Internet

05/07/2014 08h00 - Atualizado em 07/07/2014 09h28

Quem é Orkut Büyükkokten?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Orkut Büyükkökten. Se o sobrenome é de difícil pronúncia e, provavelmente, muitas pessoas nunca ouviram na vida, o primeiro é bem famoso. Ou, pelo menos, era. Afinal, é assim que se chama uma rede social que foi, por alguns anos, a maior do Brasil, absoluta, antes do “boom” do Facebook. E, agora que ela está para ser retirada do ar pelo Google, o TechTudo relembra a trajetória do criador da rede social.

Orkut encerra dia 30 de setembro de 2014; saiba recuperar seu perfil

Orkut Büyükkökten com seu perfil no Orkut (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Orkut Büyükkökten com seu perfil no Orkut (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Engenheiro de software, o turco desenvolveu duas redes sociais antes de, enfim, acertar na criação do Orkut. Começou a trabalhar com comunidades online ainda em 2000, quando tinha apenas 25 anos. Sua primeira rede foi o Club Nexus, de 2001, na universidade de Stanford. Foi a primeira rede social voltada para universitários do mundo todo. Era um sistema para comunicação online entre os alunos.

Esta primeira empreitada alcançou mais de duas mil pessoas. O sucesso fez com que ele criasse a inCircle, voltada para a associação de alunos da Stanford. A rede era dedicada aos grupos de estudo. Ali, Büyükkökten começava a ganhar a experiência necessária para o maior projeto da sua vida. Exatos três anos depois, viria a ter uma rede social com o seu próprio nome.

Orkut se formou em Engenharia da Computação e Informação da Ciência na Bilkent University, em Ankara, e tornou-se PHD em Ciências da Computação por Stanford em 2002. Lá, realizou uma pesquisa sobre buscas na web e PDA eficiente. Trabalhou na Affinity Engines, na época que desenvolveu o InCircle, antes de ir para o Google.

Contratado pela gigante das buscas como gerente de produtos, decidiu dedicar 20% do seu tempo ao trabalho em uma nova rede social (o Google recomenda que os empregados façam isso: dediquem parte do dia a projetos pessoais). À época, dizia ter o sonho de conectar todos os usuários de Internet, permitindo que eles se relacionassem entre si. A dedicação foi tanta que a então diretora Marissa Mayer resolveu “recompensá-lo” dando à rede social o nome de seu fundador: Orkut.com.

Orkut.com

Lançado em 24 de janeiro de 2004, tinha como alvo inicial os Estados Unidos, porém se popularizou mesmo foi na Índia e no Brasil, onde chegou a ter mais de 40 milhões de usuários. O sucesso foi tanto no país que o Google Brasil passou a ser o responsável pela rede social em todo o mundo durante o ano de 2008, quando ele também passou por diversas reformulações visuais e ganhou novo logo.

Comunidade do TechTudo no Orkut (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Comunidade do TechTudo no Orkut (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O Orkut fez muito mais sucesso do que o Facebook no início da “febre” das redes sociais do Brasil. Tinha como grande atrativo as comunidades, em que havia discussões sobre diversos temas. Os depoimentos, que também eram usados para mandar “mensagens secretas”, as avaliações com rostinhos, cubos de gelo e coraçõezinhos, e os scraps também era marcas registradas do site.

Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

Depois de um enorme sucesso por cerca de três a quatro anos, passou a declinar com o crescimento de outras redes sociais. O próprio Google lançou uma nova alternativa, o Google+. O Facebook virou o maior do mundo no ramo, o Twitter surgiu e o Orkut, em 2013, já havia perdido quase 96% dos usuários. No dia 30 de setembro de 2014, tudo se encerra e deixará muitas memórias aos brasileiros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David Silva
    2014-07-07T14:30:52

    Em breve o Facebook vai ter o mesmo destino...fica esperto Mark Zuckerberg

  • Ana Costa
    2014-07-05T14:36:13

    Nao faça isso, deixe o orkut.