03/06/2014 10h43 - Atualizado em 03/06/2014 10h50

ZapZap tem código fonte liberado após polêmica sobre legalidade; entenda

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O criador do mensageiro ZapZap, conhecido como o "WhatsApp brasileiro", pôs fim nas polêmicas em torno da legalidade do app e, enfim, teve seu código fonte disponibilizado abertamente nesta terça-feira (3). Com isso, sua regulamentação garantida junto à comunidade de software livre. A medida foi tomada após um alerta feito por representantes do Telegram, dono do código original usado pelo ZapZap. 

WWDC 2014: Apple apresenta os sistemas iOS 8 e OS X Yosemite

ZapZap (Foto: Luciana Maline/TechTudo)ZapZap, o WhatsApp brasileiro, opera dentro da legalidade graças ao código fonte publicado nesta terça-feira (3) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O Telegram tem acesso às suas versões modificadas e verificou o aumento repentino de usuários do ZapZap. Após análise, os desenvolvedores notaram a irregularidade. “Eles disseram que o próprio Google poderia retirar o aplicativo da loja (Play Store), por isso, recomendaram que eu disponibilizasse o código sob a licença certa para não haver problemas”, explicou o desenvolvedor Erick Costa.

 Segundo o brasileiro, o problema foi causado por pura falta de conhecimento da licença GNU GPL, sob a qual o Telegram está registrado. Então, para evitar problemas e regularizar o funcionamento do aplicativo, sua versão do código fonte foi disponibilizada para acesso público por meio do Github, famoso repositório de software livre – no site. Também é possível ver a inscrição “Licenciado sob GNU GPL”.

Com a medida, o desenvolvedor diz que pretende pôr um fim nas discussões. “Fiquei muito feliz porque o Telegram me deu todo o apoio. Agora vou poder me dedicar a melhorias no aplicativo”, disse. O número de downloads do mensageiro brasileiro já se aproxima do meio milhão e reúne 200 mil usuários ativos.

Qual é o melhor mensageiro? Comente no Fórum do TechTudo

Aplicativo estava na ilegalidade 

Programas originados de códigos abertos e não licenciados corretamente são passíveis de sanção pela legislação brasileira. Embora não haja menção direta no texto legal à licença usada no Telegram, a justiça poderia obrigar o desenvolvedor a disponibilizar o código abertamente, caso não o tivesse feito por livre e espontânea vontade. 

“No caso do ZapZap, fechar o código de software criado e distribuído de forma aberta é uma infração contratual, já que a licença vincula todos que venham a desenvolver a partir do código original. Na Alemanha, por exemplo, existem dois casos judiciais em que as empresas Fortinet e D-Link foram obrigadas a seguir os termos da licença GNU GPL”, explica o professor da Faculdade de Direito da UERJ e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Carlos Affonso Souza.

Zapzap, o WhatsApp brasileiro, opera dentro da legalidade graças ao código fonte publicado nesta terça-feira (3) (Foto: Reprodução/Zapzap) (Foto: Zapzap, o WhatsApp brasileiro, opera dentro da legalidade graças ao código fonte publicado nesta terça-feira (3) (Foto: Reprodução/Zapzap))ZapZap, agora um software livre sob a licença adequada, está livre de possível punição (Foto: Reprodução/Zapzap)


Segundo o advogado, a atitude de tornar o ZapZap um software livre sob a licença adequada é correta, pois o livra de possível punição. O aplicativo opera agora segundo as regras, não levando quaisquer riscos também aos usuários. “Quem comete a infração ao direito autoral é aquele que viola os termos da licença ao distribuir software de modo não autorizado”, assegura Souza.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Grêmio Rj
    2014-06-03T11:20:37  

    Que interface podre.

    recentes

    populares

    • Grêmio Rj
      2014-06-03T11:20:37  

      Deixa de ser bocó, muleque.

  • Ana Bez
    2014-06-03T13:47:09  

    Ele teve uma sacada inteligente. O whatsapp vai se tornar pago e muitas pessoas vão procurar alternativas... como esse termo dele já caiu no popular, ele tem tudo para se dar bem. Quem acha que ele não foi criativo ou foi brega ou plagiou, na certa não entende de mercado, pois o empreendedorismo consiste em pequenas adaptações de algo já existente.

    recentes

    populares

    • Ana Bez
      2014-06-03T13:47:09  

      Na hora que criticar o latino por plagio, todo mundo critica!

    recentes

    populares

    • Ana Bez
      2014-06-03T13:47:09  

      Whatsapp já é pago, pq sera que ninguem entende isso??

  • Wilson Gomes
    2014-06-04T17:46:59  

    Todo mundo criticando o trabalho de um cara que simplesmente decidiu fazer um aplicativo, garanto que vocês nunca assistiram "piratas do vale do silicio" ninguém de vocês deve saber que steve jobs roubou a ideia do mouse da empresa xerox, e ninguém de vocês devem saber que a microsoft é tudo isso hoje orque bill gates roubou a ideia do sistema de steve jobs, e nem por isso vocês criticam ele, vão estudar e ler algo ao invés de ficar perdendo tempo com comentários idiotas.

    recentes

    populares

    • Wilson Gomes
      2014-06-04T17:46:59  

      Wilson, você é burro cara, mouse da empresa xerox? kkkkkkkkkkkkkkkk vai ler mais,,,, Jobs copiou a interface hue kkkk o mouse foi criado por uma mulher...

  • Thiago
    2014-06-03T12:15:48  

    Eu vejo esse povinho reclamando que o cara copiou,que só podia ser coisa de brasileiro que só sabe copiar.Gente burra,vivemos num mundo de oportunismo,onde só vence quem é inteligente e conseguem ver oportunidade em algo que poucos enxergam.É claro que whatsapp é popular e, pelo que vejo isso o faz ser melhor,mas na minha opinião,o cara foi extremamente inteligente ao utilizar um termo tão "abrasileirado" de um app,para se criar outro parecido.O mundo só vence quem vê oportunidades,onde pouco enxergam ! Parabéns pela inteligencia e ao s que criticam,continuem na mísera vida que levam!

    recentes

    populares

    • Thiago
      2014-06-03T12:15:48  

      Se for ficar nessa de fulano copiou ciclano parem de usar produtos da Apple e Microsoft porque eles são os maiores copiadores do mundo da tecnologia!

    recentes

    populares

    • Thiago
      2014-06-03T12:15:48  

      tem meu respeito!! palmas pra vc.

  • Francisco Dallison
    2014-06-03T17:23:10  

    Tenho nojo de quem chama Whatsapp de ZapZap!

    recentes

    populares

    • Francisco Dallison
      2014-06-03T17:23:10  

      Legal

    recentes

    populares

    • Francisco Dallison
      2014-06-03T17:23:10  

      Cara mais lesado esse Francisco Dallison. Nem vou zuar, vai que é doença... kkkkk

  • Jairo Robert
    2014-07-19T21:15:09

    Tem gente que critica e diz que o cara copiou o watsap, mas no seu PC só tem cópia pirata.

  • C4rioc4
    2014-06-03T21:51:52  

    Leandro Portinari sua B.est.a. Já tem sim....procure por Telegram antes de diZer besteira

    recentes

    populares

    • C4rioc4
      2014-06-03T21:51:52  

      Claro que não animal.... Basta ler a materia

    recentes

    populares

    • C4rioc4
      2014-06-03T21:51:52  

      Leandro Portinari claro que não animal..... BASTA ler a matéria direito ao invés de falar M.erd.a... Eu mesmo já coloquei num iPhone 5s e 5c. Great animal

  • Hiago Oliveira
    2014-06-05T11:38:23

    Eu apoio o "FAP-FAP"

  • Amauri Oliveira
    2014-06-04T21:42:50

    Eu apoio ZAP ZAP.

  • Elias Santos
    2014-06-03T23:09:37  

    ZapZap, kkkkkk Mais um produto inútil da Republiqueta das Bananas, velho, se tu sabe programar faça algo novo ou competitivo... Pra que mensageiro BR se eu posso usar um gringo bem melhor?

    recentes

    populares

    • Elias Santos
      2014-06-03T23:09:37  

      Eu pensando que eu tinha complexo de vira-lata! Tá certo o Brasil não é mil maravilhas! Mas também não vamos ser radicais! Esse Elias passou de mim! rsrs

    recentes

    populares

    • Elias Santos
      2014-06-03T23:09:37  

      Ok, o melhor é deixar um app só. Monopólio é bom...

  • Eduardo Miranda
    2014-06-04T07:56:28  

    Rapaz o que me irrita nesses sites da Globo são os comentários.. Só se lê coisa idiota. Não sei aonde vai parar essa carruagem deste jeito não.

    recentes

    populares

    • Eduardo Miranda
      2014-06-04T07:56:28  

      Pelo andar da carruagem esse... ja foi selvagem

    recentes

    populares

    • Eduardo Miranda
      2014-06-04T07:56:28  

      Felipe Costa kkkkkkkkkkk Fantásticokkkkkkkkkkkkk

  • Marcos Malafaia
    2014-06-04T01:45:39  

    Zap Zap - o melhor WhatsApp que existe! Só que naum

    recentes

    populares

    • Marcos Malafaia
      2014-06-04T01:45:39  

      copia do telegram... nada novo

  • Leandro Lima
    2014-06-04T09:00:56  

    ZapZap nada mais é que o Telegram modificado!

    recentes

    populares

    • Leandro Lima
      2014-06-04T09:00:56  

      é um telegram mudando as cores... usa até o servidor do telegram!! se o telegram modificar o server os usuários do ZapZap ficam a ver navios...

  • Emerson
    2014-06-03T19:46:40  

    sou mais o skipe que é mais completo

    recentes

    populares

    • Emerson
      2014-06-03T19:46:40  

      Também não conheço, vo procurar no App Store aqui...

    recentes

    populares

    • Emerson
      2014-06-03T19:46:40  

      Skype está falido! Preferia o MSN

  • Jefferson Paes
    2014-06-04T08:44:09

    Na hora de criticar o latino por plágio, todo mundo concorda!

  • Armando Filho
    2014-06-04T06:56:52

    Culpa da Dilma!

  • Leonel Reis
    2014-06-04T06:51:59

    Quanta bobagem. Pra que trocar o certo pelo duvidoso. Brazuca só sabe chupar.

  • Sonia Ralla
    2014-06-03T18:45:09  

    Nao troco meu whatsapp por esse talzinho zap zap...nome brega!

    recentes

    populares

    • Sonia Ralla
      2014-06-03T18:45:09  

      se n gostou, então RALLA... HAHAHA

    recentes

    populares

    • Sonia Ralla
      2014-06-03T18:45:09  

      teu c que é brega

  • Luiz Assunção
    2014-06-04T06:03:35

    Quem já tem Whatsapp vai querer ZapZap pra quê?

  • Felipe
    2014-06-04T05:53:10

    monte de baba ovo. aposto que nunca saíram do país pra ver por ex os eua pensam sobre eles.

  • Felipe
    2014-06-04T05:49:51

    só comentário de vacilão. nunca saíram do brasil e gostam de babar um ovo. não sabem que são vistos como um bando de lixo la nos eua.

  • Ricardo Aquino
    2014-06-04T02:16:08  

    estou desenvolvendo uma app que vai revolucionar o mundo. aguardem

    recentes

    populares

    • Ricardo Aquino
      2014-06-04T02:16:08  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Leandro Portinari
    2014-06-03T20:54:56  

    Se ainda não tem a versão para IPHONE é porque o aplicativo é uma porcaria.

    recentes

    populares

    • Leandro Portinari
      2014-06-03T20:54:56  

      CHUPA ESSA!

    recentes

    populares

    • Leandro Portinari
      2014-06-03T20:54:56  

      e nego ainda continua sendo trouxa d achar q o Iphone é um bom telefone né...maldita maçã enganadora...

  • Barney Stinson
    2014-06-03T12:39:50  

    Não sei porque mas me dá uma raiva descontrolada quando vejo alguém chamar WhatsApp de Zap Zap.

    recentes

    populares

    • Barney Stinson
      2014-06-03T12:39:50  

      quando alguém chama whatsapp de zap zap me passa um atestado de incompetência na língua inglesa. (na verdade nem precisa de competência para falar, mas tem gente que insiste em dizer que é "difícil"... p u t z

    recentes

    populares

    • Barney Stinson
      2014-06-03T12:39:50  

      geralmente funkeiros falam ZAP ZAP.. KKKKKK

  • Bond Boca
    2014-06-03T22:38:23

    zapzap é meus ovos!!