Câmera

12/08/2014 08h00 - Atualizado em 12/08/2014 08h00

Microsoft cria estabilizador impressionante para vídeos em movimento

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Microsoft desenvolveram um software capaz de levar a estabilização da imagem a um novo patamar, dando suavidade mesmo nas filmagens em condições extremas. Câmeras voltadas para esporte de ação, como as GoPro, têm se tornado cada vez mais populares, mas apesar do avanço que elas trazem, imagens em piso irregular nem sempre ficam perfeitas quando postas em movimento. Além disso, causam desconforto visual. Por isso, o projeto se propõe como uma solução para esse problema.

Disney Research desenvolve editor automático de vídeos

Com o First Person Hyperlapse imagens em movimento ficam mais fluídas (Foto: Reprodução/TechnoBuffalo)First Person Hyperlapse proporciona imagens em movimento mais fluente (Foto: Reprodução/TechnoBuffalo)

A aplicação tem elementos do Photosynth – técnica desenvolvida pela própria Microsoft que junta várias fotos para criar ambientes  em movimento – e do Hyperlapse – técnica de captura de imagens em movimento com foco em um único ponto. A junção dos dois métodos deu origem ao First Person Hyperlapse.

Por meio de algoritmos complexos, o programa cria um cenário 3D do caminho percorrido na filmagem. Essa reconstrução da cena permite o surgimento automático de pointviews e a análise frame a frame da geometria do ambiente. Ao renderizar o produto audiovisual, o resultado é um vídeo com uma fluidez incrível.

Qual a filmadora Full HD com melhor custo-benefício? Comente no Fórum do TechTudo.

Até chegar ao consumidor final, o software ainda deve levar algum tempo. Mas, se você estiver em Vancouver, no Canadá, entre os dias 10 e 14 de agosto, pode ver a apresentação da tecnologia no Siggraph, conferência internacional de computação gráfica. Caso contrário, pode conferir uma demonstração do First Person Hyperlapse no vídeo a seguir:

Via Microsoft Research, Digital Trends e Gizmodo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares