24/07/2014 06h02 - Atualizado em 03/10/2014 16h20

Fim do Orkut leva órfãos do Google para o VKontakte; conheça histórias

Karla Soares
por
Para o TechTudo

Dias depois do anúncio do fim do Orkut, usuários da rede social do Google encontraram um jeito para não perder completamente suas comunidades e contatos cultivados ao longo dos dez anos do serviço. Alguns brasileiros começaram a criar contas no VKontakte, ou simplesmente VK, uma rede social bastante completa, conhecida também como 'Facebook russo' com mais de 260 milhões cadastrados.

Como fazer backup do Orkut; salve fotos, scraps, depoimentos e perfil

VK (Foto: Divulgação/VK)VK, rede social contrata funcionários que falam português para receber o Brasil (Foto: Divulgação/VK)


A notícia do fim do Orkut fez o VK, que também tem comunidades virtuais, se tornar ainda mais conhecido, o que levou muita gente a testar o serviço. Foi o que aconteceu com a estudante Caroline Fagundes, de 17 anos. A jovem de Rio Verde, Goiás, diz que os elogios publicados por amigos e contatos no Facebook foram decisivos na hora de criar sua conta no VK.

A estudante Caroline Fagundes é uma das usuárias do Orkut que já migrou para o VKontakte (Foto: Arquivo pessoal)Caroline Fagundes é usuária do Orkut que migrou
seu perfil para o VK (Foto: Arquivo pessoal/TechTudo)

A similaridade com o Orkut também facilitou o uso. “Após poucas horas no VK fiquei bem feliz com o desempenho e me senti bastante familiarizada com a interface”, conta.

O desenhista Tiago Fernandes, de 32 anos, também citou a semelhança com a rede social do Google como fator decisivo na hora de entrar no serviço e criar um perfil. “Aqui [o VK] se assemelha bastante ao Orkut e tem as comunidades”, compara.

Para o rapaz de Campinas, São Paulo, quem utiliza as comunidades do Orkut vai preferir o VK ao Facebook. “O Facebook não tem o sistema de fórum nos grupos. A gente se perde. Se eu me afastar de lá por um mês, perco tudo do grupo”, explica.

Tiago também cita a privacidade como um dos pontos-chave no serviço que deve suceder o Orkut na sua preferência. Para ele, redes como o Facebook mostram pouca preocupação com o tema.

O desenhista Tiago Fernandes aposta na privacidade para se manter no VK (Foto: Arquivo pessoal)Desenhista, Tiago Fernandes aposta na privacidade
para usar o VK (Foto: Arquivo pessoal/TechTudo)

“No Facebook aparece tudo o que a gente faz, chamo aquela barra acima do chat de fofoca. Os amigos dos amigos, com quem nem tenho contato, veem tudo. O Orkut e o VK não têm isso. Se eu curtir ou comentar algo nem todo mundo vai ver o que eu faço”, pontua.

Apesar da ter apreciado a rede social russa, Tiago ainda questiona a decisão do Google de finalizar sua plataforma de relacionamento. “Fiquei desolado quando soube [da decisão]. Como pode o Google querer acabar assim com uma rede que tem toda uma história e muita gente que a usa?”, indaga.

Já Caroline vê o fim do Orkut e a corrida para o VK de forma positiva. “Minhas expectativas são grandes, [a rede] tem um potencial de crescimento enorme e tudo para haver uma migração em massa como ocorreu anos atrás para o Facebook”, projeta.

A estudante de Direito Emanuelle Garcia tem se divertido com o VK (Foto: Arquivo pessoal)A estudante de Direito Emanuelle Garcia tem se
divertido com o VK (Foto: Arquivo pessoal/TechTudo)

Quem também crê nisso é a estudante de Direito, Emanuelle Garcia. A jovem de Itueta, Minas Gerais, é pragmática ao afirmar que o Orkut teve sua boa fase, mas que agora é momento de seguir em frente.

Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

“O Orkut ficou marcado por ser a primeira rede social de muitos, as pessoas se preocupavam menos com o que iriam postar visto que as redes sociais não tinham a mesma dimensão que tem hoje”, afirma.

Para as duas jovens, entrar numa rede social com predominância de estrangeiros é a chance de fazer amizades e conhecer novas pessoas. Caroline diz que em poucos dias com perfil ativo no VK já fez amizades que ela considera “bastante peculiares”. “Alguns são russos e dois da Argélia, além dos brasileiros. A receptividade de todos fo notória”, conta animadamente. Emanuelle contou que foi adicionada por pessoas desconhecidas. “Estamos nos conhecendo e está sendo divertido”, afirmou.

Invasão verde e amarela

Os brasileiros já somam mais de 340 mil usuários no serviço que é conhecido como o “Orkut russo” e tem uma interface similar ao famoso site do Google. A chegada brasileiros fez com que o VK aperfeiçoasse a rede com novas funções e melhorasse o sistema de apresentações de comunidades e páginas públicas.

O porta-voz da rede, Georgy Lobushkin, informou ao TechTudo que a equipe de suporte do site passou a contar com funcionários fluentes em português do Brasil.

No VKontakte é possível compartilhar fotos, atualizar status e publicar links. A presença de comunidades é a maior semelhança entre a rede russa e o Orkut. Ela funcionam como grupos com comunidades descentralizadas à la fórum de discussão e também como páginas públicas.

Inicial do VK Destaque (Foto: Divulgação/VK)Perfil de Pavel Durov, fundador do VK, na sua própria rede social (Foto: Divulgação/VK)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Barros
    2014-07-24T11:29:53  

    Desculpe, mas vcs estão querendo realmente alavancar esta rede social nova, pois 300 mil brasileiros não é nada. Queria entender o motivo ... enquanto no facebook o tech tudo está bombando, querem dar tiro no próprio pé? Aposto que são um bando de garotos nesta redação... os ''anti'' Zuck ... beijinho no ombro pro recalque...

    recentes

    populares

    • Marcelo Barros
      2014-07-24T11:29:53  

      e se ele for gay, qual é o problema? Agora Fábio Soares, cria uma comunidade prea discutir isso...Marcelo 2 beijinhos no ombro pra esses recalcados!!! :)

    recentes

    populares

    • Marcelo Barros
      2014-07-24T11:29:53  

      Só um detalhe quando surgiu o Face pouca gente imaginava que o Face passasse o Orkut e não só passou como fez quebrar. Na informatica, tanto softwares, hardwares, portais, redes sociais, nada é eterno tudo tem tempo de vida, te cito grandes lideres de mercado que morreram: IBM, ITAUTEC, AOL, MIRC, ICQ, MSN, orkut, até os navegadores o Internet Explorer perdeu a liderança. E pode anotar que o próximo a ser derrotado vai ser o Windows.

  • Elias Fernandes
    2014-07-24T20:55:48  

    Nossa tomara mesmo que vão todas as tranqueiras do facebook pra lá...assim eleva o nível do face novamente....

    recentes

    populares

    • Elias Fernandes
      2014-07-24T20:55:48  

      As tranqueiras estão todas no facebook. Você não tem ideia do quanto o orkut estava um paraíso agora que vocês todos migraram pro facebook.

    recentes

    populares

    • Elias Fernandes
      2014-07-24T20:55:48  

      Elias não leve a mal, mais as tranqueiras a qual você se refere estão por toda a internet, não somente no facebook, VK, orkut, twiter e etc. Desde sites de poesias e frases de amor ate os de pornografia. Tem pra todo lado.

  • Artur Quadros
    2014-07-25T10:11:57

    Eu parei de ler no "Facebook RUSSO" !!!!

  • Roberson Arruda
    2014-07-25T04:45:55

    Abri minha conta no VK no dia 3 deste mês. Não procuramos uma rede social nova a princípio. Na verdade, com o anúncio do fim do Orkut, cada comunidade para se manter viva saiu em busca de uma plataforma que pudesse estar mais próxima do Orkut, algumas chegaram de pagar serviços de sites de hospedagens, até que começaram a sugestão pela plataforma do VK e isso se espalhou rapidamente pelas comunidades do Orkut no início deste mês, por ter o sistema de comunidade parecido com o Orkut. Continuaremos até o dia 30/set usando o Orkut, depois a migração final para o VK

  • Jhon Santos
    2014-07-25T01:22:26  

    Esta rolando uma grana para a globo fazer propaganda dessa rede social ,querem enfiar guela abaixo seus conceitos . kkkk

    recentes

    populares

    • Jhon Santos
      2014-07-25T01:22:26  

      Pelo visto você não é orkuteiro ativo das comunidades do Orkut. Pois desde o anúncio oficial do fim do Orkut que a galera já tinham tomado o VK como preferencia para migração, com rejeição ao Fofocabook.

  • Gg Izi
    2014-07-25T01:44:31  

    Globo ta forçando legal a barra para esta rede social ein

    recentes

    populares

    • Gg Izi
      2014-07-25T01:44:31  

      Não fala asneira. Quem é ainda ativo do orkut e das comunidades do orkut sabe que quando foi decretado o fim do Orkut, houve uma busca por uma rede social tão parecida e uma rejeição imediata ao fofocabook. O VK foi a preferência entre a maioria, e dia 30 de Setembro, a migração final ocorrerá.

  • Clinsmann Gouvêa
    2014-07-24T19:12:38  

    Até ontem o Orkut ainda estava lá, sem data de encerramento, pra todos usarem, mas a esmagadora maioria preferiu o Facebook! Não vejo como o VK mudaria o panorama, simplesmente por parecer com o Orkut!

    recentes

    populares

    • Clinsmann Gouvêa
      2014-07-24T19:12:38  

      não pense assim, na época que o orkut era febre, você imaginava que alguma outra rede social seria capaz de a derrubar??

    recentes

    populares

    • Clinsmann Gouvêa
      2014-07-24T19:12:38  

      O VK existe independente do Facebook, tem 260 milhões. O VK não está tentando ter os usuários do Facebook, são os orkuteiros que estão indo pro VK.

  • Nuec Protege
    2014-07-24T23:01:13

    As comunidades de música do VK são geniais. Vc douvir as músicas e tb baixá-las. Tudo bem q está em russo, mas o google traduz. E tem as russas, q são lindas!

  • Osbel Lopes
    2014-07-24T22:40:22

    A Globo não faz propaganda de graça. Não sabem de nada inocentes,

  • Andre Miranda
    2014-07-24T20:40:22

    Jamais serão!

  • Rafaela Menezes
    2014-07-24T20:24:20

    ''Eh, ôô, vida de gado Povo marcado, ê Povo feliz Eh, ôô, vida de gado Povo marcado, ê Povo feliz ''

  • John Trafoi
    2014-07-24T20:07:10

    modinha?

  • Carlos Hoses
    2014-07-24T10:16:08  

    E la vão os brasileiros de novo estragar outra rede social...

    recentes

    populares

    • Carlos Hoses
      2014-07-24T10:16:08  

      Parecem pragas! Dá raiva. Quando você pensa que achou um lugar bacana, discreto e estável para se refugiar do chiqueiro que virou o Facebook, vão e divulgam pra ralé entrar e estragar tudo de novo e de novo e de novo! Difícil.

  • Antonio Fernandez
    2014-07-24T12:31:35  

    mais uma rede social para ser recheada de gente feia,selfies grotescos e posts sem noção \0/

    recentes

    populares

    • Antonio Fernandez
      2014-07-24T12:31:35  

      vdd

    recentes

    populares

    • Antonio Fernandez
      2014-07-24T12:31:35  

      Ainda bem que uso a StudiVZ também. Lá eu tenho certeza que a "ralé" da web (trolls, nonsenses e exibicionistas toscos) nunca vai entrar.

  • Eric Silva
    2014-07-24T18:48:32

    É a deficiência que vejo no facebook, as comunidades organizadas e sobre um determinado assunto. Exemplo: No Orkut, antes de comprar um carro eu entrava nas comunidades só sobre aquele carro para ver os prós e os contras. Pow, tinha uma comunidade "Que filme é esse?". Você tentava passar alguma parte do filme que não lembra o nome que sempre alguém chegava e dizia qual filme era. Muito da hora. Fora outras comunidades. Vou tentar esse VK p/ ver.

  • Aglaecio Júnior
    2014-07-24T18:19:32

    Mark Zuckerberg comprando o VK em 5, 4, 3, 2, 1...

  • Leonardo Santos
    2014-07-24T17:18:46

    só para informarem, a VK não é nova, já tem ha muitos anos e é bemmmm melhor que o facebook!! E as Russas são lindas!

  • Moita Silva
    2014-07-24T14:45:22  

    Se for como o Orkut, só vai bombar de mano!! Rede social Russa, ou seja, rede social "comunista", tem que ter coragem. Vai agradar os Petebas!!!

    recentes

    populares

    • Moita Silva
      2014-07-24T14:45:22  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Daniel Fernando
    2014-07-24T13:47:27  

    Vk esta sendo usada para migração das comunidades do orkut...principalmente de esportes ( futebol,f1,MMA) por ter interface semelhante...quando o orkut morrer no dia 30 de setembro a maioria das grandes cmm iram migrar para la....eu mesmo ja tenho conta no vk enfim...espero q a galera do facebook nao migre para la...chega de modinhas.

    recentes

    populares

    • Daniel Fernando
      2014-07-24T13:47:27  

      agora já era...todo o munda sabe dele...f++++

    recentes

    populares

    • Daniel Fernando
      2014-07-24T13:47:27  

      nem queremos ir pra essa babaquice

  • Daniel Benitez
    2014-07-24T14:45:00

    Sindrome do "pique nique", a fonetica e a pronuncia do Brasileiro não cola com o idioma inglès, resta então qqer rede social em outro idioma mais facil, esquecem que esse tal de VK não e ussado no mundo afora virtual, lamentavel.

  • Fabiano Vieira
    2014-07-24T14:32:13  

    kkkkk se a pessoa quiser , nem seus amigos irão ver suas publicações na linha do tempo do facebook , o cara agora chega e fala que o face não tem privacidade e quem não é seu amigo pode ver tudo ... pra quem quer só !!

    recentes

    populares

    • Fabiano Vieira
      2014-07-24T14:32:13  

      bem lembrado!!! nada se inventa,tudo se copia

  • Tchelo Rodrigues
    2014-07-24T13:29:20

    Quem te Vk deixa o nome... Vou add!!!!!!!!!!!!!!

  • Tchelo Rodrigues
    2014-07-24T13:28:11

    Só espero que o Vk se mantenha e não fique mudando!

  • Tchelo Rodrigues
    2014-07-24T13:27:42

    Quem tiver Vk deixa o nome que eu vou add!

  • Tchelo Rodrigues
    2014-07-24T13:24:32

    Vk Somente Frases As melhores frases do VK! ;-)