Câmera

17/08/2014 07h00 - Atualizado em 17/08/2014 07h00

Nikon anuncia novo tipo de flash externo controlado remotamente

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O B1 Off-Camera Flash é o primeiro flash externo com tecnologia sem fio AirTTL compatível tanto com câmeras da Nikon quanto Canon. O produto, da fabricante Profoto, foi anunciado pela Nikon nesta semana e será lançado no dia 15 de setembro, mas já está em fase de pré-venda. O acessório trabalha com rapidez e se comunica com a máquina fotográfica graças a um receptor preso ao equipamento. A estrutura da base é flexível, o que possibilita versáteis posições de uso.

Câmera fotográfica mais rápida do mundo captura até reações químicas

Flash externo inovador da Profoto se conecta com a câmera sem o uso de fios (Foto: Divulgação/Profoto)Flash externo inovador da Profoto se conecta com a câmera sem o uso de fios (Foto: Divulgação/Profoto)

O flash externo é capaz de emitir até 20 flashes por segundo com taxa de reciclagem de apenas 2 segundos. O funcionamento se dá em uma combinação entre flash rápido e flash de estúdio, com a diferença que o mecanismo opera de forma independente, ajustando a luz conforme a posição do fotógrafo para obter a exposição perfeita. Câmera e flash podem estar a no máximo 300 metros de distância entre si.

Qual marca de smartphone apresenta melhor câmera? Comente no Fórum do TechTudo.

A B1 da Profoto conta com uma bateria recarregável que dura 220 flashes com brilho máximo, podendo oferecer mais tempo de uso com uma carga em brilho reduzido a proximidades menores do objeto fotografado. Todas as configurações do flash podem ser modificadas manualmente pelo usuário por meio do painel que compõe o adaptador que se encaixa na câmera.

Usuário controla o flash B1 usando o painel anexado à câmeras compatíveis da Nikon e Canon (Foto: Divulgação/Profoto)Usuário controla o flash B1 com painel anexado à câmera (Foto: Divulgação/Profoto)

O conjunto resulta em possibilidades imensas de fotografar, já que o flash externo conta com uma base de metal flexível que o permite ser fixado em qualquer tipo de superfície. É possível até “amarrar” o equipamento em uma estrutura suspensa, por exemplo.

Estrutura metálica da base permite posicionar o flash em quaquer lugar (Foto: Divulgação/Profoto)Estrutura metálica da base permite posicionar o flash em quaquer lugar (Foto: Divulgação/Profoto)

O produto já pode ser encomendado nos Estados Unidos por cerca de US$ 2 mil (em torno de R$ 4500, sem impostos). Por enquanto, não há previsão de comercialização do B1 Off-Camera Flash no Brasil, visto que, mesmo no exterior, o produto ainda começa a entrar no mercado.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares