Tablet

09/07/2014 09h25 - Atualizado em 09/07/2014 10h22

Android mantém arquivos guardados mesmo após reset, mostra estudo

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da empresa de segurança digital Avast conseguiram recuperar  milhares de arquivos e informações de dispositivos usados, mesmo após eles terem passado pela restauração de fábrica, também chamada de Hard Reset. Entre os dados estão desde e-mails e mensagens de texto, até mesmo fotos pessoais.

Vulnerabilidade no Android expõe pontos de acesso Wi-Fi; se proteja

Moto X, smartphone da Motorola  (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Pesquisadores conseguiram restaurar 70 mil fotos de aparelhos resetados (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Os pesquisadores testaram vinte smartphones Android que já tinham algum tempo de uso e utilizaram o recurso disponível no próprio software para restaurar o sistema. Depois de resetado, usaram uma série de programas como  o AccesData FTK Imager, muito utilizado no meio forense para recuperação de dados. O resultado foi assustador.

Dos vinte aparelhos que, teoricamente, estariam ‘limpos’ foram extraídos 750 mensagens de texto, 250 informações sobre contatos como nome e endereço de e-mail e 40 mil fotos, incluindo fotos pessoais. Além disso também foram visualizadas pesquisas realizadas no Google e uma informação sobre empréstimo realizado pelo antigo dono.

Como recuperar fotos e documentos do celular Android após formatação ? Comente no Fórum do TechTudo

O tema é preocupante visto que apenas no Ebay dos EUA são postos a venda todos os dias mais de 80 mil smartphones usados. Outro fator é que a população está cada vez mais colocando dados sensíveis, como informações bancárias e fotos íntimas nos aparelhos.

Diante deste novo cenário, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu recentemente que a polícia precisa pedir um mandado previamente para investigar dados de qualquer smartphone.

Para apagar completamente as informações dos aparelhos, os pesquisadores recomendaram a instalação do Avast! Anti-Thief em dispositivos Android. É sempre bom ressaltar, também, cautela na hora de tirar e enviar fotos e mensagens.

Via Cnet e Avast

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe
    2014-07-10T08:37:40

    esses reset dos celulares devem só apagar os programas instalados e arquivos do usuário, não devem de fato fazer uma formatação lenta que sobrescreve bit a bit. Sugiro usar softwares para remoção de fato de arquivos ou de sobrescrita da área livre do da memória, seja em android, iphone, whindows phone, Windows (8/7/XP), Linux, seja smartphone ou PC, tablet, etc, etc....

  • Felipe
    2014-07-10T08:33:24

    Discordo do título da reportagem. A questão de recuperar arquivos apagados (quando não se usa um programa específico par isso) ocorre também nos nossos computadores rodando Windows, Linux, ou qualquer coisa. Ocorre que memórias voláteis ou não sempre tem a informação de algum bit em cada posição. Se o sistema operacional fosse zerar todos os bits de cada arquivo que a gente apaga o processo iria demorar muito (acesso a disco é sempre um gargalo), então só é "apagada" a informação que ali existe um arquivo. Cabe a gente usar algum programa para apagar e sobrescrever todos os bits

  • Renan Magalhães
    2014-07-09T11:52:53  

    Só formatar e já era.

    recentes

    populares

    • Renan Magalhães
      2014-07-09T11:52:53  

      Será que lestes com atenção a matéria? Err.. "Depois de resetado, usaram uma série de programas como...". Então, é isso.

    recentes

    populares

    • Renan Magalhães
      2014-07-09T11:52:53  

      Esse techtudo faz muito alarde por pouca coisa. O Android nao faz nada de diferente do que por exemplo o Windows faz. Sempre que nos desfazemos de um HD devemos fazer uma formatação de baixo nível, isso é padrão. Para contornar o problema é bem simples, ative a criptografia dos seus dados no Android, assim mesmo recuperados, ficariam quase impossiveis de serem lidos.

  • Marcio Ribeiro
    2014-07-09T16:51:43

    se eu usar o AVG eu consigo o mesmo resultado.........

  • Guilherme Lima
    2014-07-09T16:40:42

    So podia ser Andorid.

  • LEANDRO VIEIRA
    2014-07-09T15:53:07

    Matéria tipicamente patrocinada pela AVAST.

  • Gabriela Garcia
    2014-07-09T15:51:15

    Depois que inventaram celular e internet, acabou a privacidade no mundo. Ainda bem que nunca passei nenhum dos meus aparelhos antigos a frente, até pq geralmente uso eles até pifar! rs

  • Edney Queiroz
    2014-07-09T11:24:33

    O ditado é certo: Uma imitação não é nada mais que uma imitação. E viva o android! SQN