Internet

15/07/2014 10h27 - Atualizado em 18/07/2014 07h40

Lista curiosa reúne apps de Orkut até para gerenciar ‘fakes’; relembre

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Faltando meses para extinção do Orkut, que termina de vez em 30 de setembro, o saudosismo em torno da rede social só aumenta. Quem quiser amenizar a saudade pode relembrar aplicativos para a plataforma, muito populares quando ‘orkutizar’ era moda. Alguns ainda podem ser instalados, enquanto outros estão fora do ar. Confira a seleção de aplicativos e divirta-se nesse mar de nostalgia.

ICQ, Orkut, MSN, MySpace; que fim levaram os hits dos anos 90 e 2000?

Orkut é o mais novo serviço a ter a aposentadoria anunciada pelo Google (Foto: Divulgação/Orkut) (Foto: Orkut é o mais novo serviço a ter a aposentadoria anunciada pelo Google (Foto: Divulgação/Orkut))Veja lista que reúne aplicativos de Orkut; relembre (Foto: Divulgação/Orkut)


Orkut Cute

O brasileiro Orkut Cute tinha como principal atrativo a capacidade de gerenciar várias contas ao mesmo tempo, um eufemismo para administrar fakes - os famosos perfis falsos que lotavam a rede social. Ele também permitia mandar scraps em massa e possuía conectividade com o Google Talk. Com o declínio do seu inspirador, o aplicativo mudou o nome para Cute Cute, que ainda funciona.

O Curioso

O Curioso era perfeito para quem queria fuxicar a vida alheia sem ser dedurado pelo Orkut. O programa, já finalizado, rastreava perfis selecionados e enviava para o usuário o conteúdo dos scraps, desde que não tivessem sido bloqueados, somente os públicos. Tudo isso sem aparecer nos visitantes recentes, garantindo passe livre para "stalkear" contatos na rede social do Google.

O Curioso, site permitia acessar scraps sem 'dar bandeira' no Orkut (Foto: Reprodução/Curioso)O Curioso site permitia acessar scraps sem 'dar bandeira' no Orkut (Foto: Reprodução/Curioso)

Free Orkut Toolbar

A Free Orkut Toolbar é uma extensão para o browser Firefox que inclui uma barra de ferramentas com as principais funções do Orkut no navegador. Uma vez instalada, o browser também é equipado com a busca do Google, bloqueador de pop-ups, rádio, chat (bate-papo) e previsão do tempo.

Scrapboy

A ideia do Scrapboy é servir como entregador instantâneo de scraps. Com ele não é preciso mandar mensagens uma a uma, basta digitar o texto selecionar os amigos que você quer que receba. O aplicativo ainda está disponível para uso, mas agora também com suporte a Facebook e MySpace.

Scrapboy permite enviar scraps em massa (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Scrapboy permite enviar scraps em massa (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Scrapboy permite enviar scraps em massa (Foto: Reprodução/Raquel Freire)



Migrakut

O Migrakut foi um serviço que transferia todas as fotos de uma conta do Orkut para outra no Facebook automaticamente. O serviço, que já não funciona mais, foi bastante útil no processo de mudança entre as redes sociais. A API que permitia fazer isso com a rede social do Google foi retirada.

Me adiciona

Na ativa até hoje, o Me adiciona funciona como um perfil único que serve para várias redes sociais, como Orkut, Skype, YouTube, Twitter e outros. Assim, você não precisa adicionar seus contatos um a um em cada plataforma, basta enviar “meadiciona.com/voce” e o aplicativo faz o resto do trabalho.

Orkut Theme Generator

Personalizar a aparência do Orkut era uma grande preocupação de parte de seus usuários. Esse problema era resolvido com o Orkut Theme Generator, que permitia a criação de temas no site. Atualmente, sem utilidade, ele não está mais no ar. O Orkut incluiu temas próprios.

Marcador de Tópicos para Orkut

Como o nome já diz, o Marcador de Tópicos para Orkut servia para marcar posts nos tópicos de discussão das comunidades. A extensão para Google Chrome ainda pode ser usada e indica quais tópicos o usuário não leu e quais marcou como favorito na rede social.

Marcador de Tópicos para Orkut (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Marcador de Tópicos para Orkut (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Marcador de Tópicos para Orkut (Foto: Reprodução/Raquel Freire)


Tapkut

O Tapkut foi um aplicativo que fornecia acesso fácil às funções do Orkut direto do iPhone, da Apple. Ele permitia escrever scraps, ver o perfil de seus amigos, visualizar fotos, adicionar contatos ou mandar e receber depoimentos.

Tapkut fornecia acesso fácil às funções do Orkut direto do iPhone (Foto: Reprodução/Google)Tapkut fornecia acesso fácil às funções do Orkut direto do iPhone (Foto: Reprodução/Google)

Desenhos!

O Desenhos! era um aplicativo que introduzia um editor de imagens semelhante ao Paint no Orkut. Com isso, era possível compartilhar suas criações com amigos ou postar em comunidades sem necessidade de salvá-las no computador.

Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

Mobilekut

O Mobilekut possibilitava furar o bloqueio ao acesso à rede social, frequentemente posto em ambientes de trabalho ou instituições de ensino. Sua principal característica era o acesso a todas as áreas do Orkut, e não apenas os scraps, o que acontecia com a versão mobile oficial.

Orkutize.me

O Orkutize.me é um encurtador de URLs próprias do Orkut. Endereços de tópicos de discussão, fotos, mensagens ou perfil, tudo poderia ser simplificado com o aplicativo. O serviço permitia ainda digitar o nome do proprietário do perfil para facilitar a identificação do conteúdo.

Glitter Maker

Quem não se lembra dos gifs animados cheios de efeito de glitter no Orkut? Um dos ‘culpados’ é o Glitter Maker, que permite fazer upload de fotos e aplicar o efeito visual desejado. Atualmente, o código não funciona mais no Orkut, mas ainda pode ser gerado para outras páginas.

Glitter Maker (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Glitter Maker (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Formatador de Textos para Orkut

Outra ferramenta de personalização era o Formatador de Textos. O usuário podia destacar textos adicionando cor, nova fonte, aplicando efeitos como negrito, emoticons e inserção de links.

Orkut Manager

O Orkut Manager também serve para formatações variadas nos textos redigidos no Orkut. O conteúdo personalizado serve para qualquer parte da rede: scraps, depoimentos e tópicos de comunidades.

Twitgether

O Twitgether chegou no início do Twitter no Brasil, permitindo ao usuário receber o conteúdo do microblog dentro do Orkut. A aplicação permitia tuitar, retuitar, favoritar e enviar mensagens diretas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares