Computadores

08/08/2014 06h00 - Atualizado em 08/08/2014 06h00

IBM cria chip mais próximo a cérebro humano, com um milhão de neurônios

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Em uma combinação de neurociência e computação, a IBM criou um novo chip com milhão de neurônios, o que faz dele o mais próximo de um cérebro humano já criado. O TrueNorth, como é chamado, é do tamanho de um selo postal e gasta 70 miliwatts de energia, quantidade inferior a usada em um aparelho auditivo.

Microchip contraceptivo poderá ser monitorado por controle remoto

IBM cria chip com um milhão de neurônios inspirado no cérebro humano (Foto: Divulgação/IBM)IBM cria chip com um milhão de neurônios inspirado no cérebro humano (Foto: Divulgação/IBM)

Dharmendra S. Modha, chefe do programa de computação, fez questão de frisar em comunicado que não foi construída uma máquina idêntica ao cérebro humano e, sim, um computador inspirado nele. Vale lembrar que o principal órgão do sistema nervoso possui cerca de 86 bilhões de neurônios, contra um milhão do chip da IBM.

Isso não diminui a importância da novidade. Para se ter uma ideia do salto tecnológico representado pelo TrueNorth, segunda geração deste tipo de chip da IBM, basta saber que a primeira versão possuía apenas 256 neurônios. Ainda comparando os dois, enquanto o primeiro chip realizava 262.144 sinapses por segundo e tinha um único núcleo neuro-sináptico, o atual faz 256 milhões de sinapses em 4.096 núcleos.

A distância entre o desenvolvimento dos chips é de menos de uma década. Fazendo um projeção apenas com base nos números, em tese, seria possível construir computadores tão poderosos quanto o cérebro humano até 2020. Mas na prática a IBM trabalha com metas menos ambiciosas: a empresa espera construir um sistema de chip neuro-sináptico com dez bilhões de neurônios que não seja maior do que uma garrafa de refrigerante de dois litros. E isso é um objetivo de longo prazo.

As melhorias apresentadas ajudarão no desenvolvimento de ferramentas baseadas no sistema nervoso, como, por exemplo, óculos especiais que podem ajudar pessoas cegas a enxergar. “Estes chips podem transformar a mobilidade através de aplicações sensoriais e inteligentes que cabem na palma da sua mão, mas sem a necessidade para Wi-Fi”, apontou Modha.

Chip pode ser usado em aplicações sensoriais e inteligentes (Foto: Divulgação/IBM)Chip pode ser usado em aplicações sensoriais e inteligentes (Foto: Divulgação/IBM)

O que seria necessário para criar um Robocop? Dê seu palpite do Fórum do TechTudo

Outro entusiasta é Shawn Han, vice-presidente da Fundação de Marketing da Samsung, que apoia o projeto financiado pelo programa SyNAPSE, da DARPA. “Este é um grande avanço arquitetônico, que é essencial na medida em que a indústria se move em direção à próxima geração de armazenamento na nuvem e de grandes processamentos de dados”, declarou Han em comunicado.

Via IBM 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Franklin Araujo
    2015-07-12T21:38:49

    quero um para o cerebro humano,,,ficar dez na matematica e ciencias

  • Pedro Mattos
    2014-08-08T10:52:32  

    O homem é teimoso. Parabéns por isso em muitos casos. Em outros é como querer que uma asa de avião ou objeto que possa voar, execute os mesmos movimentos de uma asa de gaivota, por exemplo. Como alguém vivo, que possa lembrar do seu eu que já morreu, por exemplo, daquele menino que era aos 3 ou 5 anos de idade e que não mais existirá.

    recentes

    populares

    • Pedro Mattos
      2014-08-08T10:52:32  

      O que eu quis dizer foi o seguinte, essencialmente, sem sangue e sem massa encefálica não há cérebro. São dois ingredientes básicos (eu sei que alguém vai dizer que eu não tenho isso ou que a barata também não). Não importa. São tentativas, teimosas, de querer ser DEUS. Para com isso. Inventaram uma máquina enorme para fazer com que alguém deficiente desse o pontapé inicial na copa do mundo. Sabe quando um cidadão comum, com a mesma deficiência, vai poder usar uma máquina daquelas? Cidadão comum a que eu me refiro é o filho do cara que ganha R$800,00 por mês. Tô maluco? tô drogado? Tô.

    recentes

    populares

    • Pedro Mattos
      2014-08-08T10:52:32  

      Pedro Mattos Que besteira você está falando. Comparo aquela máquina enorme da copa com os computadores antigos. Ocupavam andares inteiros de prédios e tinham o poder de processamento menor de que uma calculadora atual, pessoas de mente pequena como você também achavam que aquilo nunca serviria ao povo, e olha agora, você está usando um nesse exato momento pra postar besteiras. Igual a internet, um cara da IBM se eu não me engano, disse na época que era só uma moda e que não seria útil ao povo, olha agora também. Nunca duvide da evolução da tecnologia.

  • Paulo Arruda
    2014-08-08T14:02:09  

    O ser humano é a mais perfeita criatura criada pelo Senhor do Universo, e será impossível criar uma máquina que poderá substitui-lo. Deus é e será sempre perfeito naquilo que fez!

    recentes

    populares

    • Paulo Arruda
      2014-08-08T14:02:09  

      Bem, ele criou o homem, nunca ouvi falar que o homem é perfeito... Errar é humano não é?

    recentes

    populares

    • Paulo Arruda
      2014-08-08T14:02:09  

      Ele criou o homem perfeito, mais o homem escolheu ser imperfeito !!

  • Ailton Borges
    2014-08-08T11:03:35  

    É isso, a inteligência artificial, criando e rompendo cada vez mais as barreiras humanas. Viva !!

    recentes

    populares

    • Ailton Borges
      2014-08-08T11:03:35  

      E isso por a caso é bom??

    recentes

    populares

    • Ailton Borges
      2014-08-08T11:03:35  

      Cauan Calile Muito, mais muito bom, por sinal. Por que ?

  • Elio Santos
    2014-08-08T16:34:33

    O que importa é a aplicabilidade do chip, como um meio de interagir com pessoas deficientes, dando a elas capacidade e serem autossuficientes. Nesse sentido essa criação dá esperanças a quem espera uma milagre do homem pelo homem...

  • João Cheab
    2014-08-08T16:12:22

    Fujam para as colinas!

  • Leandro Monteiro
    2014-08-08T16:10:55

    vamos pela lógica, um cérebro define e diz o que é certo e o que é errado no entendimento de cada um né. ai a pessoa escolhe onde quer seguir, só que mesmo sabendo que é errado eu vou poder seguir e o chip vai definir o certo do errado e vai seguir o certo pois esta programado para isso. o ser humano tem algo mais forte do que a mente que é o espírito e por isso tem coisas na vida humana que são inexplicáveis.

  • Gilberto Silva
    2014-08-08T11:28:51  

    Nunca uma máquina irá igualar a um ser vivo, principalmente humanos, somos mais complexos e nossas inter-relações com o meio são transacionais. Máquinas não se auto regulam, a vida é mais que um cérebro.

    recentes

    populares

    • Gilberto Silva
      2014-08-08T11:28:51  

      "baseado"

    recentes

    populares

    • Gilberto Silva
      2014-08-08T11:28:51  

      Eu agora tenho minhas duvidas quanto ao termo "nunca".

  • Leandro Monteiro
    2014-08-08T16:04:33

    a mente humana nasce de desenvolve e morre. o chipe é criado e melhorado + não morre sendo assim a tecnologia nunca vai chegar a perfeição do humano

  • Radames Silva
    2014-08-08T15:50:42

    Pois bem, com 86000 chips de 1 milhão de neurônios interligados temos a capacidade de um cérebro humano, lembrando que eles podem desenvolver e aumentar ainda mais a quantidade de neurônios em cada chips reduzindo a quantidade de chips pra obter esses mesmo de 86 bilhões.

  • Marcelo Moreira
    2014-08-08T14:23:04  

    a grande questão é...de que adianta o ser humano ter 86 bilhoes de neuronios se apenas usa 10% deles !

    recentes

    populares

    • Marcelo Moreira
      2014-08-08T14:23:04  

      são 10%, mas 10% de uso conciente Sr Marcelo, ou seja porcentagem que depende de nossos conhecimentos e abilidades....não está contando a porcentagem de uso involuntário das ações do cérebro.

    recentes

    populares

    • Marcelo Moreira
      2014-08-08T14:23:04  

      Já li que isso é um mito !!!

  • Márcio Rosário
    2014-08-08T15:10:59

    e assim foi criado o primeiro exterminador.

  • Tulio Medeiros
    2014-08-08T15:06:48

    As noticias que circulam são que o chip simula 1 milhão de neurônios, creio que necessita de uma revisão.

  • Alexjoneshow
    2014-08-08T14:27:57

    Para a redatora Raquel Freire que, si quer deixou um lado menos copy-paste neste artigo. Só para conseguir expressar uma ação em cadeia lógico (isso mesmo só lógico) que um cérebro pode fazer não há possibilidades nem com um park computacional do tamanho de sp. Muito menos se faz com qualquer chip. Então nada novo e isso tudo só vai ajudar computadores que consequentemente ajuda os seres humanos. Mas nada além disso. Próximo do cérebro humano? Não posso ler isso desta forma. Tem que deixar argumentos Raquel, não pode simplesmente traduzir artigos. Isso o tradutor online faz.

  • Marcelo Moreira
    2014-08-08T14:22:38

    a grande questão é...de que adinta o ser humano ter 86 bilhoes deneuronios se apenas usa 105 deles !!!

  • Rafael Soares
    2014-08-08T13:41:58

    Isso que aconteceu em O EXTERMINADOR DO FUTURO. Mas agora sabemos que o nome da empresa é IBM.

  • Rodrigo Abravanel
    2014-08-08T12:00:01  

    Torçamos para que Sarah Connor não tenha sido exterminada!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Abravanel
      2014-08-08T12:00:01  

      precisamos nos unir contra a Skynet!!! urgente!!!

  • Fábio
    2014-08-08T12:42:34

    Skynet na área

  • jose junior
    2014-08-08T11:41:53

    em vez de criar o filme o planeta dos macacos,deveriam criar o filme o planeta dos robôs.