05/06/2014 10h04 - Atualizado em 06/06/2014 09h57

WhatsApp ou ZapZap? Confira no comparativo qual o melhor bate-papo

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

De desconhecido a popular em duas semanas, o ZapZap já foi baixado quase meio milhão de vezes, impulsionado pelo buzz que seu lançamento gerou e, é claro, pelos recursos que traz, todos baseados no app de código aberto Telegram. Mas, apesar do sucesso, será que o WhatsApp brasileiro consegue realmente competir de frente com a versão real? Veja o comparativo que o TechTudo preparou e confira se o ZapZap deve algo ao WhatsApp, mensageiro mais popular do país.

ZapZap tem código fonte liberado após polêmica sobre legalidade; entenda

ZapZap (Foto: Luciana Maline/TechTudo)ZapZap, mensageiro brasileiro, consegue superar o WhatsApp?  (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Contatos – Empate

ZapZap e WhatsApp alimentam sua base de contatos utilizando os telefones gravados na agenda do aparelho. Isso faz com que seja obrigatório ter o número de alguém para poder conversar, o que traz vantagens – não precisa logar com e-mail – e desvantagens – não há lista de contatos online, como no Facebook.

Multimídia – ZapZap

ZapZap pode enviar qualquer arquivo, WhatsApp se limita a vídeo, som e imagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)ZapZap pode enviar qualquer arquivo, WhatsApp se limita a vídeo, som e imagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Nesse quesito, o ZapZap leva vantagem. Apesar de o WhatsApp suportar envio de fotos, vídeos, localização, contato e áudio, o app brasileiro é superior pois permite que seus usuários compartilhem qualquer arquivo gravado na memória do aparelho.

Dessa forma, a única exigência para compartilhar algo no ZapZap é que o destinatário tenha um app adequado para abrir o arquivo, como um leitor de PDF, por exemplo. O recurso pode ser muito útil no ambiente de trabalho, meio em que o próprio WhatsApp ganhou muito espaço nos últimos anos.

Emoticons – Empate

Em termos de emoticons, aquelas carinhas e pequenos ícones que expressam emoções do usuário, há novo empate. WhatsApp e ZapZap oferecem o mesmo conjunto de opções agrupadas nas mesmas cinco categorias. Ambos são igualmente bons nesse recurso, não havendo nada que os diferencie.

Visual – WhatsApp

Aparência é bem semelhante, mas ZapZap peca nos banners de publicidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aparência é bem semelhante, mas ZapZap peca nos banners de publicidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Assim como no Telegram, sua versão customizada ZapZap traz praticamente o mesmo design utilizado no WhatsApp. As únicas diferenças estão na paleta de cores de cada aplicativo, e o papel de parede padrão do ZapZap, que remete ao Brasil – mas pode ser trocado a qualquer momento.

O desempate, portanto, fica por conta dos banners publicitários do ZapZap. Embora não sejam tão invasivos, eles deixam o aplicativo com aparência menos agradável do que seu concorrente, que garante que nunca exibirá anúncios.

Personalização – Empate

O ZapZap, assim como o Telegram, se iguala ao WhatsApp também nas opções de personalização. Elas não são muitas, se limitando à troca do papel de parede das conversas por qualquer uma armazenada no smartphone.

A única diferença entre os dois está na fonte. O WhatsApp exige o download de um app à parte que oferece opções de imagens, enquanto o Telegram as disponibiliza já dentro do mesmo app.

Ligações – Empate

ZapZap e WhatsApp empatam de novo, porém nivelando por baixo. Isso porque ambos não suportam chamadas de voz aos contatos via Internet, se limitando a envio de arquivos de áudio gravados – esse recurso, aliás, funciona da mesma forma nos dois apps. O WhatsApp prometeu que as ligações passarão a integrar o conjunto de funções do mensageiro, mas, enquanto o recurso não sai, o empate fica estabelecido.

Custo – ZapZap

ZapZap é gratuito, enquanto WhatsApp cobra anualmente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)ZapZap é gratuito, enquanto WhatsApp cobra anualmente (Foto: Thaisy Pecsén/TechTudo)

WhatsApp é gratuito durante os primeiros meses de uso, período após o qual é cobrada uma taxa de R$ 2,24 anuais para continuar usando. Segundo os criadores, o objetivo é mantê-lo sem anúncios, o que foi reafirmado pelo Facebook após a compra selada em fevereiro.

No entanto, o ZapZap segue a mesma ideia do Telegram e promete não cobrar nada dos usuários. Em contrapartida, o mensageiro brasileiro exibe anúncios como forma de monetizar o programa. Apesar de incomodar alguns usuários, a garantia de gratuidade pode valer a pena.

Plataformas – WhatsApp

Apesar de ZapZap rodar no navegador, WhatsApp está em mais plataformas mobile (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Apesar de ZapZap rodar no navegador, WhatsApp está em mais plataformas mobile (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


WhatsApp versus ZapZap? Quem ganha? Comente no Fórum do TechTudo

Um dos grandes atrativos do ZapZap frente ao concorrente é sua habilidade de rodar no navegador, recurso que permite mandar e receber mensagens no computador. Porém, ZapZap ainda não tem versões para iOS ou Windows Phone, o que deixa o WhatsApp em ampla vantagem nos dispositivos móveis. A boa notícia é que o ZapZap deverá chegar no iPhone no final de junho, e no Windows Phone nos meses seguintes, ainda em 2014.

Conclusão – WhatsApp

Apesar de estar há mais tempo no mercado, WhatsApp perde para o ZapZap em termos de recursos em geral, como a habilidade de trocar qualquer tipo de arquivo com os contatos ou o acesso via navegador. Além disso, ZapZap usa a nuvem do Telegram para permitir chat criptografado, dedicado a quem não deseja ter suas mensagens interceptadas.

No entanto, a versão brasileira ainda não chega nem perto dos mais de meio bilhão de usuários ativos no WhatsApp. Com menos de meio milhão de downloads e 200 mil usuários ativos, o ZapZap ainda dificulta a troca de mensagens com boa parte dos contatos da agenda. Dessa forma, apesar de obterem os mesmos 6 pontos no comparativo, o número de usuários se tornou o desempate.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Portinari
    2014-06-05T14:33:02  

    Se ainda não tem a versão para IPHONE é porque é uma porcaria. Tudo quanto é lixo é testado primeiro no android.

    recentes

    populares

    • Leandro Portinari
      2014-06-05T14:33:02  

      Foi-se a epoca que o iPhone reinava... Há tempos a apple n inova!!

    recentes

    populares

    • Leandro Portinari
      2014-06-05T14:33:02  

      Android do Nexus (Google) e nos celulares da Motorola são bem melhores, pois eles vem leves, como o Google os fez, marcas como a Samsung, Sony e LG modificam demais o Android, fazem ele ficar pesado. o Windows Phone é novo e vem melhorando, é leve, não trava e tem as mesmas funcionalidades do Android. Na MINHA opinião os melhores celulares na questão de custo/benefício são, Moto X no Android, Nokia Lumia 920 no Windows Phone e Iphone 5S no iOS

  • Pedro Junior
    2014-06-05T10:33:54  

    hahahaha que comparação hein? um inovou e o outro copia tudo e ainda assim vocês publicam que podem ser comparados? hahahahaha piada!

    recentes

    populares

    • Pedro Junior
      2014-06-05T10:33:54  

      Não estou defendendo o ZapZap, mas quem disse que o Whats inovou, antes de existir Whats, já existiam Skype, Hangout (antigo Google Talk), Viber, e muito mais que faziam a mesma função, como o artigo relata, o que diferencia o Whats é a quantidade de usuários...

    recentes

    populares

    • Pedro Junior
      2014-06-05T10:33:54  

      Alguém sabe se, eu tendo o Whatsapp posso me comunicar com quem tem Zap zap e vice versa ???

  • Russo
    2014-06-05T13:24:17  

    Eu nunca leio essas análises, prefiro descer para ver os comentarios que quem manja mesmo opina aqui.

    recentes

    populares

    • Russo
      2014-06-05T13:24:17  

      Ou ter opinião própria e não ser influenciado por ninguém, nem mesmo por "especialistas".

    recentes

    populares

    • Russo
      2014-06-05T13:24:17  

      Alguém sabe se, eu tendo o Whatsapp posso me comunicar com quem tem Zap zap e vice versa ???

  • Lucas Narayan
    2014-06-05T11:10:56  

    Inventor do ZAP ZAP: LATINO

    recentes

    populares

    • Lucas Narayan
      2014-06-05T11:10:56  

      Sandy e Junior!!!

    recentes

    populares

    • Lucas Narayan
      2014-06-05T11:10:56  

      Latino é tão ruim que perguntei meu cachorro qual o pior cantor do mundo e ele respondeu ''latindo''

  • Quero Comentar
    2014-08-04T13:10:36  

    zapzap!?! nem sabia q isso existia, nego pegou o nome que algumas pessoas chamam o whatsapp, tipo zazap zapzap. e fizeram um app? nossa q lixo, povo sem criatividade

    recentes

    populares

    • Quero Comentar
      2014-08-04T13:10:36  

      Na verdade não aconteceu isso. O Zap-Zap existe a muito tempo, logo assim que surgiu o WhatsApp. O que acontece é que os antas chamam erradamente o WhatsApp de Zap-Zap, sem nem saber que de fato existe um programa chamado Zap-Zap. E vou ainda mais além: O sucesso do Zap-Zap é que muita gente o baixa pensando que é o WhatsApp e depois ficam enrolados tentando entender porque seus amigos que tem o verdadeiro WhatsApp não aparecem no programa baixado pra troca de mensagens. O pior de tudo é que não adianta ensinar esses antas a falarem o nome certo!!! Eles insistem em chamar de Zap-Zap!! Antas!!

  • Juscelino Anjos
    2015-02-10T09:45:22

    kkkk tinha um amigo meu que logo que saiu wats ele falava zapzap kkk como pode em.

  • Angelo Couto
    2014-08-04T15:31:59

    Isso que é ser Brasileiro . Não torcer por uma tal CBF, não ser encarado como povinho. E sim batalhar com a criatividade que Deus dá a cada um com a ideia de se sobre sair.

  • Mr Right
    2014-08-04T13:07:20

    Latino Zap

  • Helio Barbosa
    2014-07-30T14:39:40

    gente é TANGO MESSENGER DESCULPE

  • Helio Barbosa
    2014-07-30T14:38:01

    melhor é o TONGA MESSENGER que vc conversar com video. vc ver a pessoa e ela te ver tambem an

  • Dario Batista
    2014-06-05T10:45:04

    Techtudo deve ser sócia do ZAPCÓPIA kkkkkk, deveriam ter comparado com o ORIGINAL TELEGRAM... Me mostra uma linha de código inovadora que foi colocado nesse ZAPCOPIA... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jhonny Videira
    2014-06-05T12:07:14

    Quem inventou essa porcaria de ZapZap, foi a Record ou o Latino.???????????

  • Lourival
    2014-06-08T10:42:55

    Melhor mesmo é o bate papo ao vivo !!!!

  • Pedro Henrique
    2014-06-06T09:59:10

    tudo porcaria prefiro o Orkut e o MSN mil vezes melhor

  • Denis Moraes
    2014-06-06T09:35:01

    viber é o melhor de todos

  • Leandro Portinari
    2014-06-05T14:32:27  

    Se ainda não tem a versão para o IPHONE é porque é um porcaria. Tudo quanto é lixo é testado primeiro no android.

    recentes

    populares

    • Leandro Portinari
      2014-06-05T14:32:27  

      por isso que existem aplicativos como esses: Bang With Friends e Tinder só para iphones???? vc usa algum desses amigo??? esse tipo de aplicativos não tem para android....pq sera ne???

  • Antonio Souza
    2014-06-05T21:34:05

    Entre os dois (Whatsapp e ZapZap) o melhor é o Telegran. Pronto falei.

  • Vitor Pereira
    2014-06-05T11:20:20  

    A brasil sem ideias, copiar pega mal

    recentes

    populares

    • Vitor Pereira
      2014-06-05T11:20:20  

      Fala isso para os chineses...eles serão (se já não o são) a maior economia do mundo.

    recentes

    populares

    • Vitor Pereira
      2014-06-05T11:20:20  

      Copiar pega mal pra quem está liso e sem ideia, vai ver quanto a empresa que copiou está ganhando por mês.

  • Leonardo Dias
    2014-06-05T14:36:58  

    Vem a mim watizap !!!

    recentes

    populares

    • Leonardo Dias
      2014-06-05T14:36:58  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jhonny Videira
    2014-06-05T12:15:39  

    Foi a Record ou o Latino que fez esse tal de ZapZap.?

    recentes

    populares

    • Jhonny Videira
      2014-06-05T12:15:39  

      Deve ter sido a Sandy e o Junior, pois toda musica internacional que fazia um certo sucesso, eles ja lançavam uma versão "brasileira" da bagaça!!!...kkkkk

  • Eduardo Pereira
    2014-06-05T13:27:59

    O melhor é o "Uaitzap"!!!!

  • Fernando Sales
    2014-06-05T12:59:04

    Os caras da SNA americana não tem preocupação em ter todas as informações de todos os brasileiros, por que é mais facil ter informações de galinhas do que de águias, as galinhas agente cria no "quintal" pra abater quando preciso.

  • Eduardo Monteiro
    2014-06-05T12:44:58

    Matéria tão medíocre, tão ridícula que fico me perguntando onde está o "padrão Globo de qualidade".

  • Renan Simões
    2014-06-05T11:54:39

    nojo de vocês. "brasileiros sendo brasileiros", e quantas ideias a industria americana ( em um todo ) já roubou dos outros? se o ZAPZAP tá fazendo sucesso sendo gratuito e tendo vantagem em alguns requisitos , porque então vocês não apoiam? telegram? de acordo com a norma do telegram, seu codigo pode ser usado quando e por quem quiser, isso é código livre, aonde pessoas espertas e inteligentes fazem bom uso. sou de total apoio ao "zapzap". o cara se deu o trabalho de fazer algo grátis para outros e os outros só sabem enxergar o lado ruim... nojo. o telegram é brasileiro? não? po que pena.

  • Felipe
    2014-06-05T11:53:40

    Sério????? querem mesmo comparar?? kkkkk pelo amor de Deus Tech Tudo.. Desistam de queimar o whatsapp.. nenhum aplicativo vai substituir o whatsapp..