Canetas 3D

14/09/2014 09h00 - Atualizado em 06/12/2017 17h18

3Doodler, 'caneta 3D', consegue fazer vestido com desenho de renda

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A partir da 3Doodler, mini-impressora 3D em formato de caneta, é possível produzir um vestido todo trabalhado em detalhes que lembram renda. O conceito foi desenvolvido pelo estúdio de moda Shigo, em Hong Kong. A roupa foi feita inteiramente com a caneta de plástico quente, à exceção das presilhas que seguram as três peças do traje.

3Doodler: testamos a caneta que desenha no ar

Vestido foi desenhado e impresso em tempo real com caneta 3Doodler (Foto: Reprodução/3DPrint)Vestido foi desenhado e impresso em tempo real com caneta 3Doodler (Foto: Reprodução/3DPrint)

Os estilistas utilizaram uma base de papel, sobre a qual desenharam o vestido com dois tipos de cartucho. O resultado combina plástico com a delicadeza de um tecido rendado: azul metálico para a parte interna, que recobre a parte frontal e traseira; e branco para o desenho de diamantes e pérolas nos painéis laterais.

Qual a melhor impressora multifuncional? Comente no Fórum do TechTudo.

As peças, então, foram fixadas com fivelas nos lados e nos ombros, de modo que pudessem ser vestidas pela modelo como uma armadura flexível fabricada com plástico colorido. Segundo os criadores, o objetivo é “compartilhar a experiência para servir como fonte de inspiração”.

Estilistas usaram dois tipos de plástico flexível (Foto: Reprodução/3DPrint)Estilistas usaram dois tipos de plástico flexível (Foto: Reprodução/3DPrint)

O projeto durou três meses entre a preparação do design, criação de padrão, produção da base para a 3Doodler e familiarização com a tecnologia também, além de retoque final com a adição de efeitos 3D na roupa. Confira o vídeo oficial do projeto (em inglês):


Via 3DPrint

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares