Internet

15/07/2014 09h31 - Atualizado em 26/07/2016 19h14

O que é Microsoft Silverlight?

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Microsoft Silverlight é uma ferramenta de desenvolvimento para criação de programas sofisticados para várias plataformas, muito usado em jogos e vídeos. Apesar de pouco conhecido, o plugin gratuito já está em sua quinta versão, tendo como principal concorrente o Adobe Flash Player.

Saiba quais tecnologias podem substituir o Flash Player nos sites

É desenvolvido no framework do .NET e possui suporte para navegadores e sistemas operacionais. O Silverlight também é compatível com diversas linguagens de programação, como Visual Basic, JavaScript (AJAX) e C, o que amplia o leque para programadores criarem conteúdos ricos para Internet.

Silverlight é um plugin gratuito concorrente do Flash (Foto: Divulgação/Microsoft)Silverlight é um plugin gratuito concorrente do Flash (Foto: Divulgação/Microsoft)

Muitos serviços populares usam a plataforma da Microsoft, como o Netflix. Isso se deve, em grande parte, à sua capacidade de exibir conteúdo em HD rapidamente, graças ao carregamento inteligente dos vídeos.

Além disso, a transmissão por meio desse plugin dispensa outras ferramentas, possui qualidade superior a de DVDs (HDTV) e permite hospedar arquivos maiores que 4 GB.

Há outras finalidades para a ferramenta, que pode ser usada em aplicações voltadas para o mundo empresarial ou em dispositivos móveis.

A facilidade de instalação e tamanho reduzido (6 MB) poderiam auxiliar na sua popularização, mas passados sete anos desde que foi criado, fica a dúvida sobre o êxito do programa.

Na sua opinião, o Silverlight é indispensável ou não? Comente no Fórum do TechTudo.

Data do fim do suporte ao Microsoft Silverlight (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Data do fim do suporte ao Microsoft Silverlight (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Alguns especialistas apontam que o HTML5 “matou” o Silverlight, uma vez que os novos navegadores dispensam a tecnologia (bem como o Flash). Mas ainda que a morte aconteça, ela deve demorar.

Pelo menos é o que indica a página da Microsoft sobre o ciclo de vida de seus produtos, onde o término do suporte ao Silverlight é programado para 2021. Até lá, tudo pode acontecer – até ele tomar o lugar do software da Adobe.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edgard Santos
    2014-07-15T09:45:28  

    Silverlight??? Trabalho com desenvolvimento há anos e nunca vou utilizar Silverlight. Plugin??? ta louco, nunca!!!

    recentes

    populares

    • Edgard Santos
      2014-07-15T09:45:28  

      A console de manutenção do Windows Azure na sua primeira versão é feito em Silverlight, já usou ele? É sensacional, concordo que o html5 provavelmente suplante, mas acredito que toda tecnologia tem seu lugar para uso.

    recentes

    populares

    • Edgard Santos
      2014-07-15T09:45:28  

      Rafael Wolf, então aproveita e faz seus projetos no clássico Asp ou até mesmo em WebForms. Se existe o Html 5 pra que usar o SilverLight? Alguém ai faz em Flash?? kkkk. Estudem o Adobe Edge galera de Flash!!!