Internet

09/07/2014 08h00 - Atualizado em 09/07/2014 11h55

Lista tem 15 coisas que você vai sentir saudades com o fim do Orkut

Karla Soares
por
Para o TechTudo

Após o Google anunciar o fim do Orkut em setembro de 2014 para se dedicar a plataformas como YouTube, Blogger e Google+, a Internet brasileira foi tomada por um clima de saudade. Em outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook, internautas relembram a trajetória da rede social que sai de cena pouco depois de completar 10 anos. O TechTudo fez uma lista com 15 funções e características exclusivas do site criado pelo engenheiro turco Orkut Büyükkokten, que você certamente sentirá falta.

Como exportar seus álbuns de fotos do Orkut para o Google+

O Orkut foi lançado em 2004 e fecha as portas em setembro deste ano (Foto: Coletivo Mambembe/Flickr)O Orkut foi lançado em 2004 e fecha as portas em setembro deste ano (Foto: Coletivo Mambembe/Flickr/CC)

1) Depoimento

A possibilidade de enviar depoimentos com elogios e declarações aos amigos sempre foi um dos maiores atrativos da rede social. Muitos usuários adaptaram a finalidade dos testemunhos e passaram a usar a ferramenta para o envio de mensagens privadas (inbox) com fofocas e cantadas que, obviamente, não podiam ser lidas por qualquer pessoa. O alerta de “Não publicar” vai deixar saudade.

A página de scraps do Orkut (Foto: Reprodução/TechTudo) (Foto: A página de scraps do Orkut (Foto: Reprodução/TechTudo))A página de scraps do Orkut (Foto: Reprodução/TechTudo)


2) Scraps

Espaço para troca de mensagens cheias de emoticons, gifs e animações, o mural de recados ajudava não só na comunicação, como também a "stalkear" os amigos, namorados, familiares e, claro, rivais.

3) GIFs

O Orkut e os GIFs nasceram um para o outro e, neste ponto, é provável que o Facebook nunca consiga superá-lo. As páginas da rede social do Google ficaram mais coloridas com ursinhos, flores, bonecas e corações animados, que anos depois passaram a fazer sucesso em redes como Twitter e Tumblr.

Os ícones de cubo de gelo, coração e sorriso mediam a popularidade do usuário entre seus amigos (Foto: Reprodução/Orkut) (Foto: Os ícones de cubo de gelo, coração e sorriso mediam a popularidade do usuário entre seus amigos (Foto: Reprodução/Orkut))Os ícones de cubo de gelo, coração e sorriso mediam a popularidade entre amigos (Foto: Reprodução/Orkut)


4) Comunidades

As comunidades foram o maior destaque do Orkut. Todos os tipos de assuntos, sejam eles úteis ou não, ganhavam discussão no formato de fórum – diferente do sistema de grupos utilizado pelo Facebook. Já os temas que fugiam do proposto para aquele espaço vinham organizados com o “off Topic”, o que facilitava a navegação e visualização das conversas realmente importantes e as respostas sobre elas.

#melhorescomunidades: Hashtag no Twitter relembra as melhores comunidades

5) Ranking

A reputação do usuário foi medida até 2009 por quatro ícones: o sorriso para demonstrar a porcentagem de confiabilidade, o cubo de gelo com o percentual de pessoas que o achavam legal e o trio de corações representando o quanto alguém era considerado sexy pelos amigos da rede. A estrela amarela e o número correspondente mostravam o total de fãs. Tanto os cubos, quanto o sorriso e trio de corações foram eliminados no redesenho do Orkut em 2009. Apenas a estrela permaneceu até o fim.

6) Sorte do dia

Misto de afago e mensagem motivacional, a sorte do dia era a frase para incentivar o usuário a começar sua rotina. Conteúdos com valorização da autoestima e superaçã davam força à ferramenta.

Sorte do Dia, um sucesso do Orkut (Foto: Reprodução/Google/Orkut)Sorte do Dia, um sucesso do Orkut (Foto: Reprodução/Google/Orkut)


7) BuddyPoke

Criado para ser a reação aos jogos viciantes lançados pelo Facebook, o BuddyPoke permitia criar um avatar animado fiel à aparência do usuário. A rede social também turbinou o app com avatares em GIF.

Colheita Feliz e Buddy Poke: relembre os jogos que fizeram sucesso no Orkut

Buddy Poke: Interagir com os amigos via avatar era moda (Foto: Buddy Poke: Interagir com os amigos via avatar era moda)Buddy Poke: Interagir com os amigos via avatar era moda no Orkut (Foto: Buddy Poke/Orkut)


8) Temas

A possibilidade de personalizar a página do perfil foi uma das grandes novidades lançadas pelo Orkut em 2010, com o “Novo Orkut”. Os usuários podiam decorar sua páginas pessoais com desenhos e papéis de parede, usando temas como futebol e música, da cor que fosse de sua preferência.

9) Selos

No mesmo redesenho de 2010, o Orkut criou ferramenta de selos. Ela mapeava a interação do usuário com o Orkut e conferia selos e medalhas para o tempo que o usuário estava na rede. Há a opção de mostrar ou não as medalhas no perfil. Ainda dá tempo? Saiba como ganhar todos os selos do Orkut.

Selo de mestre em Orkut (Foto: Reprodução/Google/Orkut)Selo de mestre em Orkut (Foto: Reprodução/Google/Orkut)


10) Visitante recente

Ao contrário do Facebook, onde a ‘espiadinha’ ao perfil alheio é anônima, o Orkut sempre permitiu visualizar os visitantes recentes. Por meio dela era possível saber quem viu seu perfil. Entretanto, ao habilitar a função, o usuário também aparecia no visualizador das pessoas que visitava.

11) Aplicativos

Em 2008, a rede lançou aplicativos e os integrou à aba de atividades, mostrando aos amigos todos os apps adicionados. Entre os primeiros a serem lançados estavam o famoso BuboMe e o iRead. Quer saber como continuar jogando os games e usando aplicativos do Orkut no Google+? Veja esta dica.

Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

12) Fakes

Quem nunca esbarrou em ídolos teen como Britney Spears no Orkut, provavelmente perdeu a chance de interagir com pessoas que usavam fotos de cantoras, atrizes e celebridades em seus perfis falsos da rede social. Durante muitos anos, usuários da rede social se divertiram ao se passarem por outras pessoas, experimentando o limite entre a fantasia e a realidade que não é permitido no Facebook.

Convites para o Orkut, quem não lembra de ter pedido ou enviado um? (Foto: Reprodução/Google/Orkut)Convites para o Orkut, quem não lembra de ter pedido ou enviado um? (Foto: Reprodução/Google/Orkut)


13) Convites para o Orkut

Nas primeiras fases, o acesso ao Orkut era restrito. Como numa balada super VIP, só entrava no site de relacionamentos quem recebesse convite de um amigo. Após anos com acesso liberado para todos, o Orkut recorreu novamente à ideia de exclusividade no lançamento do Novo Orkut, quando só usuários convidados tinham acesso ao novo layout da rede.

14) Migrakut

O aplicativo criado pelo brasileiro Rafael Zanoni permitia copiar fotos e álbuns do Orkut e importá-los para o Facebook. Bastava conceder permissão ao app no Facebook, selecionar os álbuns e copiá-los. Depois de o app ficar famoso, o Google impediu a exportação de dados do Orkut direto para o Facebook. Atualmente, só é possível baixar scraps, fotos e dados para o computador, com o Google Takeout.

Orkut Ao Vivo (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Comunidade do Orkut Ao Vivo (Foto: Reprodução/Google/Orkut)


15) Orkut ao Vivo

A rede social apostou no lançamento do Orkut Ao Vivo em 2011. O canal trazia entrevistas e shows em formato intimista transmitidos via YouTube. A cantora Pitty foi a primeira a participar do projeto, que também contou com nomes como Sandy, Fiuk, Fresno, O Rappa, entre outras estrelas nacionais. O projeto continua no YouTube agora "powered by Google+" como Google Plus Ao Vivo.

Bônus: Blog do Orkut

Imagina-se que, com o fim do Orkut, o Google não manterá o tradicional blog com dicas para a rede social e posts sobre os eventos importantes na plataforma. O último deles é o mais fúnebre. Com título de "Adeus ao Orkut", coube ao endereço blog.orkut.com dar o último suspiro da rede social.

Blog do Orkut (Foto: Reprodução/Google/Orkut)Blog do Orkut (Foto: Reprodução/Google/Orkut)


Dez perguntas e respostas sobre o fim do Orkut; entenda tudo e saiba como recuperar as suas fotos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mussum Cacildis
    2014-07-10T08:38:48

    Saudades de gifs? Por isso que o facebook faz mais sucesso, pq não tem essa poluição visual...

  • Mario Andrade
    2014-09-28T21:08:39

    Orkut fez História...quantos amigos que não víamos a um bom tempo...deixará muitas saudades ...

  • Cássia Damacena
    2014-07-10T08:56:42  

    "Após o Google anunciar o fim do Orkut em setembro de 2014" (...) Ops! Setembro de 2014?

    recentes

    populares

    • Cássia Damacena
      2014-07-10T08:56:42  

      Sim Cássia, o Orkut vai ter seu fim em setembro de 2014 e não o anúncio que foi nessa data.

    recentes

    populares

    • Cássia Damacena
      2014-07-10T08:56:42  

      Ai! Que burra! Da zero pra ela! rsrsrs

  • Melquizedec Santos
    2014-07-09T23:08:25  

    Fla oficial, foligo de vida. Quem n conhece so tem nome de vivo pois estar morto ou vegeta.

    recentes

    populares

    • Melquizedec Santos
      2014-07-09T23:08:25  

      Lord e o Passarinho me baniram huehue

  • Felipe Coelho
    2014-07-10T09:30:07

    Não vai deixar saudade alguma, cantadas e mensagens em off, quantos relacionamentos não foram por agua abaixo por isto? ainda bem que acabou!

  • Flavio Junior
    2014-07-10T08:22:52

    puuuts, lembrei do meu colegial !!! agora estou aqui sentado numa cadeira de escritório, com um chefe chato na minha frente, e sem aquela zoeira da época de escola !!! fazer oq néé hahahahaha

  • Charles Silva
    2014-07-10T03:39:36

    sdds fla oficial

  • Leandro Pontes
    2014-07-09T22:35:33

    Não consigo entrar no Orkut!!! so da senha invalida e etc...

  • Silvio Peixoto
    2014-07-09T22:04:30

    15??? eu não consigo lembrar de uma.

  • Lula Molusco
    2014-07-09T20:03:22

    QUANDO EU ERA ADOLESCENTE HAKIEI MUITOS PERFIS DO ORKUT FAZENDO O EMAIL IGUAL AO DO ORKUT. ---HOJE SOU PAI DE FAMÍLIA E ME SINTO ARREPENDIDO DE TER FEITO ISSO. ----------------------GOSTARIA DE DEVOLVER OS PERFIS ROBADOS. MAS INFELIZMENTE NÃO VAI ADIANTAR MAIS.

  • Justiceiro Implacável
    2014-07-09T15:42:28

    Saudades de que?... Ninguém usa mais há tempos

  • Felipe Dean
    2014-07-09T15:40:59

    Firstando como se nao houvesse amanhã FLA OFICIAL RULES

  • Felipe Dean
    2014-07-09T15:40:12

    Sem Fla Oficial? kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bruno Alves
    2014-07-09T10:16:23

    Repete o 12 duas vezes, então são 16 e não 15

  • Bruno Alves
    2014-07-09T10:12:37

    Tem 16 ae hein kk