26/08/2014 05h50 - Atualizado em 26/08/2014 05h50

Impressora 3D fabrica primeira prótese de vértebra, implantada em menino

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Impressoras 3D já são capazes de fabricar ossos artificiais. A Universidade de Pequim, na China, acaba de anunciar uma cirurgia bem-sucedida para a implantação de uma vértebra de titânico feita em impressão tridimensional. Quem recebeu a prótese foi um menino de 12 anos. A vértebra do garoto estava tomada por um tumor maligno.

Impressora 3D cria prótese 114 vezes mais barata para menino sem braço

Primeira vértebra impressa em 3D foi implantada com sucesso em paciente com câncer na coluna (Reprodução/Forbes)Primeira vértebra impressa em 3D foi implantada com sucesso em paciente com câncer na coluna (Reprodução/Forbes)

O grande diferencial da impressão 3D da vértebra foi o uso do mesmo material usado em próteses ortopédicas convencionais, mas do tamanho exato necessário para se encaixar na coluna do paciente. Portanto, os médicos não precisaram usar parafusos e cimento ortopédico para moldar e fixar o implante na coluna, conforme exige o procedimento tradicional.

Iniciado em 2009, o programa para criação da primeira prótese óssea em impressoras 3D foi testado em ovelhas com sucesso antes do uso no primeiro paciente humano. A vértebra foi impressa com pequenos furos para que o tecido ósseo possa crescer por entre a peça de titânio e, assim, melhorar a adaptação da prótese no corpo.

“É possível que, a longo prazo, implantes tradicionais possam se ligar ou se soltar dos ossos gradualmente, cedendo à pressão interna do corpo. No entanto, com implantes impressos em 3D, não haverá esse tipo de problema”, explica o diretor do departamento de Ortopedia da Universidade de Pequim, Liu Zhongjun.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Contudo, ainda levará tempo para que o resultado possa ser avaliado. O paciente ficará imobilizado por três meses até que mais testes possam ser feitos e a técnica seja legitimada no meio científico. Se os benefícios da impressão de prótese óssea em 3D forem comprovados, nada impede que outras partes do corpo também possam ser substituídas por moldes completamente personalizados.

Via Forbes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares