Internet

27/08/2014 08h32 - Atualizado em 27/08/2014 10h48

Viber cria grupos abertos e mistura RSS com bate-papo contra WhatsApp

Renato Bazan
por
Para o TechTudo

O serviço de mensagens Viber mostrou na terça-feira (26), em São Paulo, uma das inovações mais ousadas que já empreendeu na tentativa de se diferenciar do WhatsApp Messenger, sucesso entre os mensageiros para celular. Trata-se da introdução dos “Grupos Abertos” (ou “open chats”, em inglês): um misto de boletim RSS com conversa de grupo, fazendo uma ponte entre o mundo público e o privado.

Viber mira WhatsApp no Brasil; 'nosso aplicativo é melhor', diz fundador

Viber ganha novas funções (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Viber ganha novas funções: app vai misturar RSS com chat (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

A ideia parece promissora, a princípio, na ofensiva contra o WhatsApp e outros rivais. A partir de uma tela inicial com diversas listas (como no RSS), nas quais qualquer usuário do Viber pode se inscrever, grupos dos mais diversos tipos podem criar salas de chat dedicadas a assuntos específicos.

“Os Grupos Abertos do Viber são a ponte entre o público e o conteúdo que é realmente relevante para ele. Um dos grandes diferenciais dos Grupos Abertos é para a interação em Segunda Tela e o Real-Time Marketing. Os usuários do Viber encontrarão facilmente grupos sobre os assuntos que ele quiserem seguir e os donos dos grupos terão uma ferramenta incrível para gerar e produzir conteúdo em tempo real”, explica Luiz Felipe Barros, Diretor Geral do Viber no Brasil.

Luiz Felipe Barros, Country Manager da Viber fala sobre 'Grupos Abertos'  (Foto: Divulgação/Viber)Luiz Felipe Barros, Country Manager da Viber fala sobre 'Grupos Abertos' (Foto: Divulgação/Viber)


Os grupos podem ser criados por qualquer usuário do Viber com os membros que escolherem e sobre o tema que quiserem. Para o lançamento, foram fechadas mais de 40 parcerias com produtores de conteúdo, entre grupos de notícias sobre cinema, música, TV, decoração e entretenimento.

O tom mais intimista se dá justamente pelo formato da comunicação, em que o curador da sala posta mensagens em moldes bastante informais de uma conversa via mensagens instantâneas. Entretanto, conta com todas as ferramentas para divulgar informação com qualidade mais trabalhada.

Criando Grupos Abertos no Viber o usuário pode assinar e acompanhar assuntos (Foto: Renato Bazan/TechTudo)Criando Grupos Abertos no Viber o usuário pode assinar e acompanhar assuntos (Foto: Renato Bazan/TechTudo)

Os usuários, por sua vez, podem dar likes em cada mensagem e, se quiserem, ir para um campo de comentários separado em cada uma delas, onde o papo é livre para todos. Caso o moderador veja algo valioso nessa segunda gaveta, pode puxar a contribuição para a timeline geral.

Para o lado business, inclusive, será disponibilizado o serviço de “hotlines”, com um software mais adaptado a grandes volumes de tráfego. Esta versão do Viber poderá, inclusive, ser administrada por múltiplos computadores ao mesmo tempo, e trabalhará a partir de um número customizado do Viber que fará a curadoria das salas de chat. 

WhatsApp ou Viber. Qual é o melhor? Veja no Fórum do TechTudo. 

Já posso usar os grupos abertos?

O serviço tem previsão de lançamento global para o início de setembro no iOS (iPhone e iPad) e no Android, com previsão de uma versão para desktop ainda no mesmo mês. Baixe e aguarde a atualização.

Todos os grupos terão links customizados para mais fácil acesso, e será possível compartilhar conteúdos em grupos da mesma forma que nas grandes redes sociais, com widgets e extensões para navegadores. O Viber promete, inclusive, uma avalanche de novos recursos, com atualizações mensais.

App cresce no Brasil

Desde o início da operação no Brasil em janeiro de 2014, o Viber aumentou sua base de usuários em quase 90%, totalizando 17 milhões de usuários ativos no país. Globalmente, do fim de 2013 até agora, saltou de 200 milhões para 400 milhões de usuários ativos mensais – aumento de 100% em oito meses.

Viber celebra como segundo app de mensagens mais popular no Brasil (Foto: TechTudo/Renato Bazan)Viber celebra como segundo app de mensagens mais popular no Brasil (Foto: TechTudo/Renato Bazan)


O WhatsApp Messenger, por sua vez, ostenta 600 milhões de usuários, todos ativos, acessando todos os meses o aplicativo. O WeChat revelou no início de agosto ter 438 milhões de usuários ativos e o Line teria, segundo analistas, 235 milhões de usuários ativos. No quesito de ativações (quantas vezes o aplicativo já foi baixado online), o app do Viber já passa a marca total de 608 milhões de downloads.

Atualmente, o Viber é uma empresa do Grupo Rakuten. O app está disponível para iPhone, celulares e tablets Android, dispositivos com Windows Phone, BlackBerry, Blackberry 10, Windows, Windows 8, Mac OS X, Linux, Symbian, Nokia S40 e Bada com conexões 3G/4G ou Wi-Fi.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Abreu
    2014-08-28T10:02:58  

    ICQ VAI SUPERAR TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Leandro Abreu
      2014-08-28T10:02:58  

      Icq ja deu o ke tinha,bom era o mirc nos anos 90 isso sim era um chat

  • Rui Jorge
    2016-09-05T17:03:28

    Viber , o melhor do mundo, e ainda pode ser melhor, basta activar a opçao de envio de gif animado pra ser 200%

  • Leandro Abreu
    2014-08-28T10:02:48

    ICQ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vitor Goiabeira
    2014-08-28T08:39:02

    O Viber tem mais funções do que o Whatsapp, o que o torna melhor, mas o Whatsapp foi o que pegou entre a galera, então o Viber pode continuar tentando, mas o Whatsapp domina ! !

  • Geane Almeida
    2014-08-28T07:32:04

    Antes ate ligava gratis, agora aparece uma telinha p pagar.

  • Marcia Olsen
    2014-08-28T07:13:33

    eu uso viber a uns 3 anos,nao sei quando surgiu o whatsapp mas o viber ja é bem antigo ao que se trata de aplicativos. por sinal bem melhor que o whatsapp

  • Marcia Olsen
    2014-08-28T06:53:57

    eu uso viber a uns 3 anos,nao sei quando surgiu o whatsapp mas o viber ja é bem antigo ao que se trata de aplicativos. por sinal bem melhor que o whatsapp

  • Jefferson Andrade
    2014-08-28T00:18:56

    Whatsapp é whatsapp, o resto é resto.

  • Lula Molusco
    2014-08-27T14:58:10  

    ESSES WhatsApp. Viber e ICQ. ---------------SAO TODOS COPIAS DO (ZapZap). ---ZapZap DEVERIA PROCESSAR TODOS ELES POR FERIR DIREITOS AUTORAIS.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-08-27T14:58:10  

      HAHAHAHAHAHA mt engraçado SQN

  • Carlos Almeida
    2014-08-27T16:29:08

    Ta parecendo mesmo um IRC mobile.... Ser humano e o looping infinito!

  • Vinicius Leal
    2014-08-27T16:25:51

    É o Mirc voltando, via celular;

  • Antonio Santos
    2014-08-27T14:11:42

    prefiro o ICQ muito melhor que o whatsapp e faz chamadas gratuitas,mensagens gratuitas e vídeo conferencia gratuitas muito melhor que todos.

  • Marcelo Arboit
    2014-08-27T11:22:56

    Ta cheirando a volta do IRC, só que agora, no celular. Acho que poderia dar certo.. ;)