Internet

09/07/2014 08h24 - Atualizado em 09/07/2014 11h36

Brasil e Alemanha superam todos os recordes do Twitter e do Facebook

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

A goleada por 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil pela semi-final da Copa Mundo de 2014 provocou uma enxurrada de comentários nas redes sociais e bateu novos recordes no Twitter e no Facebook. A partida, que gerou 35,6 milhões de tuítes, ganha o título de evento mais comentado do microblog. Já o Facebook reuniu 66 milhões de pessoas em mais de 200 milhões de interações durante o trágico jogo contra a seleção alemã, no Mineirão. O quinto gol, aos 29 minutos, foi o momento mais comentado.

Em clima de velório: Orkut vai acabar dia 30 de setembro de 2014; recupere seu perfil

Derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1 provoca recordes de comentários no Twitter (Foto: Divulgação/Facebook/Fifa)Derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1 provoca recordes de comentários no Twitter (Foto: Divulgação/Facebook/Fifa)


Brasil e Alemanha no Facebook

Segundo o Facebook, uma equipe de inteligência da rede social analisou o volume de conversação global em torno da partida, e levantou os dados: a semi-final teve o nível mais alto de conversas na rede social em comparação com todos os jogos da Copa do Mundo de 2014 até o momento.

Neste ranking, em segundo, está Brasil e Croácia, com 58 milhões de pessoas envolvidas nas conversas do Facebook, e Brasil e Chile, em terceiro, com 31 milhões de pessoas interagindo na rede.

Facebook bate recorde de interações com 66 milhões de posts, comentários e curtidas (Foto: Divulgação/Facebook)Facebook bate recorde de interações com 66 milhões de posts, comentários e curtidas (Foto: Divulgação/Facebook)


Mesmo fora da disputa após sofrer uma lesão na coluna, o jogador brasileiro Neymar Jr. foi 10 vezes mais comentado do que qualquer outro jogador em campo e teria sido o nº 1 no ranking do Facebook se tivesse jogado. O zagueiro Thiago Silva, suspenso por causa de um cartão amarelo, seria o nº 3.

Considerando quem estava em campo, foi feita uma lista dos jogadores mais citados nos comentários:

1. David Luiz 
2. Marcelo
3. Hulk 
4. Júlio César
5. Fred

Entre os jogadores mais comentados da Alemanha, estão:

1. Thomas Müller
2. Miroslav Klose 
3. Toni Kroos 
4. Mesut Özil
5. Sami Khedira 

Na contagem geral, o alemão Thomas Müller sai na frente do brasileiro David Luiz em popularide nas interações. Outro dado é de que um quarto da interação global foi responsabilidade dos torcedores do Brasil: 16 milhões de pessoas fizeram mais de 52 milhões de posts comentários e curtidas no país.

Entre os cinco momentos mais comentados no Facebook, estão:

1. O quarto gol de Sami Khedira numa sequência de apenas 7 minutos de jogo - o quinto gol na partida - deu à Alemanha uma vantagem de 5-0, com uma hora restante da partida (aos 29 minutos);

*No Twitter, o quinto gol também foi o momento mais comentado.

2. Toni Kroos marca seu segundo gol, aumentando a vantagem da Alemanha para 4-0 sobre um Brasil atordoado (26 minutos);

3. Toni Kroos dá à Alemanha uma vantagem de 3-0, apenas momentos depois do segundo gol de Klose (24 minutos); 

4. Miroslav Klose faz um gol para dar à Alemanha uma vantagem de 2-0, tornando-se o artilheiro líder da Copa do Mundo (23 minutos);

5. André Schürrle faz seu segundo gol no jogo, dando uma vantagem de 7-0 para a Alemanha. Este foi o maior número de gols já marcados por uma equipe na semi-final de Copa do Mundo (79 minutos). 

Brasil e Alemanha no Twitter

No microblog, a sequência de sete gols da Alemanha seguiu a mesma tendência e também gerou um alto volume de posts: 35,6 milhões. Dados da conta @TwitterData revelam que foi batido o recorde global de tuítes do jogo entre Brasil e Chile, também na Copa, que superou números do Super Bowl. Os posts deste que foi o jogo mais tuitado da história, foram contados apenas durante a transmissão da partida.

Brasil e Alemanha no Twitter somam 35,6 milhões de tuítes (Foto: Divulgação/Twitter)Brasil e Alemanha no Twitter somam 35,6 milhões de tuítes (Foto: Divulgação/Twitter)


Procurando culpados ou salvadores, os usuários do Twitter elegeram alguns nomes entre os 23 brasileiros convocados para a Copa. Dos jogadores em campo, os mais comentados da seleção brasileira foram: Julio Cesar, Oscar e Fred. Na seleção alemã, foram Klose, Kroos e Müller.

Jogadores mais comentados no Twitter de Brasil e Alemanha (Foto: Divulgação/Twitter)Jogadores mais comentados no Twitter de Brasil e Alemanha (Foto: Divulgação/Twitter)


O maior pico de tuítes por minuto (TPM) aconteceu aos 29 minutos no gol de Sami Khedira, que deixou o placar em 5-0 para a Alemanha. Foram 580,166 tuítes por minuto diante da goleada no Brasil. O recorde anterior pertencia ao jogo Brasil e Chile, com 388.985 TPM, quando Júlio César defendeu o último pênalti de Gonzalo Jara e deu a vitória ao Brasil em uma disputa difícil na Copa.   

O grito das hashtags #EuAcreditoBrasilRumoAoHexa, #RumoAoHexa, #JOGAPRAELE (em referência ao Neymar) e #SomosTodosNeymar deu lugar ao nome dos jogadores alemães Klose e Müller durante a sequência de gols.

A cada gol da Alemanha, o volume de tuítes e comentários no microblog aumentava, até atingir os mais de 580 mil posts a cada 60 segundos. Após o quinto gol da Alemanha, os internautas pareciam estar anestesiados e houve um momento de "quase silêncio" no microblog diante de tantas falhas.

Maior pico de tuítes por segundo foi no momento em que a Alemanha marcou o 5-0 (Foto: Divulgação/Twitter)Maior pico de tuítes por segundo foi no momento em que a Alemanha marcou o 5-0 (Foto: Divulgação/Twitter)





Outro gráfico do Twitter mostra o declínio no volume de posts após o quinto gol da Alemanha que praticamente calou a rede social. Os números parecem insuperáveis em ambas as redes sociais. Porém, vale lembrar que no próximo sábado e domingo será decidido o terceiro colocado em jogo disputado também pelo Brasil e o campeão da Copa do Mundo de 2014. As seleções de Holanda e Argentina jogam nesta quarta-feira por uma vaga na final do mundial contra a Alemanha.

Volume de tuítes explode no quinto gol e 'cala' torcida no microblog (Foto: Reprodução/Twitter)Volume de tuítes explode no quinto gol e 'cala' torcida no microblog (Foto: Reprodução/Twitter)


Qual é o melhor: FIFA 14 ou PES 14? Comente no Fórum do TechTudo.

Cansado da Copa? Saiba bloquear posts indesejados nas redes socias e ficar de fora das lamentações.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Lima
    2014-07-10T11:48:00

    Minha mulher ontem quando me acordava dizia: - Amor, já são 8. Eu acordei assustado e perguntei: - Oitavo gol da Alemanhã?

  • Xavier Brito
    2014-07-10T01:30:34  

    Na verdade quem deveria sair seria toda a cúpula corrupta da direção da CBF. Futebol e seleção já são patrimônio nacional. A CBF deve ser imediatamente subordinada ao Ministério dos Esportes e sua sede ser transferida para Brasília. Chega de desmandos desses incompetentes que só nos trazem fracassos e vexames, enquanto enriquecem às custas de falcatruas e tramoias escusas. Os brasileiros merecem coisa melhor. Chega de sofrimento e vexame com tudo neste País. Até o futebol que era motivo de alegria os safados transformaram em tormento e tristeza.

    recentes

    populares

    • Xavier Brito
      2014-07-10T01:30:34  

      Aí a FIFA suspenderia o Brasil, como suspendeu a Nigéria e suspende qualquer federação que sofre ingerência estatal ou governamental.

  • Marcio Dias
    2014-07-10T08:26:38

    Perguntaram ao julio cezar qual era seu numero de sorte!!! ele respondeu: 7 - ainda bem pensa se ele responde 9,10 ou 12 .........kkkkkkkkk

  • Rafael Nunes
    2014-07-10T07:00:57  

    Verdade tem que ser dita! Depois desse 7 a 1 estou desconfiado! A maior explicação que Felipão tem que dar é sobre o que tinha dentro daquela bolsa que ele deu pra Joachin Low antes de começar o jogo. O que vcs acham que tinha ali dentro hein

    recentes

    populares

    • Rafael Nunes
      2014-07-10T07:00:57  

      Cala a boca! Agora vem querer dizer que o Brasil vendeu o jogo? Faça-me o favor...

    recentes

    populares

    • Rafael Nunes
      2014-07-10T07:00:57  

      Infelizmente, para a comissão técninca, temos que saber ganhar, saber perder, e saber perder de goleada vergonhosamente. Torcerei para a Flalemanha.

  • Xavier Brito
    2014-07-09T19:29:16  

    Estão lamentando uma derrota de um timinho de milionários, dirigido por milionários e jogando para milionários. O Brasil não é só isso não, de jeito nenhum. Agora mesmo, mortes estão acontecendo, porque não temos justiça. Somos dirigidos por uma classe política, generalizadamente MAIS SUJA, INESCRUPULOSA e CORRUPTA do mundo. Temos um candidato dependente químico para presidente. Na Câmara e Senado, não temos partidos, mas quadrilhas organizadas. Estão roubando todas as nossas riquezas naturais. A cidade de S. Paulo esta quase sem água. E AINDA CHORAM POR ESSE FUTEBOLZINHO RIDÍCULO?

    recentes

    populares

    • Xavier Brito
      2014-07-09T19:29:16  

      sabe pq ainda choram por esse futebolzinho ridiculo? pq ainda eh a unica coisa que o brasileiro tinha orgulho nesse pais. mas depois do ultimo jogo, acho que podemos fechar as portas. nao critique os que amam o futebol. as vezes é a unica coisa que faz uma pessoa sofrida desse pais corrupto, sorrir.

  • Xavier Brito
    2014-07-09T20:04:42  

    Parece que este País está jogado às traças. É só corrupção, roubalheira, jogo de interesses e falta de seriedade em tudo. A política esta toda dominada por quadrilhas travestidas de partidos. É só corrupção generalizada em todo o País. A Mídia é toda inescrupulosa e manipuladora. Justiça não existe, só serve para proteger bandidos e safados. Onde vamos parar meu DEUS? Será que nunca seremos um País sério? ABRAM OS OLHOS MEU POVO.

    recentes

    populares

    • Xavier Brito
      2014-07-09T20:04:42  

      Falou tudo Xavier Brito meus Parabens

    recentes

    populares

    • Xavier Brito
      2014-07-09T20:04:42  

      e inacreditavelmente 5 pessoas (ate agora) acham que tudo isso que voce disse é mentira, que nada disso acontece... e devem ser os mesmos que vao votar em outubro.

  • Xavier Brito
    2014-07-10T01:27:52

    O Jornal Nacional da Globo, apresentou psicólogos falando em como superar a decepção que o futebol nos proporcionou. Foram apenas palavras vazias. Somente mudanças reais e sérias nos rumos do País, no esporte, na vida pública e política é que nos trariam alguma esperança. Mas como acreditar, se nada muda? Os mesmos corruptos e incompetentes, continuarão indefinidamente nos seus postos, fazendo as mesmas besteiras, roubando e tirando proveitos pessoais de seus cargos. É só hipocrisia. Na verdade, o que falta é coragem para provocar as mudanças reais que o povo necessita e deseja. Até quando?

  • Elismar Marinho
    2014-07-09T22:57:50

    pior foi para os torcedores do santos que sofreram denovo com 7 a 1kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Emerson Silva
    2014-07-09T22:50:21

    Que beleza em Brasil... que VEXAME! um vexame, acabaram de jogar o brasil no fundo do poço, fomos humilhados em nossa própria casa. e já que estamos no inferno, eu desejo mais... aqueles desgraçados vão perder sábado pra Holanda, por que não merecem nem o terceiro lugar, e verão a Argentina sendo campeã dentro do maracanã. Já que entraram pra historia como o vexame mundial, que este seja completo!!!

  • Elismar Marinho
    2014-07-09T22:41:36

    pior foi para os torcedores do santos que sofreram denovo com 7 a 1 kkkkkkkkkkkkkkk

  • Joceli Martins
    2014-07-09T22:36:47

    oxxi mas agora é só isso foi um jogo não a guerra mundial....

  • Cleverson Oliveira
    2014-07-09T22:28:27

    Parabens Alemanha,obrigado voces nao fizeram mais gol por respeito de Glorias de tecnicos e jogadores do passado voces foram humildes merecem respeito se nao fariam muitos 12xou 13x1 fora Felipao o vexame na verdade o seu os meritos da imcopetencia sao suas por nao conhecer taticas e respeito ao Povo Brasileiro a culpa é também da Midia Brasileira dos diregentes,dos Politicos que quizeram se promover com estes bandos de choroes me desculpe pelos erros de Portugues mas tomei coragem para dar meu desabafo. A entepo ainda obrigado ALEMANHA POR TER TIRADO O PÉ DO ACELERADOR.

  • Elismar Marinho
    2014-07-09T22:25:00

    FOI VITÓRIA DA ORGANIZAÇÃO DA SELEÇÃO ALEMÃ CONTRA A DESORGANIZAÇÃO BRASILEIRA.

  • Jean Magnenat
    2014-07-09T22:24:15

    Saudades daquêles tempos de quem goleava era nós Brasil..... Que vergonha inesquecível!

  • Xavier Brito
    2014-07-09T19:38:11

    A SELEÇÃO ESTRANGEIRA DA CBF E DA MÍDIA JÁ VIROU PÓ... O VIADUTO CAIU EM BELO HORIZONTE PORQUE FOI PLANTADO NO PÓ. AGORA, SERÁ QUE ESSA NOSSA MÍDIA INESCRUPULOSA E MANIPULADORA, TAMBÉM VAI CONSEGUIR JOGAR O BRASIL NO PÓ. TUDO LEVA A CRER QUE SIM, ELES SEMPRE ALCANÇAM SEUS OBJETIVOS. AFINAL COMO VEMOS AGORA, ELES SÃO EXTREMAMENTE COMPETENTES.

  • Xavier Brito
    2014-07-09T19:06:02

    A Argélia e a Costa Rica deram uma verdadeira aula de humildade e disciplina tática e técnica. Enfim mostraram como o futebol é simples e igualado, quando jogado com seriedade. A CBF deveria deixar a corrupção e arrogância de lado e se espelhar nestas seleções para recomeçar a reerguer a seleção brasileira e o nosso já há muito tempo, decadente futebol. Enquanto o futebol brasileiro estiver mergulhado neste mar de lama em que esta hoje e não mudar para ser dirigido com profissionalismo e seriedade, só vamos colher cada vez mais vexames e fracassos.

  • Xavier Brito
    2014-07-09T19:02:57

    A seleção que a mídia chama de brasileira, já há muito tempo foi vendida para a NIKE. O Campeonato Nacional é da Rede Globo, que manda e desmanda. Jornalistas e empresários é que convocam os seus jogadores para a seleção. Nosso futebol hoje é isso, uma piada. Chorar pra que? PARABÉNS BANDO DE HIPÓCRITAS!!! VOCÊS CONSEGUIRAM MATAR O FUTEBOL BRASILEIRO. Cadê a Música Popular Brasileira? Vocês também mataram... Finalmente agora as coisas estão do jeito que vocês sempre planejaram. MEUS PÊSAMES, BANDO DE RIDÍCULOS INCOMPETENTES.