10/07/2014 08h08 - Atualizado em 10/07/2014 09h35

WhatsApp ou ICQ? Veja qual mensageiro para celular é o top

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O renascimento do ICQ, com o lançamento de uma versão mobile bastante completa, dá aos usuários de smartphones uma nova e interessante opção de mensageiro para o celular e para o WhatsApp um concorrente de peso. Por isso, o TechTudo compara os atrativos dos apps e responde qual deles é o melhor. 

Veja como proteger o seu WhatsApp de hackers

Whatsapp ou ICQ? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)Whatsapp ou ICQ? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)


Interface: ICQ tem visual mais moderno

WhatsApp e ICQ têm visuais parecidos, porém com uma leve vantagem do ICQ, talvez pelo fato de ele ter sido lançado depois. Ele tem um layout mais moderno, até com uma série de emoticons novos. A página mostrando as mensagens é praticamente igual nos dois, e os menus também. A interna dos chats, porém, é melhor trabalhada no ICQ.

Confira a diferença visual entre os apps (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Confira a diferença visual entre os apps (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Desempenho: WhatsApp teve problemas recentemente

Ainda não se sabe como será o desempenho do ICQ a longo prazo. Entretanto, ele se saiu muito bem suportando o “boom” da adoção dos usuários assim que foi lançado. A quantidade de downloads provavelmente foi bem grande, mas mesmo assim o serviço não caiu e continuou funcionando normalmente.

O WhatsApp, por outro lado, vem ficando famoso pelas suas falhas de desempenho. O mensageiro sofreu com muitas quedas de serviço nos últimos meses – especialmente após ser comprado pelo Facebook. Em condições normais, os dois são equivalentes e apresentam bom desempenho, mas é preciso ter atenção ao longo prazo.

Funcionalidades: Com chamadas de vídeo, ICQ leva a melhor

Aqui está a grande vantagem do ICQ. A começar pelas chamadas de vídeo, algo que o WhatsApp não oferece. O ICQ pode ser comparado mais com o Skype, já que o app é multiplataformas, tendo também uma versão web e programa para PC e possui opção de videoconferência. Além disso, ele envia mensagens SMS para os contatos.

ICQ tem chamada de vídeo e novos emoticons (Foto: Reprodução/Thiago Barros)ICQ tem chamada de vídeo e novos emoticons (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Tudo o que o WhatsApp oferece, como bate-papo, troca de emoticons e também envio de arquivos, o ICQ também tem. E ainda adiciona uma série de recursos que fazem do aplicativo uma opção muito mais completa do que o mensageiro recém comprado pelo Facebook. Seu único problema é não ter gravação de clipes de áudio.

Usabilidade: WhatsApp tem menus mais simples

Ambos são extremamente simples de utilizar e nesta questão não há muita diferença. O WhatsApp é um programa com o qual todos já estão familiarizados. O ICQ tem um ar de “retrô” por ser a volta de um serviço que fez muito sucesso há algum tempo. Quem está na fase dos 20 – 30 anos atualmente, provavelmente ficou nostálgico com o seu retorno.

Páginas de chat são bem diferentes (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Páginas de chat são bem diferentes (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Em termos de facilidade para o usuário, ambos são bem fáceis de navegar. Porém, o WhatsApp tem menus de mais fácil acesso. O ICQ, dependendo do sistema, pode ser um pouco mais confuso, com opções escondidas, links para outros programas que seus desenvolvedores disponibilizam, então o WhatsApp leva a melhor.

Conclusão: ICQ tem leve vantagem sobre o WhatsApp

Quais são os melhores mensageiros? Comente no Fórum do TechTudo

O ICQ renasceu mais forte do que nunca. Ele chega com tudo para concorrer de igual para igual com WhatsApp e qualquer outro mensageiro instantâneo do mercado. Claro que neste ramo a concorrência é grande, e até parece não haver como inovar muito, mas o ICQ chega com pelo menos o que existe de melhor na área até o momento.

Na comparação direta com o WhatsApp ele tem um visual mais moderno, com os seus emoticons atualizados, um desempenho mais sólido, sem queda de serviço até agora, e principalmente, funcionalidades mais robustas – especialmente as chamadas de vídeo. A única questão agora é aguardar a sua adoção pelo público. Muita gente já vem baixando e testando o aplicativo. Resta saber se continuarão com ele no celular.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Costa
    2014-07-11T09:32:32  

    O whatsapp é usado atualmente até pela minha vó, para vcs terem uma noção da abrangência que ele conseguiu tomar. Tu acha que eu vou usar o ICQ? Baixei ele essa semana e é um deserto, quase ninguém tá lá. Whatsapp vence disparado na popularidade, duvido que essa migração para o ICQ seja de um dia para o outro.

    recentes

    populares

    • Alex Costa
      2014-07-11T09:32:32  

      O facebook também era um deserto quando começou... todos estavam no orkut... e agora? você diz que o Whatsapp vence disparado na popularidade...É óbvio né? o ICQ acabou de chegar!!!

    recentes

    populares

    • Alex Costa
      2014-07-11T09:32:32  

      Assim que o pessoal descobrir a transmissão de vídeo e todas suas vantagens, pode ter certeza, o Watzzap já era

  • Lucas Yuri
    2014-07-10T10:33:08

    Baixei o ICQ e ainda estou efetuando testes, até o momento adorei a funcionalidade do aplicativo, é um ótimo concorrente e veio para brigar com os melhores, já estou usando como alternativa tanto para o Whatsapp quanto para o Skype e espero que ele comece a ser usado mais popularmente.

  • Lula Molusco
    2014-07-10T22:49:06  

    ORKUT ERA MELHOR QUE O FACEBOOK. ----------------ORKUT TINHA VARIAS COMUNIDADES QUE SE AJUDAVAM. VOCÊ SABIA QUEM VISITOU O PERFIL. --DEPOIMENTOS. ---MESMO ASSIM FOI PRO SACO. --------BRASIL É O PAIS DO FUTEBOL E FOI PRO SACO. -----AS PESSOAS MAIS INTELIGENTES SEMPRE SÃO OS EMPREGADOS DOS MAIS ESPERTOS. -----SER O MELHOR NÃO QUER DIZER QUE VAI PREVALECER.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-07-10T22:49:06  

      O PT é um lixo e ta no poder... e assim por diante...

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-07-10T22:49:06  

      concordo, ganha o mais populoso. mas e depois de começarem a cobrar 1 dolar, o pessoal vai pagar?

  • Anônimo
    2014-07-10T15:49:28  

    Esse estagiário odeia o whattsapp, toda semana é um post tentando derrubar o whattsapp, deve ser pobre e não consegue comprar um Iphone pra ganhar o whattsapp de graça ai no android ele tem que pagar por mês... LIXOOO

    recentes

    populares

    • Anônimo
      2014-07-10T15:49:28  

      Lamento dizer, mas se você paga por mês pelo WhatsApp, vc foi enganado. Comprou gato por lebre.

    recentes

    populares

    • Anônimo
      2014-07-10T15:49:28  

      Lourival Everton que comentário mais insignificante esse seu ein ;)

  • Lourival Everton
    2014-07-13T16:24:07

    o ICQ para o iOS 7 é lindo pena que uso android

  • Ueslei Souza
    2014-07-12T23:33:21

    Olha , eu baixei o icq e ele realmente é excelente , o whatsapp que se cuide , pois ele veio pra desbancar . o ICQ possui os dois lados da moeda, como exemplo : O orkut sendo o whatsapp* e depois todo mundo foi para o facebook ICQ* . (Pode acontecer isso) Ao contrario disso outro exemplo : Whatsapp é o Facebook e ngm quer ir para o Google+ (como tbm pode acontecer isso ) . Pelo que eu usei do icq , posso dizer que quem baixar ele , mesmo que não tenham muitos contatos , não irá se arrepender !!

  • Fogão Campeão
    2014-07-10T19:22:55  

    Os 2 são bons, só noão pode usar no Travandroid da Google, porque como o nome já diz "trava". Se quiser um aparelho completo a preço justo, tem que ser iPhone ou iPad.

    recentes

    populares

    • Fogão Campeão
      2014-07-10T19:22:55  

      No máximo teve um Galaxy Y... Só nao venha dizer " Tive um blablabla, que é top de linha " ... Preço justo? Acho que não em, fera ?

    recentes

    populares

    • Fogão Campeão
      2014-07-10T19:22:55  

      Realmente os Androids até a versão 2.3.3 até podiam travar, mas a versão 4 para cima raramente travam. Tenho um S4 há quase 2 anos e NUNCA TRAVOU, aliás todos o fanáticos pela maçãzinha que usaram meu celular elogiaram a qualidade das fotos e a rapidez para abrir a câmera, galerias e APPs para edição de fotos.

  • Tiago Barbosa
    2014-07-10T23:49:18

    Tendenciosa matéria, ninguém nem lembra do ICQ, ela está ai só pro pessoal baixar o ICQ mesmo

  • Gabriela Garcia
    2014-07-10T22:47:04

    Nessa corrida de tentar pegar uma carona no sucesso do Whatsapp, até o ICQ ressucitaram! hahaha

  • Cristine Michelotto
    2014-07-10T21:59:44

    marcos falar do viber assim e demais. Me desculpe. Otimo pra trocar msg, mas e video....

  • Bruno Ribeiro
    2014-07-10T17:07:07

    nao adianta comparar varios programas como whatsapp, viber,icq... o whatsapp vai continuar sendo o mais famoso de todos, a nao ser que ocorra uma migraçao em massa que nem foi do orkut pro facebook, o que é muito dificil

  • Thiago Silva
    2014-07-10T13:09:19  

    mania das pessoas de comparar isso com aquilo, mano instala todos e cabo ! comunica com geral ! eu instalo, o bom o ruim e o meio boca e converso com quem eu quero !

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2014-07-10T13:09:19  

      simples e direto. kkkkk isso aê! o//

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2014-07-10T13:09:19  

      -Kkk' Eu faço isso... -Kkk'

  • Daniel Benicio
    2014-07-10T16:19:20

    Pena, que o ICQ, pode se dizer que ninguém conhece, mas pelo jeito é bem melhor, acho que dificilmente será concorrente do Whatsapp, só se for no futuro apenas.

  • Carlos Edu
    2014-07-10T16:12:20

    Gol da Alemanha

  • Cristine Michelotto
    2014-07-10T16:06:49

    Thiago Silva tem razão. Usa todos. O ICQ não ta desativando o salvamento automático das mídias recebidas. alguém sabe se tem esta ferramenta. E tb não da pra enviar arquivo ou frase ja mandada, como no whtasup. No whtas vc clica em cima e da opaco de enviar.

  • Eduardo Costa
    2014-07-10T14:44:21  

    não tem disputa, o WTSP tem zilhões de usuários ativos diariamente, não é ameaçado por nenhum outro por enquanto..e duvido que seja a curto prazo....no futuro tb bem, mas agora não existe essa comparação..o que a matéria quer é que todos aqui façam o download e depois ele exiba um relatório a quem o pagou de que houve aumento de downloads e cadastros após a matéria paga..simples, no meu ponto de vista óbvio

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2014-07-10T14:44:21  

      Usuário vai pela onda da moda, os aplicativos são quase iguais, mas usuário adora mudar de plataforma, foi como aconteceu com o Orkut, ou mesmo com o ICQ antigamente. Se amanhã virar moda o ICQ, o Whatsapp já era. Ah, e não se esqueça que o Whatsapp passará a ser pago.

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2014-07-10T14:44:21  

      "Se amanhã virar moda o ICQ, o Whatsapp já era"

  • Marina Pontes
    2014-07-10T15:54:29

    Dos dois só uso o WhatsApp e sinceramente não gosto muito. Hoje tenho preferido usar o ChatON, completamente gratuito e nunca tive problemas.

  • Lincoln Chaves
    2014-07-10T14:31:29

    O ICQ sempre foi o melhor mensageiro de todos os tempos. Só perdeu sua fama depois que a Microsoft resolveu incluir o MSN no pacote do Windows. Daí todo mundo preferiu usar o MSN (já instalado no sistema) do que procurar uma software de mensagens para instalar, configurar, etc., tarefa que é complicada para leigos. Assim, o ICQ ficou esquecido por algum tempo, mas está de volta, com tudo! PS.: Estou adorando ver os meus antigos contatos reaparecerem online. :D Muita conversa para colocar em dia.

  • Marcelo
    2014-07-10T13:51:25

    Colocaram logo printscreens do windows phone? Ele muda tudo nos apps, fala sério! Vou procurar no google printscreens de smartphones normais pra conhecer o visual do novo ICQ.

  • André Lima
    2014-07-10T12:07:50  

    Prefiro o Orkut.

    recentes

    populares

    • André Lima
      2014-07-10T12:07:50  

      HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAH

  • Mais Tolo
    2014-07-10T12:36:08

    to testando ele e estou gostando, ele manda sms isso e vantagem pra quem nao tem o icq instalado

  • José Machado
    2014-07-10T12:24:53

    Querem algo Top? WeChat... nem se compara, melhor em tudo, mas pouco divulgado.

  • Herlandes Fernandes
    2014-07-10T12:11:41

    Eita Jabá descarado do ICQ!

  • Carlos Garcez
    2014-07-10T11:04:53

    Baixei o ICQ e não consegui trocar uma msg sequer com minha namorada que também baixou o app. Sempre dá uma espécie de erro no envio.

  • Arlei Thome
    2014-07-10T10:56:03

    no iphone 5 o icq nao esta enviando sms.