12/08/2014 07h00 - Atualizado em 12/08/2014 07h00

Microsoft investe em touchscreen que proporciona sensações reais

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Já imaginou uma tela sensível ao toque que desperta no usuário sensações físicas de verdade? A Microsoft trabalha para lançar esse tipo de tecnologia, que poderá ser, principalmente, útil para o display de tablets e celulares. De acordo com um dos responsáveis pelo projeto, baseado em conceitos de eletrovibração, a novidade "funciona como mágica" e pode ser aplicada de diversas formas.

Flexíveis e transparentes: telas da LG são exibidas em vídeos

Surface poderia ter tela tátil no futuro (Foto: Divulgação/Microsoft)Surface poderia ter tela tátil no futuro (Foto: Divulgação/Microsoft)

Os touchscreens “táteis” foram construídos para permitir que os usuários tenham sensações como a do clique de um mouse, mas ao tocar na tela. Desenvolvido pelo pesquisador Hong Tan, da Microsoft Asia, o recurso é capaz de fazer, por exemplo, com que a pessoa “sinta” o “peso” virtual das pastas (conforme o seu número de arquivos) ao arrastá-las no visor.

 “É muito, muito legal. É pegar um pequeno pedaço de vidro e fazê-lo ser algo diferente. É quase como mágica”, diz o desenvolvedor.

Segundo ele, o projeto foi criado para proporcionar aos usuários uma experiência “multisensorial”, que difere dos mecanismos de interação “bidimensionais” existentes até hoje. Para isso, eles aplicaram voltagem à superfície do display, o que cria uma fricção entre os dedos do usuário e a tela.

Como transformar a TV em um monitor para computador? Veja no Fórum do TechTudo.

Em outubro, a Disney Research criou um projeto parecido, usando um algoritmo para telas touchscreen 2D que modificava a fricção entre os dedos dos usuários e a tela para adicionar sensações físicas ao que ele estava assistindo. No entanto, ambas as tecnologias ainda estão apenas em um estágio inicial e não têm previsão de chegarem a dispositivos finais por enquanto.

Via IB Times e Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares