Armazenamentos

27/08/2014 14h16 - Atualizado em 27/08/2014 16h29

Seagate anuncia primeiro disco rígido interno do mundo com 8 TB

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

A Seagate anuncia o primeiro HD interno do mundo com 8 TB de capacidade de memória, o equivalente a aproximadamente 800 filmes em alta resolução. Com o aumento da demanda pela computação em nuvem, o dispositivo é indicado pela companhia para quem tem servidores e fornece armazenamento para grandes grupos. O preço não foi divulgado e ainda não há previsão de o hardware ser vendido no Brasil.

SanDisk lança linha de SSD que melhora performance do PC em 28 vezes

Seagate HDD 6 TBVersão de HDD, da Seagate, com capacidade de até 6 TB

Segundo a empresa, esse HDD apresenta a mesma eficiência energética de outros produtos corporativos utilizados para armazenamento em massa. Sua exigência em potência para armazenar e operar cada gigabyte é uma das mais baixas do mercado, o que pode fazer o consumidor economizar, se pensar em larga escala.

O novo disco rígido interno da Seagate ocupa apenas um slot no desktop e dispõe de interface Sata, com velocidade comprovada de 6 GB por segundo, de acordo com a própria fabricante. Alguns clientes corporativos, que fizerem suas encomendas, receberão o HD no próximo trimestre.

Há cerca de quatro meses, a companhia lançou o seu primeiro HDD de 6 TB, também focado no mercado empresarial. Na ocasião, a companhia usou a tecnologia SMR para reduzir a densidade do disco, de mil bits por polegadas quadradas da versão 4 TB para 831 bits nessa versão de 6 TB. Contudo, a empresa não divulgou de que forma conseguiu diminuir mais ainda esse valor para chegar aos 8 TB, limitando-se a dizer que essa informação será revelada “em breve”.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Veja no Fórum do TechTudo.

Em outubro de 2012, a Western Digital disponibilizou no mercado uma solução para o consumidor final que entrega 8 TB em um único produto externo, chamado de “WD 8TB My Book Thunderbolt Duo”. Entretanto, dentro do equipamento, estão fixados dois discos rígidos de 4 TB cada um, trabalhando em paralelo. Dessa forma, esse lançamento da Seagate é o primeiro HDD simples com 8 TB de capacidade armazenamento.

Via Seagate

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tássio Carlini
    2014-08-27T15:08:46  

    Ai na foto tem HD de 6TB (y). Faltou fontes da reportagem!

    recentes

    populares

    • Tássio Carlini
      2014-08-27T15:08:46  

      A fonte tá lá no final... mas a imagem está com 6TB mesmo. Poderiam fazer uma "montagem" e dizer "imagem meramente ilustrativa", rs.