27/08/2014 09h00 - Atualizado em 27/08/2014 11h33

IFA 2014: confira o que vai rolar na maior feira de eletrônicos

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

A IFA 2014, maior feira de eletrônicos da Europa, acontecerá entre os dias 5 e 10 de setembro em Berlim, na Alemanha. O evento reúne as principais fabricantes de tecnologia do mundo, que apresentarão novidades que vão desde óculos de realidade virtual até televisores com games. Confira o que deve rolar por lá.

Relembre os rumores da IFA 2013

IFA tem promessas de lançamentos de várias marcas, como Samsung (Foto: Divulgação/IFA)IFA tem promessas de lançamentos de várias marcas, como Samsung, Sony e LG (Foto: Divulgação/IFA)


Samsung

A gigante sul-coreana apresentará algumas das principais inovações da indústria mundial. De acordo com rumores recentes, a Samsung vai explorar a realidade virtual com seu Gear VR, que promete competir com o Oculus Rift, comprado pelo Facebook. Ainda segundo vazamentos sobre o dispositivo, ela terá um aplicativo chamado VR Manager, que o integra com outros dispositivos móveis. É possível que o aparelho tenha conexão USB 3.0 com celulares da série Galaxy, além do smartwatch Galaxy Gear.

Imagem do Gear VR da Samsung que foi divulgada (Foto: Divulgação/SamMobile)Imagem do Gear VR da Samsung que foi divulgada (Foto: Divulgação/SamMobile)

O lançamento do Galaxy Note 4, novo foblet da Samsung, também é esperado para o dia 3 de setembro, antes da abertura da IFA para o grande público. O aparelho deve ter uma caneta S-Pen, tela Super AMOLED de 5,5 polegadas com resolução Quad HD, novo processador Exynos 5433 de 64 bits, 3 GB de memória RAM e 32 GB ou 64 GB de espaço interno, além de entrada para cartão de até 128 GB. É claro que tudo ainda não passa de especulação, que pode ser em breve confirmada.

Vídeo mostra S-Pen, mas alerta que imagem na tela é simulada (Foto: Divulgação/Samsung)Vídeo mostra S-Pen, mas alerta que imagem na tela é simulada (Foto: Reprodução/Samsung)

A Samsung também vai apresentar Skype para smart TVs com câmera integrada durante a IFA. As televisões high-tech também vão ter jogos gratuitos voltados especialmente para elas, como os games Need for Speed Most Wanted (Electronic Arts), Real Football 2014 (Gameloft) e Golf Star (Com2us). Os aplicativos serão divulgados na IFA, de acordo com informações da própria fabricante e estarão disponíveis no mundo inteiro logo depois da feira, começando pela Coreia do Sul, Europa e Estados Unidos, através do Smart TV Games Panel. 

 Sony

As novidades aguardadas sobre a gigante japonesa são seu novo smartphone top de linha Xperia Z3 e o seu "irmão" menor Xperia Z3 Compact. A Sony está atacando o mercado de celulares com uma configuração robusta para o Z3, de acordo com boatos. Ele teria uma tela de 5,2 polegadas, sistema Android 4.4.4, processador Qualcomm Snapdragon 801 de 2,5 GHz e câmera de 20,7 megapixels. Já o Z3 compacto contaria com display de 4,6 polegadas com 3 GB de RAM, consideravelmente superior ao Z1 de tamanho pequeno, de 4,5 polegadas de tela e 2 GB de memória RAM.

O Xperia Z3 deverá ganhar versão compacta  na IFA 2014 (Foto: Reprodução/@evleaks) O Xperia Z3 deverá ganhar versão compacta na IFA 2014 (Foto: Reprodução/@evleaks)

LG

A LG promete se destacar na IFA com a demonstração seu monitor 4K de tela curva, o 34UC97. Ele tem 34 polegadas e faz parte da família Curved UltraWide Monitor, que também lançará dois modelos de  TV Ultra HD. Uma terá com 65 polegadas (65EC9700) e outra com 77 (77EG9700).

Um relógio inteligente também deve ser divulgado durante o evento, com o nome de LG G Watch R. A LG também anunciou os celulares L Fino e L Bello para o público jovem com um preço acessível. Por fim, a empresa também vai anunciar alto-falantes Music Flow, que podem ser controlados por app de mensagem

Monitores com display curvo da LG (Foto: Divulgação/LG)Monitores com display curvo da LG (Foto: Divulgação/LG)

Motorola

O principal destaque da Motorola é o X2, ou X+1, sucessor do Moto X, de acordo com os rumores. O smartphone deve ter processador quad-core de 2,2GHz Snapdragon 800, 2 GB de memória RAM, tela de 5,2 polegadas, câmera de 12 megapixels e espaço interno de 64GB.

Há ainda rumores fortes de que o fabricante lançará seu relógio Moto 360, com revestimento de aço, sistema Android 4.3 (Jelly Bean), pedômetro e bateria de lítio. O preço do aparelho deve ser de US$ 250 – cerca de R$ 700 na conversão direta.

Moto 360 é equipado com o Android Wear e teve alguns informações vazadas na rede (Foto: Divulgação/Motorola) Moto 360 é equipado com o Android Wear e teve alguns informações "vazadas" na rede (Foto: Divulgação/Motorola)

Asus

A empresa de Taiwan vai lançar, de acordo com boatos sobre a IFA, um smartwatch barato com Android Wear. A Asus soltou imagens na rede social para aguçar a curiosidade dos fãs de tecnologia. O preço não foi revelado, mas o modelo teria agradado o Google.

ASUS divulga imagem de provável relógio com Android Wear (Foto: Reprodução/Twitter)ASUS divulga imagem de provável relógio com Android Wear (Foto: Reprodução/Twitter)

Intel

A maior fabricante de microprocessadores apresentará a quinta geração de processadores, baseado na arquitetura Broadwell, sucessora da Haswell. Também é esperado o processador superfino Core M, divulgado na Computex 2014. O chip da Intel possui com transistor de 14 nanômetros. O atual design Haswell conta com uma tecnologia de 22 nanômetros.

Intel deve lançar novos processadores na IFA (Foto: Reprodução/Digital Trends)Intel deve lançar novos processadores na IFA (Foto: Reprodução/Digital Trends)

HTC

Segundo boatos recentes, o Desire 820 deve ser primeiro smartphone do mundo com processador octa-core de 64 bits e sistema Android. O lançamento do produto da HTC pode acontecer durante a IFA 2014. As especificações técnicas dele ainda não foram reveladas, exceto uma imagem publicada na rede chinesa Weibo. O celular promete ser mais robusto do que a concorrência, especialmente em velocidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares