dizer que as versões anteriores do aparelho: o iPhone 5 deve ser atualizado até o ano que vem, o iPhone 4S pode receber o seu último update este ano e o iPhone 4 ficará no iOS 7. Sendo assim, ainda vale a pena comprar o iPhone 5S do ponto de vista das atualizações.

E aí, vale a pena?

Observadas as características citadas, é possível dizer que o iPhone 5S ainda continua como uma boa opção de compra. No entanto, o consumidor deve considerar ainda três pontos: o seu perfil, a sua necessidade e o dinheiro disponível. Se você é um usuário que gosta de ter as últimas novidades, talvez valha a pena esperar um pouco pelo iPhone 6 para ter a sensação de “produto novinho” por mais tempo.

No que diz respeito à necessidade, é preciso refletir: “preciso muito desse telefone agora?”. Se sim, você não se arrependerá em comprar o iPhone 5S. Caso não, considere aguardar mais alguns meses para ver que novidades a Apple tem guardadas.

iPhone 5S trouxe o sensor touch ID como grande novidade da atual geração (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 5S trouxe o sensor touch ID como grande novidade da atual geração (Foto: Divulgação/Apple)

Já no que diz respeito ao dinheiro, leve em consideração que o aumento da tela do aparelho pode fazer com que o preço do mesmo seja mais alto do que o modelo atual. Além disso, a chegada do iPhone 6 fará com que o preço do 5S sofra alguma redução em um curto prazo, o que também é vantajoso. De qualquer forma, a palavra final é sempre do consumidor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Doida
    2014-06-29T16:27:07

    q merlim!!! nem sobre a captura da cobra se pode comentar...

  • Fogão Campeão
    2014-06-29T14:13:27  

    Não adianta tentar Apple, o Android da Google sempre será melhor que o seu defasado iOS. O android tem quase 70 % do mercado, enquanto seu iOS não chega a 20 %, cuidado para o WP da Microsoft não passar vocês, apple kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Fogão Campeão
      2014-06-29T14:13:27  

      Nossa... as pessoas estão batendo boca porque amam marcas!

    recentes

    populares

    • Fogão Campeão
      2014-06-29T14:13:27  

      O melhor para o consumidor não é o monopólio, é a livre concorrência. Não torçam contra si mesmos!

  • Will Gonçalves
    2014-06-29T09:35:36  

    Imagina quanto vai custar um iphone com tela de "5.5,é do tamanho da tela e um galaxy note!!!

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2014-06-29T09:35:36  

      os iphones nao mudam de preco, amigo. o Iphone mais novo, com configuração mais baixa, sempre custará U$ 649,00.

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2014-06-29T09:35:36  

      o que estao colocando na tua agua, Carlos Bomfim?

  • Aroldo Silva
    2014-08-15T17:36:09  

    O Iphone é o melhor celular do mundo. Quem diz que não é porque não pode comprá-lo e também não pode comprar aplicativos. Avalia como sendo bom as opções que dão tudo de graça,mas,sem se importar com a funcionalidade. Me apresente um Smartphone que eu já não tenha possuído ou testado e que seja realmente melhor e então eu tirarei o chapeu.

    recentes

    populares

    • Aroldo Silva
      2014-08-15T17:36:09  

      olá Aroldo ainda vale a pena comprar o iphone 5s ou desembolsar quase 4.000,00 para comprar o iphone 6? grato

  • Cassius Sparrapan
    2014-09-12T12:31:42

    Independente se gostam ou não da Apple ela vai continuar produzindo seus aparelhos, quem gosta vai continuar comprando e que não gosta não se importa e ponto final.

  • Washington Santana
    2014-08-13T14:57:15

    Pessoal não fiquem discutindo sobre produtos que não tem, faz como eu compre os dois, tenho o sistema iOS e android gosto de ambos são bem elaborados.

  • João Silva
    2014-08-07T18:05:36  

    Iphone é para público selecionado ou seja mulheres.

    recentes

    populares

    • João Silva
      2014-08-07T18:05:36  

      Realmente para as pessoas que não entendem de apple, podem ter essa opinião

  • Bruno Bauch
    2014-06-30T08:38:24  

    Quem critica o Iphone é pq nao tem grana pra comprar um !!! kkkkkkkkk Apple é Apple e ponto final.

    recentes

    populares

    • Bruno Bauch
      2014-06-30T08:38:24  

      Eu não critico, mas conheço críticos que têm dinheiro para comprar um novo toda semana sem nem sentir no bolso. Essa correlação entre a crítica e o poder de compra é patética!

    recentes

    populares

    • Bruno Bauch
      2014-06-30T08:38:24  

      Mas é fato... Quantas pessoas vi falando mal da Dudalina, porque é caro demais, e a camisa não é lá essas coisas, mas nos dias de comemoração da marca, onde teve 50% de desconto! encarou a fila de 2 horas no shopping....

  • Monsenhor Razão
    2014-06-29T15:53:32  

    O Ministério da Saúde adverte: "Inveja da Apple provoca impotência sexual e hemorroidas". Procure um bom medico, mas se o problema persistir compre qualquer iPhone ou iPad e seja feliz ou menos invejosos. Boa sorte!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-29T15:53:32  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-29T15:53:32  

      Gay usa celular de mulher = Apple.

  • Monsenhor Razão
    2014-07-01T06:40:12  

    APPLE O PIOR CELULAR DO MERCADO, 2800,00???? NUMA PORCARIA DE METALZINHO??? PRA POBRE COMPRAR E DEPOIS FICAR SE EXIBINDO EM UM BUSÃO???? BRASILEIRO É RIDICULO MESMO..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-07-01T06:40:12  

      VC DEVE SER UM POBRE MAIOR AINDA .. TROUXA

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-07-01T06:40:12  

      Iphone é celular de mulher.

  • Rodryigo Silva
    2014-08-05T15:22:32

    Iphone, como diria Stev Jobis, é para um Público selecionado e não para qualquer um, e é claro que a ''gentinha'' se sente incomodada por não ter condições de comprar e ter que ficar à merce da concorrência em criar aplicativos para celular que sejam pelo menos parecidos com os da Aple !!! E é válido ressaltar a excelência dos produtos da Aple, que além de serem os mais bonitos do mundo ainda contam com a qualidade e tecnologia, também melhor do mundo !!! Nesse caso não é nem beijinho no ombro mas sim nas micro peças que compõem os Iphones os tornando os melhores do Mundo !!!

  • Monsenhor Razão
    2014-07-01T06:42:00

    COMO DIZIA STEVE JOBS E AGORA TIM COOK (GAY) O NOSSO PRODUTO FINAL É DESTINADO AO PUBLICO FEMININO E A CLASSE GLS....EM QUAL DESSAS CLASSES VCS PERTENCEM?:?? QUEM SERA O PRIMEIRO A FALAR...KKKKKKKK

  • Rudinei Silva
    2014-07-30T08:31:49

    prefiro mil vezes meu iPhone caro do jeito que é do que um Android, por mais que caia no chão e quebre ainda vale a pena, até porque a 2 anos de iPhone nunca travou, diferente dos passados androids que tive! Falam tanto que Android tem não sei quantos G.Hz e uma ampla Memória Ram, mais cadê tudo isso que não vejo nos desempenhos android ? Prefiro pagar 2800 em qualidade do que menos por um android, com 300 reais se compra um celular android, não espero muito de android!

  • Rafael Silva
    2014-07-25T19:17:01  

    Já tive iphone 3gs, 4 e o 5. Não comprei o 5s e preferir ir de HTC m8. O aparelho é muito mais fino e tem a fluidez do iPhone sendo Android. É pena que no Brasil as operadoras não o vendam. Mas o iPhone também é um excelente aparelho, porém você fica muito limitado. Quero transportar uns arquivos rapidamente no celular para outro lugar e simplesmente eu não posso. Quero anexar documentos do Excel copiados do computador num e-mail e não posso. A duração da bateria do M8 também é muito superior, resistência a impactos, água. Tenho controle remoto universal IR.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2014-07-25T19:17:01  

      Rafael Silva tudo que vc diz que não faz eu consigo fazer no meu iPhone e em relação a bateria dura bastante se vc souber utilizar corretamente

  • Rafael Aguillar
    2014-07-01T11:02:42  

    ridiculo tentar comparar o android com o ios , em termos de desenvolvimento a apple ganha facil, o fato é que quem não tem condições de comprar acaba falando mal do produto.

    recentes

    populares

    • Rafael Aguillar
      2014-07-01T11:02:42  

      ridiculo um mané como vc dizer essa asneira e dizer que quem tem um riphone tem status,,grana,,,vc conhece as casas bahia? la fazem em 24x.é assim que pobres trouxas como vc conseguem comprar a duras penas um riphone e depois vem falar aqui que tem grana,,oooo bicho burroooooo

    recentes

    populares

    • Rafael Aguillar
      2014-07-01T11:02:42  

      Monsenhor Razão você é patetico sabia ? Em qual momento ele disse que quem compra é quem tem grana e compra por status ? Uma parcela de quem compra sim pode até ser, mas tem pessoas que compra pelo excelente celular,processador e durabilidade, o preço é alto sim claro mas e dai ? Prefere comprar um celular que em 3 ou 4 meses já vai querer trocar ou comprar um novo porque ele não aguentou ? Se liga, aqui ninguém esta falando de status somente você que deve morrer de vontade de ter um ! Sabe o que é trabalhar, ter um salário e comprar ? Ridículo.

  • Marcos Sergio
    2014-07-21T12:41:46

    Por que eu não posso querer o melhor pra mim ? agora vem esse invejosos reclamando de quem compra iphone... e dai se eu vou dividir em 10...12...24x sem juros ?

  • Paulla Abranches
    2014-07-17T12:28:43

    Monsenhor Razão - Cara, larga de ser infantil.. Vc deve andar de ônibus e ter conta pendurada na lan house só pra entrar aqui e ficar escrevendo suas baboseiras. Cada um compra o que bem entender. São telefones distintos que agrada o público A e B. Portanto, larga de ser idiota e coloque comentários inteligentes e não mensagens de ódio e inveja. ldiota

  • Fabricio Silva
    2014-06-30T12:48:56  

    Sempre usei Android, tinha um galaxy s2. Comprei um iphone 5s há 1 mês e até agora o que posso dizer é que não me convenci! Acho o galaxy melhor! iPhone é modinha! O acabamento é realmente muito bom, mas o importante de um celular é a usabilidade, e não seu acabamento! Me decepcionei com a Apple!

    recentes

    populares

    • Fabricio Silva
      2014-06-30T12:48:56  

      Tenho o IPhone 5 e o GS4 e sinceramente o meu principal é o S4, principalmente no que diz respeito a funcionalidades, adaptabilidade e comunicação. Vou dar um exemplo: chego em casa e com o celular, ligo a TV, conecto o netflix ao Chromecast rodo um filme enquanto tiro uma foto da galera e passo pra todos via toque(NFC) ou bluetooh. Tudo ao mesmo tempo. Sem falar no swipe.. desaprendi a digitar sem ele, convenhamos da pra digitar cerca de 10x mais rapido, da pra digitar sem olhar pro teclado. MAS a segurança de dados do IPhone me deixa muuuito mais seguro e isso conta no mais é modinha.

    recentes

    populares

    • Fabricio Silva
      2014-06-30T12:48:56  

      compra uma apple TV que seu problema será resolvido. A sensibilidade das telas dos iPhones são incomparáveis a de outros aparelhos. Apple é referência e não preferência. Aos olhos de leigos ele é modinha, mas seu diferencial é nítido.

  • Marcos Santos
    2014-07-04T19:27:50

    Eu vou esperar o Iphone 6, mas para comprar o 5S mais barato. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Thiago Souza
    2014-06-29T16:04:29  

    Se você tem um celular com Android e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-06-29T16:04:29  

      Monsenhor Razão, vc é infantil e tem dubla personalidade. Acho que alguém de iPhone passou a mão na sua bunda.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-06-29T16:04:29  

      Acredito que uma pessoa que se preste a gastar 3000,00 num celular, que em 1 ano já estará sendo substituído por outro, tem todo meu respeito, porém merece continuar pastando seja ele um Iphone ou um Android...

  • Otavio Bubu
    2014-06-29T23:41:14  

    TO PENSANO EM TROKAR O MEU GALAXY Y, O HIPHONE TEM AS MESMA FUNSAO?

    recentes

    populares

    • Otavio Bubu
      2014-06-29T23:41:14  

      ALEX PIMENTEL kkkkkkkkkkkkkkkkk... boa

    recentes

    populares

    • Otavio Bubu
      2014-06-29T23:41:14  

      Pense em estudar mais anarfa!

  • Diego Mello
    2014-06-30T16:39:15

    Que bom que todas empresas estão atualizando seus aparelho (lucrando mais). Torcendo sempre pela tecnologia avançar .. mais e mais (j)

  • Roberto Jr.
    2014-06-30T12:53:24

    iPhone4Life!

  • Techtudo
    2014-06-29T18:13:41

    Os produtos da Apple tem qualidade, e como tudo sobre a Apple dá "iBope"... Vamos falar da Apple!

  • Jacques
    2014-06-29T17:58:42  

    Como dizia Steve Jobs: Nunca se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um burro que usa Android por qualquer dos lados.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-06-29T17:58:42  

      impressionante como falar que paga mais caro num produto é sinal de status aqui, quer defender o produto faça por suas qualidades, não pelo seu preço, isso só reforça a sua ignorância ,poderia falar de coisas que o iphone é realmente superior aos seus adversários como o processamento de áudio em tempo real, as atualizações garantidas por 3 anos sem atrasos e etc , mas parece que 80% de quem defende o iphone não sabe nem pq ele é bom e comprar só pra dizer que tem. Uso iphone e acho vcs comentando um bando de bobagem sobre o android coisa de crianças de 6 anos "o meu é melhor que o seu e etc"

    recentes

    populares

    • Jacques