13/08/2014 06h00 - Atualizado em 13/08/2014 06h00

Foursquare ou Swarm? Entenda quais são as funções de cada aplicativo

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Foursquare se dividiu em dois aplicativos: o Swarm, voltado para check-ins e contatos com amigos, e uma nova versão do próprio Foursquare, dedicada à descoberta de locais. O TechTudo explica o que cada um pode fazer pelo usuário, e como eles podem ser uma parte importante no dia a dia de muita gente.

Confira os melhores smartphones de 2014... Até agora

Foursquare

O Foursquare é um aplicativo de recomendações de locais. É aquele programa em que o usuário entra para procurar dicas de onde comer, quais os melhores shoppings perto de você, etc. É uma espécie de guia, com avaliações de pessoas de todo o mundo sobre os mais diversos locais.

Foursquare é um app de recomendações (Foto: Divulgação/Foursquare)Foursquare é um app de recomendações (Foto: Divulgação/Foursquare)

No “novo Foursquare”, o usuário deve personalizar as suas preferências, inserindo os tipos de estabelecimentos dos quais mais gosta, seguir pessoas com recomendações interessantes e receber as indicações de locais baseadas justamente nestas preferências – ou, claro, pela sua localização.

Além disso, ele tem um menu de Dicas, com avaliações dos usuários sobre os locais, e um novo recurso, chamado Expert, indica as pessoas que são especialistas em uma determinada categoria. Tudo isso faz com que ele seja o aplicativo ideal para a descoberta de novos lugares.

Swarm

Já o Swarm é mais voltado para contatos entre amigos. Em vez de descobrir novos lugares, ele serve para descobrir onde seus amigos estão, e falar para eles onde você está. Além disso, o app prioriza as opiniões dos seus contatos, e não de desconhecidos.

Swarm tem funções mais sociais (Foto: Divulgação/Foursquare)Swarm tem funções mais sociais (Foto: Divulgação/Foursquare)

O interessante do Swarm é que você pode mostrar, em tempo real, onde está para os seus seguidores. O aplicativo identifica a região em que você se encontra, e dá opções de locais para que você utilize a famosa ferramenta de check-in, marcando o ponto exato onde está.

Nos check-ins, é possível adicionar fotos e informações sobre aquele determinado estabelecimento. Um detalhe bem interessante são os “Planos pela vizinhança”, que mostram o que pessoas da região estão pensando em fazer naquele momento. Mais pessoal e intimista do que o Foursquare.

Conclusão

Foursquare e Swarm são aplicativos complementares. O primeiro serve para buscar lugares; o segundo para mostrar em que lugar você está. Com ferramentas distintas e muito úteis para seus objetivos finais, eles formam uma ferramenta bastante poderosa de informações sobre estabelecimentos comerciais.

Ambos podem ser fundamentais no dia a dia de muitos usuários. Isso porque em várias ocasiões você precisa de uma recomendação de um tipo de local. De um restaurante, por exemplo. Para isso, utiliza o Foursquare. Depois que descobre, quer convidar seus amigos para irem lá. Então, o Swarm entra em ação.

Quais são os melhores apps para Android? Opine no Fórum do TechTudo

Comparativo

Descoberta de locais: Foursquare
Monitoramento em tempo real: Swarm
Avaliações de locais: Foursquare
Check-ins: Swarm
Convidar os amigos: Swarm
Ver o que os amigos estão fazendo: Swarm
Personalização de interesses: Foursquare

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Gasparetto
    2014-09-03T12:41:44

    Mas que saudade do antigo Foursquare... :(

  • Rosa Almeida
    2015-05-26T13:30:28

    Prefiro mil vezes um único app com todas as funções, ou seja, o foursquare anterior. Cheguei a deletar do meu iphone, ficou confuso e nada objetivo.