16/07/2014 10h35 - Atualizado em 17/07/2014 17h48

Facebook exclui perfis brasileiros com 'nomes estranhos'

Melissa Cruz
por
Da redação

Usar o Facebook é simples. Basta se inscrever usando nome e e-mail para criar um perfil com foto, gostos pessoais e amigos. Porém, nem sempre é fácil. Alguns esbarram no primeiro passo. É o caso de Nilmar e Luís Henrique, que carregam no sobrenome palavras que a rede social considera ofensivas a ponto de desativar seus perfis, com base em normas de uso polêmicas.

Recrie no seu Facebook a polêmica experiência que manipulou feeds

Jovens têm problemas com Facebook por causa do sobrenome; entenda (Foto: Reprodução/Facebook)Jovens têm problemas com Facebook por causa do sobrenome; entenda (Foto: Reprodução/Facebook)



"No final de maio, meu primo falou para eu tentar entrar no meu Facebook, pois a conta dele não estava mais logando, com aviso de desabilitada. Mais tarde, nossa família foi excluída do Facebook", conta Nilmar Piroca, 25 anos, que entrou na rede social em 2010 e alega nunca ter recebido qualquer notificação ou advertência.

Caso semelhante acontece com Luís Henrique Fuck, de 23 anos. Ele conta que a rede social nunca aceitou seu sobrenome. "Ao criar uma conta ou, mais tarde, ao tentar modificá-la, aparece uma mensagem indicando que devo usar meu 'nome real'. Passei a abreviar e utilizar meu outro sobrenome", explica.

Nilma Piroca teve perfil no Facebook apagado por causa do seu sobrenome (Foto: Reprodução/Acervo Pessoal)Nilmar Piroca teve perfil no Facebook apagado por causa do seu sobrenome (Foto: Reprodução/Acervo Pessoal)

Os dois brasileiros foram impedidos de manter contas com seus nomes reais. Em função disso, o primeiro perdeu todos os dados armazenados por quatro anos, enquanto o segundo é obrigado a ocultar o sobrenome. Tudo isso acontece por conta da rígida política de uso: "O Facebook é uma comunidade na qual as pessoas usam suas identidades verdadeiras". Sendo assim, solicita que forneçam nomes reais, por razões de segurança. 

Entretanto, nem todos são aceitos. Os perfis com nomes que usam símbolos, números, repetição de caracteres ou pontuação, letras em mais de um idioma, apelidos ou palavras ofensivas, são desativados quando reconhecidos entre os demais. É aí que mora o problema: nomes considerados ofensivos.

Em contato com o TechTudo, o Facebook Brasil disse que não comenta casos específicos e orientou a cadastrar um nome alternativo e/ou entrar em contato por meio do formulário para problemas de login e acesso a perfis.

Familía banida

Segundo Nilmar, a perda de perfis aconteceu também com parentes. "Todos foram, sem aviso ou motivo algum, banidos, tendo suas contas apagadas. O aviso ao tentar logar ou entrar é de conta desabilitada", lamenta. Um passo atrás, Luís Henrique diz que toda a família procuram usar o nome de outro jeito. "Minha avó e muitos de meus primos escrevem o sobrenome apenas com "Fuc", sem o "k" no final. Outros, como eu e o meu irmão, apenas abreviam o Fuck ("F.") e usam outro sobrenome", conta.

Luís Felipe Fuck usa sobrenome de outras formas para evitar patrulha do Facebook (Foto: Reprodução/Acervo Pessoal)Luís Henrique Fuck usa sobrenome de outras formas para evitar patrulha do Facebook (Foto: Reprodução/Acervo Pessoal)

Em busca de uma solução, Nilmar conta que achou uma opção na Central de Ajuda do Facebook. "Escrevi que minha conta está desativada devido ao meu sobrenome e anexei minha CNH", reclama ele que perdeu informações importantes em grupos da faculdade, além de suas fotos pessoais.

Segundo o jovem, depois de preenchido o recurso com as informações solicitadas, foi enviado um email automático do Facebook que informava violação na Declaração de Direitos e Responsabilidade. "No final desse email, dizia que minha conta não poderia ser reativada de forma alguma, nem divulgar mais informações, e que essa é uma decisão final e não pode ser contestada", diz.

"Fiquei completamente arrasado e humilhado depois que tive a conta desabilitada. Ali eu armazenava contatos de familiares, amigos e profissionais. Sou da comissão dos formandos, havia informações importantíssimas na minha conta sobre tudo que envolve a formatura de mais de 25 pessoas", lamenta.

Final Feliz

No último dia 3 de julho, Nilmar conseguiu voltar ao Facebook, após sair da rede social. "Eu voltei. Depois de toda vergonha que passei", celebra em post público com a aprovação dos amigos. A vitória veio após uma rádio local do Rio Grande do Sul tornar sua história pública e atrair a atenção da rede social, que devolveu o seu perfil. O resto da família, no entanto, não teve a mesma felicidade - a política do site permanece inalterada.

Qual é a sua rede social favorita? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo. 

Se por um lado pra Nilmar as consequências foram piores, Luís Henrique conta que acha graça e leva as brincadeiras na esportiva. "Normalmente riem muito e pedem pra tirar foto do RG. Embora não seja um nome de significado muito positivo (em inglês), costuma ser bom para puxar assunto", se diverte. 

*Colaborou Karla Soares

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Nascimento
    2014-07-16T13:35:28  

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leandro Nascimento
      2014-07-16T13:35:28  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leandro Nascimento
      2014-07-16T13:35:28  

      Esses comentarios sao demais GILDETE SPIELBERGER! HAHAHAAHAHAHAHHAJAJAAJHAJAJA MORRIIIIII

  • Gabriel Pinto
    2015-11-13T17:47:54  

    fudeo

    recentes

    populares

    • Gabriel Pinto
      2015-11-13T17:47:54  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gabriel Pinto
      2015-11-13T17:47:54  

      Fudeo mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gildete Araujo
    2014-07-16T15:01:07  

    Santa ignorancia!!kkkktem muita gente aqui sem nocao! sobrenome nao se coloca porque quer.. eles sao adquiridos infelizmente! o meu é spielberger porque casei com alemao e fui obrigada a alterar,mas odeio esse nome,quando tenho que pronunciar na Brasil todos ficam tirando onda comigo,perguntando se sou familia do cineastra americano.

    recentes

    populares

    • Gildete Araujo
      2014-07-16T15:01:07  

      Santa ignorância dos comentaristas, hoje há a opção de colocar ou não o apelido de família do marido mas, se colocá-lo, só poderá retirá-lo com divórcio. Sobrenome não existe juridicamente. O correto é apelido de família.

    recentes

    populares

    • Gildete Araujo
      2014-07-16T15:01:07  

      Gildete... geralmente foi uma homenagem ao avô Gilberto e a avó Claudete kkkkk Troca o Gildete que não vai ficar tão desconexo...

  • John Doe
    2015-11-14T02:32:46

    só nome real? o que mais vejo lá sao fakes........Zuckerberg sabe de nada inocente

  • Ricardo Lourenço
    2014-07-16T11:55:22  

    Mas também né, assim parece até piada.

    recentes

    populares

    • Ricardo Lourenço
      2014-07-16T11:55:22  

      Super normal ter esses sobrenomes po kkkkkkkkkk

  • Fernando
    2015-11-13T15:58:06

    o Técnico to Internacional tem facebook ? kkkkkkkkkkkkkk

  • Lunana Silva
    2015-11-13T15:52:02

    Kkkk eu to rindo demais dos nomes desses usuários do g1 que estão reclamando!! um mais engraçado que o outro kkkk

  • Amanda Souza
    2014-07-17T10:05:25

    MÓ DÓ ... deve ter tido a infância bem da hora esses ai... mas não acho q devia virar noticia não.. ta tudo virando noticia ultimamente...

  • Alberto Carmo
    2014-10-05T18:49:09

    Este problema tem outras facetas.P/ ex., quem tem "Rui"(ou "Ruy") como nome, tem problemas na Rússia,onde existe uma palavra exatamente com este som (rui) que significa aquele monossílabo que também é usado como símbolo do Cobre, ou como é (era?)conhecida abreviadamente a California University,que-curiosamente hoje se chama University of Califórnia.Pode ser que os caras tenham se dado conta do significado chulo da abreviatura antiga,em português.Soube de americanos (há muitos anos) alunos ou ex-alunos, que vinham ao Brasil,como turistas, com camisetas dessa instituição.Ria-se deles.

  • Beto Valente
    2014-07-16T17:33:11  

    Eu desativei o meu perfil há mais de 02 anos e vivo muito bem, não sito falta, aliás, perdi aquela necessidade de ficar me expondo. Ninguém morre se deixar de usar...

    recentes

    populares

    • Beto Valente
      2014-07-16T17:33:11  

      kkkk isso aqui ta parecendo um AA do facebook... cada um dando seu depoimento sobre como sua vida mudou sem ele... kkkk facebookers anoninos... (p.s. nao estou tirando sarro de nenhum de voces, apenas comentando porque foi engraçado...)

    recentes

    populares

    • Beto Valente
      2014-07-16T17:33:11  

      A rede social engloba muito mais do que meros post's sobre novela, futebol, ida ao banheiro etc...nela é possível obter contatos, gerando assim portas para todas as áreas, seja na busca de emprego, seja no comercio de produtos, claro, filtrando bem as pessoas que você mesmo adiciona, conseguirá obter uma excelente ferramenta para tudo. Esse é o MEU ponto de vista, e nisso, cada um tem o SEU.

  • Fernando
    2014-07-19T13:15:01  

    sou mais a nova rede social frooid

    recentes

    populares

    • Fernando
      2014-07-19T13:15:01  

      Não cara, não.

  • Jairo Ribeiro
    2014-07-16T12:37:37

    O vizinho daqui do lado aqui foi excluído também, Jacinto Pinto o nome dele

  • Matheus Davila
    2014-07-17T21:54:27

    Meu Facebook Foi Excluído As 20:00 De Hoje E Criei Outro Perfil E Por Coincidência Esbarrei Nessa Matéria , Sei Que Meu Nome É Meio Esquisito Mais Nem Tanto Né ? '-'

  • Paulo Zuza
    2014-07-17T10:04:18

    brasileiro é fogo, para tudo se sente humilhado, arrasado e bla bla bla. deveria se sentir humilhado por roubarem nosso dinheiro todos os dias com essa qtd enorme de impostos que pagamos e pelos politicos que nos enganam

  • Antonio Godoi
    2014-07-17T09:58:28

    isso nao interessa a ninguem

  • Carlos
    2014-07-17T10:12:06

    nome é nome, o resto é sobrenome!!

  • Mariana Souza
    2014-07-17T09:45:59

    Coitado do P.ir0ca...se vai numa festa e para na porta: vai entrar ou não? Se tá sem grana: P.ir0ca tá duro

  • Mariana Souza
    2014-07-17T09:41:09

    Imagino o Nilmar chegando numa festa, parado na porta e os amigos perguntando: E aí Pi.roc4, vai entrar ou não???

  • Mariana Souza
    2014-07-17T09:37:13

    Imagina o Nilmar chegando a uma festa e parado na porta e os amigos perguntando: E aí Pir0ca, vai entrar ou não???

  • Danilo Junqueira
    2014-07-17T09:31:14

    É fácil resolver, cartórios passem a usar o facebook para validar os nomes na hora do registro, daqui a uns anos tudo estará resolvido.... kkkkk

  • Laercio Lima
    2014-07-17T04:15:31  

    Boa notícia essa onde as pessoas se interessam para o bom andamento das redes sociais, agora sendo proibido os cartórios de registrarem nomes estrangeiros ou de pais sem noções dos nomes esses problemas tende a diminuirem.

    recentes

    populares

    • Laercio Lima
      2014-07-17T04:15:31  

      concordo...

    recentes

    populares

    • Laercio Lima
      2014-07-17T04:15:31  

      Discordo, o pai tem direito de colocar o nome do filho com nomes estrangeiros. Principalmente por vivermos em um país onde é normal ter ascendencia de diversos lugares do planeta.

  • Danilo Junqueira
    2014-07-17T09:24:13

    É fácil resolver, cartórios passem a usar o Facebook para validar os nomes na hora do registro.... kkkkk

  • Evaldo Junior
    2014-07-17T09:19:30

    Troca de Rede social o Face book nao e a unica

  • Denis Santos
    2014-07-17T07:37:44  

    Imagina uma festa dos cidadãos da cidade de Tilambuco...

    recentes

    populares

    • Denis Santos
      2014-07-17T07:37:44  

      como chamam as pessoas que nascem nessa cidade ??

  • Cleber Oliveira
    2014-07-17T07:25:56  

    tantas coisas pra fazer,e um bando de comentarios indiotas.aff

    recentes

    populares

    • Cleber Oliveira
      2014-07-17T07:25:56  

      Inclusive o seu !!!!

    recentes

    populares

    • Cleber Oliveira
      2014-07-17T07:25:56