24/08/2014 08h31 - Atualizado em 24/08/2014 08h31

Top Gear: confira as maiores curiosidades sobre o clássico de corrida

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Top Gear foi lançado em 1992 para Super Nintendo e, considerado por muitos, um dos jogos de corrida mais marcantes da geração 16bits. Quem não lembra de Top Gear? O jogo foi o primeiro game de corrida para SNES. Curiosamente, o primeiro game da série, e os jogos seguintes da franquia, não são tão lembrados fora do Brasil. Não sabia disso? Confira essas e outras curiosidades sobre o game de corrida que uma geração inteira jogou.

Project Cars: testamos o game que traz gráficos de ponta e muita realidade

Top Gear é um dos jogos mais lembrados dos anos 90 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Top Gear é um dos jogos mais lembrados dos anos 90 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Sucesso no Brasil, mas lá fora, nem tanto

Quando veio ao Brasil para o concerto Video Games Live 2010, o compositor Tommy Tallarico, se mostrou surpreso pela insistência com que os fãs brasileiros pediam músicas do jogo Top Gear. Segundo ele, foram pedidos incessantes pelas músicas, deste jogo em especial, desde a primeira vez que Tommy veio ao Brasil em 2006.


Basta uma rápida pesquisa na web para perceber que Top Gear é lembrado com bastante carinho no Brasil. Porém, em outros países, o jogo chega a passar despercebido em vários tops e listas de melhores jogos do Super Nintendo. Um exemplo é o livro “1001 videogames para se jogar antes de morrer” onde não há qualquer menção aos jogos da franquia.

Carros Inspirados em modelos reais

Em poucos jogos tivemos carros tão marcantes como os do primeiro Top Gear. Já de início, o jogador percebia uma profunda diferença na velocidade e autonomia de combustível de cada modelo. Isso fazia muita gente ter um carro favorito, o qual era sempre lembrado pela cor. Mas você sabia que os carros tinham “nomes”? E que eram inspirados em carros reais?

O “carro vermelho” era chamado “Cannibal” e era inspirado na Ferrari 512 TR (Testarossa). O “carro branco”, chamava-se Sidewinder, e fora inspirado na Ferrari 288 GTO. Um dos carros mais exóticos do jogo era o “Razor” ou, como era conhecido, “carro lilás”. Ele era inspirado no igualmente exótico Jaguar XJR-15. E por último temos o “carro azul”, que era inspirado no lendário “Porsche 959″.

Os carros de Top Gear eram inspirados em sonhos de consumo dos anos 80 e 90 (Montagem / Dario / Fotos: Wikipédia)Os carros de Top Gear eram inspirados em sonhos de consumo dos anos 80 e 90 (Foto: Dário Coutinho / TechTudo)

É fácil perceber que os carros não eram idênticos aos modelos reais. Naquela época a Gremlin Graphics não tinha qualquer direito sobre uso de marcas dos veículos, e para evitar processos, alterou um pouco o design dos carros, mesclando com o de outros carros como o Purple Honda NSX.

Das corridas para os RPGs de celular

Por ser o primeiro nome que aparece quando ligava-se o SNES com o cartucho de Top Gear, muita gente pensa que a Kemco desenvolveu Top Gear para Super Nintendo, quando na realidade ela apenas distribuiu o game.

Publicadora de Top Gear agora desenvolve jogos para celular (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Publicadora de Top Gear agora desenvolve jogos para celular (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

De fato, Top Gear foi a série de jogos mais amplamente conhecida que passou pelo catálogo da Kemco. Hoje em dia, a ex-publicadora de Top Gear, desenvolve jogos para smartphones, em sua grande maioria RPGs em turnos. Algo bem distante da velocidade frenética dos jogos de Top Gear.

Jogabilidade e músicas inspiradas em Lotus Esprit Turbo Challenge

Se a Kemco não criou Top Gear, uma olhada com mais cuidado, é u suficiente para qualquer um perceber que a Gremlin Graphics foi a mente por trás de um dos jogos mais populares dos Super Nintendo no Brasil. A inspiração para criar Top Gear pode ter vindo do jogo Rad Racer (NES), criado pela Square (isso mesmo, a mesma de Final Fantasy!) em 1987. Ambos possuíam jogabilidade e visual muito parecidos.


Porém, se esse foi o caso, a ideia parece que foi testada primeiro na série de jogos de corrida Lotus Esprit Turbo Challenge, lançado para computadores Commodores Amiga em 1990. A jogabilidade, gráficos e sistema de entrar no box para abastecer, são quase idênticos ao do primeiro Top Gear. Além disso, havia outro aspecto muito parecido. Algumas músicas de Top Gear são na realidade do primeiro Lotus Esprit Turbo Challenge e foram rearranjadas para o lançamento no Super Nintendo.

A foto do menu

Conhece algum endereço entre a Washington boulevard com a avenida Jefferson em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos? Talvez sim! Esse é o suposto endereço onde foi feita a foto que compõe o menu principal do primeiro Top Gear.

Não há nenhuma confirmação oficial, mas o endereço foi encontrado por jogadores utilizando o programa Google Earth e, desde então, vários indícios apontam para que, naquele local, fora feita a foto do menu do game. O endereço fazia parte do Detroit Street Circuit, o circuito de rua de Detroit. Nos anos 80, várias ruas da cidade de Detroit eram fechadas para a realização do GP de Fórmula 1. Inclusive nosso Ayrton Senna já correu neste circuito e passou pela avenida da foto de Top gear.

Foto do menu de Top Gear seria de uma avenida em Detroit (Foto: Montagem / Imagens Google)Foto do menu de Top Gear seria de uma avenida em Detroit (Foto: Montagem / Imagens Google)

O endereço, cobre exatamente as curvas 11 e 12 do circuito, de onde os carros de Fórmula 1 vinham em uma reta, para fazer duas curvas à esquerda. A foto, aparentemente tirada de um prédio alto, parece que fora tirada de cima do Cobo Center. Este é um shopping que há no local, e que também possui vários centros de convenções. Como algo que parece ser força do destino, nesses mesmos centros de convenções eram realizados vários eventos sobre automobilismo. Afinal, Detroit é conhecida como “Motor City”, devido a sua importância para a indústria automobilística dos Estados Unidos

O esquecido Top Gear GT Championship

Depois de Top Gear 3000, a Gremlin Graphics partiu para outros projetos, deixando a publicadora de Top Gear sem saber exatamente que caminhos dar a sua franquia mais famosa. Isso foi em 1995, quando o Nintendo 64 já batia à porta.


Apesar de bem sucedidos nos reviews da época, Top Gear Rally 1 e 2 para Nintendo 64 não foram um sucesso tão grande de público. Decidida a fazer o seu próprio “Top Gear”, a Kemco decidiu arriscar, o resultado foi o nada agradável Top Gear GT Championship para Game Boy Advance.

A Impossibilidade de um “novo” Top Gear

A Kemco não se deu por vencida e ainda lançou, em conjunto com outras produtoras, vários jogos com a marca de Top Gear para Nintendo 64 e até PlayStation 2. Infelizmente, um novo jogo da franquia surgir será algo bem difícil.

Isso por que Top Gear é também o nome de um programa de TV que é exibido pela British Broadcasting Corporation (BBC) desde 1977. A BBC entrou com uma ação sobre violação de direitos da marca Top Gear, que era patenteada. O veredicto foi a favor da BBC, impendido tanto a Kemco, como qualquer outra produtora de games, de lançar um jogo com o nome “Top Gear”, sem o consentimento da BBC.

Bug que permitia chegar em duas posições

O primeiro Top Gear possui um bug que permite ao jogador chegar em duas posições na linha de chegada. Para tal, o jogador devia bater no poste da linha de chegada a toda velocidade para conquistar em duas posições.

Ao colidir com o poste a toda velocidade, o carro ia um pouco para trás e depois prosseguia. Caso nesse pequeno intervalo de tempo, outros carros passassem, o jogador fica com as posições seguintes. Isso resultava em situações estranhas como chegar em primeiro e segundo lugar ao mesmo tempo, ou em terceiro e sexto lugar.

Forrós e Funks com Top Gear


A influência do jogo Top Gear nos brasileiros vai além do simples gosto pela velocidade. Várias músicas do jogo original já foram utilizadas para compor músicas eletrônicas e até forró. A banda “Forró Estourado”, criou uma letra para uma das músicas do jogo

A música em questão se chama “Top Gear”, e o nome do jogo também é o refrão da letra do forró. Outra música que pega emprestado o ritmo do jogo do Super Nintendo é o funk “Olha Como é que nos tá”, do MC Buru.

Quem era Ritchie?

Para quem tinha dificuldade em chegar em primeiro lugar, em qualquer corrida de qualquer um dos três primeiros jogos de Top Gear, era comum ver o nome Ritchie, como o primeiro colocado. Mas afinal, quem era esse cara?

Desenvolvedor original dos três primeiros Top Gear ainda está trabalhando na área de games (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Desenvolvedor original dos três primeiros Top Gear ainda está trabalhando na área de games (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Ritche, ou Ritchie Brannan, foi o programador que liderou o desenvolvimento dos três primeiros jogos de Top Gear. O gosto de Ritche pela velocidade não diminuiu com o tempo. o programador hoje trabalha na Codemasters, ajudando na criação de jogos como GRID Autosport para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

Qual videogame você mais sente saudade da sua infância? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gleybson Falcão
    2014-08-24T20:15:14  

    A nostalgia foi tanta que baixei um emulador de SNES e o jogo pra jogar novamente.

    recentes

    populares

    • Gleybson Falcão
      2014-08-24T20:15:14  

      Acho q todos fizeram isso...kkk

    recentes

    populares

    • Gleybson Falcão
      2014-08-24T20:15:14  

      Dois anos atrás comprei um super nintendo e o top gear II, também uma fita que emula centenas de jogos direto no console, é meu pequeno tesouro de infância.

  • Gustavo Moreira
    2014-08-24T20:44:08  

    Só corrigindo uma informação, Top Gear não foi o primeiro jogo de corrida do Snes, o primeiro foi F-Zero.

    recentes

    populares

    • Gustavo Moreira
      2014-08-24T20:44:08  

      F-zero ja diz a nota do jogo...muito chato

  • Adriano Barbosa
    2014-08-25T08:23:45  

    NOSSA...JOGUEI MUITO, LEMBRO QUE DIGITAVA UM CÓDIGO E IA PARA A FINAL, ZERAVA O JOGO SEMPRE RSRSRSRS....

    recentes

    populares

    • Adriano Barbosa
      2014-08-25T08:23:45  

      HORIZONS

    recentes

    populares

    • Adriano Barbosa
      2014-08-25T08:23:45  

      q graça tinha???

  • Renato Moreira
    2014-08-25T10:36:27  

    O carro Branquinho era o carro 1.0 do jogo, econômico que só kkkk era meu carro preferido.

    recentes

    populares

    • Renato Moreira
      2014-08-25T10:36:27  

      engraçado, os carros menos potentes igual o branquinho era o q tinha mais arrancada...vai entender.

  • Gilmar Coelho
    2014-08-25T10:40:29  

    Muito bom, podiam fazer o mesmo com outro jogo da mesma linha "Rock in Roll Racing" Adorava o jogo e mais ainda as músicas... Saudoso

    recentes

    populares

    • Gilmar Coelho
      2014-08-25T10:40:29  

      Cara, como rock in roll nao teve continuação.?????

  • Vagner Souza
    2014-08-24T18:50:01  

    Quem não gostava de top gear... é pq pegava o carro vermelho e ficava no meio do caminho por falta de gasolina.....

    recentes

    populares

    • Vagner Souza
      2014-08-24T18:50:01  

      Em qual pista?

    recentes

    populares

    • Vagner Souza
      2014-08-24T18:50:01  

      Eu tambem só jogava com o vermelho e cambio manual, ali q estava o segredo pra andar mais e economizar quanto possivel.

  • Sertanejo
    2017-09-20T15:37:40

    Top gear 1 muito bom e divertido, até pq foi o primeiro, o fato de encher o tanque era muito legal pra época. O Top 2 já era mais estratégico, ganhava dinheiro, melhorava o carro, coisa nova na época... já o Top 3 fugiu muito da realidade, particularmente foi o menos emocionante.

  • Bruno Oliveira
    2016-02-12T08:19:26  

    Falam muito do primeiro Top Gear, mas eu sempre preferi o Top Gear 3000. A trilha sonora era ótima também e os carros voavam muito mais com os nitros.

    recentes

    populares

    • Bruno Oliveira
      2016-02-12T08:19:26  

      Eu achava o pior, enfin, todos tinham suas particularidades.

  • Marcos Lima
    2016-03-02T15:23:15

    Amazing Grace

  • Mateus Teixeira
    2014-10-13T09:16:18

    Eu sempre jogava com o branco e conseguia não gastar os 3 Nitros antes do fim da corrida na maioria das vezes. Econômico,mas muito potente,aguentava até a neve nas pistas da Escandinávia. Era o máximo,assim como todo o jogo em si. Até outro dia eu ainda jogava na faculdade,já que um dos meus colegas tinha SNES e a fita do Top Gear. Muito show!

  • Mateus Souza
    2014-08-25T10:24:34

    É sempre bom lembrar a boa e velha infância,varias fds na frente da tv com os amigos e ate notas ruins na escola por causa deste jogo.

  • Raphael Santiago
    2014-08-24T18:19:12  

    Prefiro o remix top delicia, muito épico com o Jaílson Mendes cantando no fundo

    recentes

    populares

    • Raphael Santiago
      2014-08-24T18:19:12  

      Po cara, ta de sacanagem né ?

  • Wesley Santos
    2014-08-25T09:04:39

    Joguei no console o jogo até hoje no PC com os emuladores, muito bom reviver os bons tempos da época com jogos do Atari, Master System, Mega Drive, Super Nintendo e Nintendo, o primeiro de minha geração foi o Enduro, kkkkkk, acelerar fundo, bons tempos aquele que graças aos emuladores podemos jogar todos os jogos da época.

  • Claudio Lima
    2014-08-25T08:56:29

    Batia no poste e pegava duas posições. he he

  • Leonardo Loureiro
    2014-08-25T08:44:00

    Me lembro até hoje do password "horizons" e da "manha" de bater na placa de chegada e ganhar a corrida "duas vezes". Épico!

  • Ricardo Reis
    2014-08-24T13:12:42  

    bons tempo joguei muito esse jogo

    recentes

    populares

    • Ricardo Reis
      2014-08-24T13:12:42  

      Bate um saudosismo incrível lembrar dessa época. Hoje em dia, os jogos de celular tem gráficos melhores que esses jogos. A geração atual não faz ideia do que já foi diversão pra galera que esta na casa dos 30 anos ...

  • Bruno Silva
    2014-08-24T23:43:55

    quem nunca largou soltando turbo... ou pulou outro carrinho com o jump.. e a maior alegria era passar pra outro mundo kkk

  • André Camerini
    2014-08-24T21:50:38

    Jogo até hoje no vídeo original e quem quiser jogar desafio apareça aqui em ksa em campinas do sul RS aposto cervejas!!!!

  • Thiago Alverne
    2014-08-24T17:01:45  

    Época de ouro... e até q essa versão do forró estourado tá boa, mas tem outra banda de forró q fez outra versão ainda melhor.

    recentes

    populares

    • Thiago Alverne
      2014-08-24T17:01:45  

      Você é doido ou kaga bila?

  • Vinicius Braga
    2014-08-24T19:41:54

    Pra mim junto com o Mário Bross, é o jogo mais mítico que a galera sempre pedia no Nintendo. Eu mesmo joguei demais Top Gear cara. O carro branco era o preferido por todos porque consumia menos combustível... Quem não se lembra? kkk Muito Bom !! Saudades ... Depois de ler essa matéria vou até baixar um cd com 3000 jogos de SNES para Playstation 2, matar saudade!

  • Thiago Martins
    2014-08-24T18:07:52

    Motor de 80 mil :))

  • Victor Corrêa
    2014-08-24T16:59:06

    O compositor da trilha sonora desse jogo (e do segundo) merecia ganhar o Grammy...

  • Tacio Ferreira
    2014-08-24T16:29:28

    um dos melhores jogos é o melhor top gear era bate no poster pra ganhar posições foi bom poder lembrar algo q foi marcante na infância de muita gente!!!

  • Augusto Mathias
    2014-08-24T16:16:18

    SENSACIONAL!!!

  • Deivid Santos
    2014-08-24T16:13:01

    um dos melhores jogos.