Internet

01/08/2014 09h13 - Atualizado em 04/08/2014 11h05

O que é Shockwave Flash?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Muitas tecnologias são quase transparentes para os usuários já que acabam acessando apenas o funcionamento final, durante a navegação na Internet. Um bom exemplo disso é o Shockwave Flash, da Adobe. Não sabe o que a aplicação faz? Então descubra e veja como utilizá-lo da melhor forma.

Qual a diferença entre Adobe Shockwave Player e Adobe Flash Player?

Shockwave Flash é uma tecnologia que suporta conteúdo multimídia  (Foto: Divulgação) (Foto: Shockwave Flash é uma tecnologia que suporta conteúdo multimídia  (Foto: Divulgação))Shockwave Flash é uma tecnologia que suporta conteúdo multimídia (Foto: Divulgação/Adobe)



Criado pela Macromedia, atualmente adquirida pela Adobe, o Shockwave Flash é uma tecnologia que suporta conteúdo multimídia, apesar de ser relativamente leve ao processamento. Por esse motivo, a funcionalidade é muito usada na web para inserir conteúdo multimídia em sites, fazer transmissão de vídeos, músicas, jogos em 3D, demonstração de produtos de entretenimento interativo, além de ser aplicado em aplicativos de aprendizado online.

Shockwave Flash é usado principalmente em jogos online (Foto: Divulgação) (Foto: Shockwave Flash é usado principalmente em jogos online (Foto: Divulgação))Shockwave Flash é usado principalmente em jogos online (Foto: Divulgação/Transformers)




Mas, a tecnologia não fica restrita apenas para a web: o formato também é bastante utilizado para desenvolver animações e gráficos em outros meios, como filmes em DVD e anúncios de televisão.

Como evitar que o notebook fique lento com uso do Adobe Reader? Veja no Fórum do TechTudo.

O Shockwave é usado principalmente para rodar os jogos online. Nesses, a função permite, por exemplo, que vários jogadores acessem o game online, ao mesmo tempo, direto no servidor onde o arquivo está hospedado. Isso mantém um bom nível de interação entre os usuários, algo impossível de ser feito em tecnologias semelhantes.

No lado dos desenvolvedores, Shockwave Flash utiliza arquivos SWF, que é um formato de aplicações web. A principal (e talvez a única) ferramenta disponível para a produção e manipulação desse tipo de arquivo é o Adobe Director.

Depois de pronto e publicado, para visualizar o conteúdo criado no site usando o Adobe Director, é preciso que o navegador tenha o plugin Shockwave Flash Player instalado, o que deve ser feito apenas uma vez.

Se você não sabe como instale esse plugin, não se preocupe: nos atuais navegadores de Internet o processo é praticamente automático e você será avisado quando isso for necessário.

Para exibir conteúdo Shockwave Flash é preciso instalar um plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Para exibir conteúdo Shockwave Flash é preciso instalar um plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Para exibir conteúdo Shockwave Flash é preciso instalar um plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Devido a algumas semelhanças, é impossível não comparar as duas principais tecnologias da Adobe. Mas apesar de levarem o nome da mesma empresa, ao contrário do Adobe Flash Player, o Shockwave Player exibe conteúdo da web de destino, como demonstrações multimídia interativas e na formação do produto, merchandising, aplicações e jogos.

Embora para o usuário final não seja necessário conhecer a tecnologia Shockwave Flash, é importante estar ciente das possibilidades que ela oferece e não apagá-la do computador. Afinal, muito mais do que uma tecnologia multimídia, o Shockwave Flash é um mundo de possibilidades para quem cria e para quem recebe o conteúdo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares