27/08/2014 07h30 - Atualizado em 27/08/2014 07h30

Saudade do Secret? Veja apps alternativos para mensagens anônimas

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O aplicativo Secret foi proibido no Brasil por possibilitar a violação do direito à imagem, à privacidade e à honra, mesmo permitindo a denúncia de conteúdos inapropriados. Até agora só a Apple acatou a decisão, mas mesmo ainda estando disponível para download para os usuários do Android e Windows Phone (Cryptic), o serviço corre o risco de sair do ar para novos downloads. Se você viciou e quer continuar dividindo suas experiências com o mundo sem ser identificado no iOS, confira alternativas.

Falha no Secret revela autor do segredo; hacker explica como funciona

Secret Smart Mão (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Secret, o app que gerou polêmica no Brasil, tem vários concorrentes (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


1) Whisper

Whisper permite enviar mensagens privadas anonimamente (Foto: Divulgação/Whisper)Whisper permite enviar mensagens privadas anonimamente (Foto: Divulgação/Whisper)

O Whisper tem funcionamento bastante próximo ao do Secret, permitindo fazer posts com fotos ou imagens combinadas com texto, que são publicadas de forma anônima. O app também se declara como rede social por permitir que seus usuários troquem mensagens privadas, também anonimamente.

Outra diferença é que os membros podem responder os posts, aqui chamados “whispers”, com outros segredos, e não somente comentários. O aplicativo é gratuito e compatível com iOS e Android.

2) Truth

Truth permite enviar mensagens anônimas seus contatos do celular (Foto: Divulgação/Truth)Truth permite enviar mensagens anônimas seus contatos do celular (Foto: Divulgação/Truth)

O Truth tem o anonimato, mas seu objetivo não é exatamente dividir suas próprias intimidades. O app para iOS permite enviar mensagens anônimas para qualquer um da sua agenda do celular, funcionando como um meio de falar pra alguém o que não se tem coragem de dizer pessoalmente. Como as mensagens são privadas, ele não tem o risco de expor uma pessoa publicamente como o Secret.

3) Backdoor

Backdoor envia mensagens anônimas para amigos do Facebook (Foto: Reprodução/TechTudo)Backdoor envia mensagens anônimas para amigos do Facebook (Foto: Reprodução/TechTudo)

Backdoor é um app gratuito para iOS que permite enviar mensagens anônimas para amigos do Facebook que também estejam usando o serviço. Assim como o Secret, o login é feito através da conta da rede social, mas é possível convidar amigos também pelo Google+. O mote é diferente do Truth: o objetivo aqui é brincar de adivinhar quem é a pessoa que enviou a mensagem; parece divertido.

Por essa razão ele mostra quais são os contatos que usam o app, o que pode tornar a brincadeira mais fácil ou difícil, dependendo do número de usuários que fazem parte da sua rede do Backdoor.

4) Hitch

Hitch permite iniciar chats anônimos com contatos do Facebook (Foto: Reprodução/TechTudo)Hitch permite iniciar chats anônimos com contatos do Facebook (Foto: Reprodução/TechTudo)

App gratuito para iOS, o Hitch possibilita criar chats anônimos (grupos de desconhecidos) com seus contatos do Facebook, mesmo que eles não sejam amigos entre si. No entanto, é preciso que todos as pessoas da conversa tenham o Hitch instalado no seu aparelho celular. O chat é inicialmente anônimo, mas os usuários podem revelar suas identidades conforme a evolução do bate-papo.

5) Post Secret

Post Secret é um aplicativo pago similar ao Secret (Foto: Divulgação/Post Secret)Post Secret é um aplicativo pago similar ao Secret (Foto: Divulgação/Post Secret)

Post Secret é um perfeito substituo ao Secret, até mesmo no nome. O app para iOS tem a mesma pegada de ser um "lugar seguro para expor seu segredos anonimamente". Ele também tem campos para entrada de foto e texto, mas os posts precisam ter um título. Os usuários igualmente podem favoritar os segredos que mais gostaram, assim como denunciar conteúdos impróprios. A principal diferença é que ele é pago, custando US$ 2.99 na App Store, para iOS.

6) Secret Circle

Secret Circle, app para Android que imita o Secret (Foto: Divulgação/Secret Circle)Secret Circle, app para Android que imita o Secret (Foto: Divulgação/Secret Circle)

O aplicativo para Android Secret Circle é gratuito e está disponível em português. O desenvolvedor não esconde que a intenção é propiciar um ambiente para fofocar anonimamente, e os recursos são bastante semelhantes ao do Secret. Os usuários podem curtir e comentar posts, que são ilustrados com avatares aleatórios. Os contatos, porém, são retirados apenas da agenda do celular, uma vez que o app não se conecta ao Facebook ou a qualquer outra rede social.

7) Cryptic 

Cryptic é uma versão não oficial do Secret para Windows Phone (Foto: Divulgação/Cryptic)Cryptic é uma versão não oficial do Secret para Windows Phone (Foto: Divulgação/Cryptic)

O que você acha do Secret? Ele deveria ser banido do Brasil? Comente no Fórum do TechTudo

O Cryptic é uma versão não oficial do Secret para Windows Phone. Sendo assim, ele possui recursos muito parecidos com o do app original, com a diferença que não foi criado pelos mesmos desenvolvedores. O serviço não possui conexão com Facebook, sendo necessário criar uma conta com endereço de e-mail e número de telefone. Consequentemente, o aplicativo só mostrará as atualizações do amigos que estão na agenda do celular.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Alboneti
    2016-09-20T12:50:48

    Maioria é pra iOS ...