30/07/2014 05h50 - Atualizado em 30/07/2014 10h15

Impressora 3D cria prótese 114 vezes mais barata para menino sem braço

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Impressora 3D é capaz de fabricar prótese de braço 99% mais barata do que "original" e ajuda menino deficiente, nos Estados Unidos. Alex Pring, de 6 anos, já nasceu sem o braço direito, e a prótese oferecida por seus médicos estava US$ 40 mil (R$ 89 mil em conversão direta). Com esse valor, seria possível comprar 114 próteses da versão de baixo custo, que saiu por US$ 350 (R$ 780). O modelo alternativo foi desenvolvido na Universidade da Califórnia, pelo doutorando Albert Manero, no curso de Engenharia Aeroespacial.

Amazon estreia portal para vender produtos criados por impressora 3D

Impressora 3D faz prótese até 100 vezes mais barata (Foto: Divulgação/Universidade da Flórida Central)Alex Pring e sua prótese de braço feita por impressora 3D (Foto: Divulgação/Universidade da Flórida Central)

Um dos sonhos de Alex era poder abraçar a mãe. Para o pesquisador, ver o rosto do garoto utilizando sua invenção foi algo "sem preço". Segundo Manero, sua mãe sempre disse que as pessoas deveriam mudar o mundo.

Alex Pring, agora com sua prótese, pode abraçar a mãe (Foto: Divulgação/E-nabling The Future)Alex Pring, agora com sua prótese, pode abraçar a mãe (Foto: Divulgação/E-nabling the Future)


Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

O braço mecânico produzido em impressão 3D também permite a reposição de peças que o compõem. A mão artificial custa US$ 20 (R$ 44), e o antebraço fica entre US$ 40 e US$ 50 (equivalente a R$ 89 e R$ 111). A prótese funciona com baterias. A marca Stratasys fez algumas doações para contribuir com o projeto de Manero.

A mãe do jovem, Alyson Pring, conheceu Albert Manero na rede E-nabling the Future. O site reúne entusiastas pela tecnologia 3D, sendo que uma das metas é ajudar crianças que não possuem mãos ou braços.

O caso de Alex Pring é mais uma prova de como a tecnologia de impressão 3D ainda pode revolucionar a vida das pessoas. Com um prótese criada por impressora 3D, Médicos no Reino Unido, por exemplo, já conseguiram reconstruir o rosto de um homem que caiu do quinto andar de um prédio. Além disso, graças também à tecnologia 3D, cirurgiões de Kentucky (EUA) diminuíram o número de incisões em uma cirurgia cardíaca realizada em um bebê de 14 meses.

Via TechTimes e MailOnline

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Paulo
    2014-07-30T10:42:56  

    esses cientistas não tem deus no coração..se tivessem todos saberiam q vao queimar no marmore do inferno..

    recentes

    populares

    • Luis Paulo
      2014-07-30T10:42:56  

      "Faz por onde e Eu te ajudarei"

    recentes

    populares

    • Luis Paulo
      2014-07-30T10:42:56  

      é incrível como ainda existe gente ignorante dessa forma no mundo...

  • Angelo Fernandes
    2014-07-30T12:06:08

    Lixo

  • Alvaro Vitor
    2014-07-30T11:23:50  

    Não vejo a hora desses produtos estarem a venda aqui no Brasil. Na UnB, se eu não me engano, há um projeto parecido, falei disso para a minha filha de 5 anos (que não tem a mãozinha esquerda) e ela me pediu para comprar uma para ela e disse que assim que tiver à venda comprarei. Minha reação na noite daquele dia foi chorar de gratidão a Deus e a esses cientistas.

    recentes

    populares

    • Alvaro Vitor
      2014-07-30T11:23:50  

      Olá irmão, procura no mercado livre que tem delas para vender. :) Boa Sorte:)

    recentes

    populares

    • Alvaro Vitor
      2014-07-30T11:23:50  

      segue a dica do Fernando,e outra, se quiser ajudar outras pessoas com a impressora, tenho certeza que as pessoas ajudarão , é só buscá-las, não creio em Deus, não, mas sei que tem muita gente de coração bom e disposta a ajudar, valeu! (Deus deve ser toda essa energia boa ao redor das pessoas que tentam acrescentar cor as vidas umas das outras)

  • Vânia Marques
    2014-07-31T09:30:35

    Luis Paulo, vc está com problema meu filho, vai se tratar, às vezes eu fico com receio de pessoas que pensam igual a vc. Deus dá a sabedoria ao homem, e está sabedoria é para se fazer coisas boas, porque Deus é bom, é nossa fortaleza, parabéns a ciência, espero que descubram a cura do câncer, pois esse sim é destruidor.

  • Paulo Baier
    2014-07-30T15:49:03

    Kid bengala vai ficar triste agora com geral criando novos membros.

  • Thatiane Ribeiro
    2014-07-31T08:44:49

    Lindo, Deus da sabedoria ao homem... Emocionada com esse abraço..

  • Alison Yoshimi
    2014-07-31T08:38:48

    Emocionante. Parabéns pelo garotinho..

  • Tampinha
    2014-07-31T08:37:15

    Parabéns PEDRO ZAMBARDA pela matéria, este tipo de matéria que faz a diferença.

  • Andre
    2014-07-31T08:07:40

    Luis Paulo, lamentável e desnecessário este seu comentário!

  • Andre
    2014-07-31T08:04:52

    Só quem tem filho pra saber o quanto vale o sorriso de uma criança, parabéns pela iniciativa do futuro Dr. Albert Manero. Felicidades Alex Pring, sucesso em sua vida!!

  • Rubem Cabral
    2014-07-31T05:55:01

    Muito bom ler uma notícia assim, em meio a tantas notícias ruins. Parabéns ao doutorando que criou tais próteses mais acessíveis: é um projeto fantástico! Não entendo a necessidade de se discutir religião num tópico desses. Ninguém com uma perna quebrada vai à igreja; vai ao hospital, onde gente que estudou poderá dar tratamento adequado. Como se podem condenar ações que visam somente o bem? Por causa de religião deveríamos não vacinar nossas crianças por acaso? É necessário se instruir mais, ler mais, e falar menos bobagens.

  • Carolina Braga
    2014-07-30T23:20:01

    Me emocionei com esse abraço. Só quem é mãe entende.

  • Enoch Brasil
    2014-07-30T16:58:21

    Sou uma pessoa que crê em Deus e procuro praticar minha Fé em Jesus Cristo. Creio que Deus deu inteligência aos homens de boa vontade para realizarem os milagres, como esse que foi relatado. Como podemos pensar que os meios utilizados para realizar a felicidade de uma criança pode ser condenada. Como podemos pensar inclusive que Deus é capaz de condenar qualquer pessoa que reconstrói a vida!?!?!?!?

  • Felipe Reichert
    2014-07-30T15:24:08

    E dizem que as gambiarras não são boas..

  • Lula Molusco
    2014-07-30T12:45:18  

    SERIA MUITO MAIS FÁCIL COLOCAR UM COPO DE AGUA EM CIMA DA TELEVISÃO PARA QUE O BISPO VALDEMIRO SANTIAGO DA IGREJA MUNDIAL DO REINO DE DEUS ORASSE -------------E ASSIM QUE A CRIANÇA BEBESSE A AGUA BENTA. O BRACINHO DELA VOLTARIA A CRESCER.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-07-30T12:45:18  

      É muita babaquice

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-07-30T12:45:18  

      a reza é tão forte que iria nascer uns 5 braços kkkkkkkk

  • Franciane Viana
    2014-07-30T14:27:25

    Coisa mais linda de se ver! A Tecnologia fazendo o bem! Será que tem p cachorros? rsrsrsr... Eu tenho uma cadelinha que não tem as patinhas traseiras, mas anda de boa com as de anteira na cadeirinha. Será que daria certo uma prótese dessa p ela? Vou dar uma pesquisada!

  • Roberto Tranchesi
    2014-07-30T14:26:48

    quem falou que a engenharia não faz milagres!!!

  • Claudiane Santos
    2014-07-30T13:44:28

    lindo

  • Ricardo Barreira
    2014-07-30T13:26:12

    parabéns aos cientistas pelo uso da tecnologia a favor do homem.

  • Herbertt Rabelo
    2014-07-30T12:49:55

    Parabéns aos cientistas por nos proporcionar tanta felicidade numa era de tanta tristeza!!! Continuem trabalhando em prol da humanidade!!!

  • Centemar Junior
    2014-07-30T12:33:16

    Achei bem interessante essa experiência, o nosso país tem que visar cada vez mais as tecnologias...

  • Maria Carmo
    2014-07-30T12:17:11

    Essa é uma noticia boa de se ler,como é gratificante ver no rosto desse garoto a felicidade de abraçar a mãe, espero ver isso logo em nosso País que é tão carente de tecnologia de baixo custo ao seu povo..Parabéns a esse cientistas...

  • Pedro Almeida
    2014-07-30T11:32:44

    Isso sim é Fantástico. *-* Parabéns! Uma coisa de baixo custo com o propósito de ajudar as pessoas! Usando o conhecimento para coisas de utilidade que realmente vale a pena.

  • Antonio Oliveira
    2014-07-30T11:04:21

    parabéns - otima noticia. vamos apoiar a ciencia. senhores politicos. já temos brasileiro trabalhando no estado unidos defendendo essa tese -- porque no brasil não possivel.

  • José Machado
    2014-07-30T10:46:48

    Tão pouco para tanto... esplêndido.