Internet

28/07/2014 18h32 - Atualizado em 28/07/2014 19h03

Qual a diferença entre Adobe Shockwave Player e Adobe Flash Player?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Alguns sites exigem o uso de um plugin no navegador, como o Adobe Shockwave Player e o Adobe Flash Player, para rodar 100%. Mas, você sabe qual é a diferença entre essas duas tecnologias? Veja os detalhes de cada recurso da Adobe e como são usados no browser, no dia a dia do internauta.

Como atualizar o Adobe Flash Player

Conheça a diferença entre os recursos da Adobe (Foto: Arte/TechTudo)Conheça a diferença entre os recursos da Adobe (Foto: Arte/TechTudo)

O Adobe Shockwave Player e o Adobe Flash Player são duas tecnologias criadas inicialmente pela Macromedia e, que depois da aquisição dessa desenvolvedora, tornaram-se propriedade da Adobe.

Ambas são amplamente utilizadas na Internet e importantes por causa do alto nível de personalização e interatividade que permitem colocar nos sites. Os recursos são usados principalmente para a criação de aplicações web, como jogos online, aplicações gráficas animadas ou interativas. Por causa dessas similaridades, é comum o usuário ficar em dúvida sobre a diferença de cada uma. 

Sem entrar muito na parte técnica, a principal diferença entre elas está no grau de complexidade de sua aplicação: a Shockwave é menos conhecida, mais cara, voltada para especialistas e a única ferramenta disponível para a sua produção e manipulação é o Macromedia Director. Já o Adobe Flash é praticamente o oposto: é mais conhecido, fácil, destinado para webdesigners e programadores web em geral, pode ser produzido por várias ferramentas, além de ser uma tecnologia com recursos baratos e de fácil assimilação.

Como evitar que o notebook fique lento com uso do Adobe Reader? Descubra no Fórum do TechTudo.

Já do ponto de vista técnico é necessário saber que são dois produtos distintos e construidos com base em pressupostos, arquiteturas e objetivos bem diferentes. Mas, na prática, o Shockwave é usado para transmissão de vídeos, músicas e principalmente rodar os jogos online, enquanto que a principal função do Flash é rodar vídeos e animações em páginas da web.

Esclarecidas as principais diferenças, é importante saber que o Shockwave já foi o maior plugin de reprodução gráfica até a introdução do Flash. Ou seja, este último é uma tecnologia mais simples, leve e popular para tarefas menos pesadas. Isso também explica o motivo do Flash ser mais popular na web.

Felizmente, a confusão entre as duas tecnologias não é algo que atrapalhe a vida do usuário final. O que importa para o internauta é que, ao abrir um site que use uma delas, tudo funcione e permita acessar com a melhor experiência possível - seja um projeto mais complexo ou mais simples.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Barros
    2014-07-29T08:34:09

    O colega Edivaldo devia dar uma pesquisada... A tendência para ambas tecnologias é a descontinuação... O macromedia já é bem menos expressivo e o flash ainda resiste mas inevitavelmente o HTML5 será o mais presente dentro de algum tempo.

  • Antonio Souza
    2014-07-28T19:04:41

    Esse tipo de tecnologia tinha que desaparece das páginas da web. Um saco. Eu desativo e só ativo quando não tem jeito mesmo. Ultimamente poucas páginas atrasadas ainda usam isso.