Internet

02/09/2014 16h31 - Atualizado em 02/09/2014 17h07

Apple nega falha no iCloud em vazamento de fotos de celebridades

Melissa Cruz
por
Da redação

Após muita polêmica e uma investigação interna, a Apple afirmou na tarde desta terça-feira (2) que seus serviços iCloud e Find My iPhone não foram comprometidos no recente vazamento de fotos íntimas em massa de celebridades. "Quando soubemos do roubo [de fotos das atrizes e famosas], ficamos indignados e imediatamente mobilizamos engenheiros da Apple para descobrir a origem", diz a nota.

Google Science Fair: Menina de 13 anos cria projeto contra bullying 

Uma falha de segurança no Find My iPhone era apontada como a responsável por um vazamento em massa de informações pessoais, que incluía fotos comprometedoras da atriz Jennifer Lawrence.

O iCloud é o serviço de compartilhamento na nuvem da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: O iCloud é o serviço de compartilhamento na nuvem da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa))O iCloud é o serviço de compartilhamento na nuvem da Apple (Foto: Reprodução/Apple)

Ainda de acordo com a Apple, foram mais de 40 horas de investigação que revelaram que as contas foram comprometidas por meio de um ataque muito segmentado envolvendo nomes de usuário, senhas e perguntas de segurança. "Uma prática que tem se tornado muito comum na Internet", explicam.

Quer saber como alterar a privacidade de um álbum no Facebook? Descubra no Fórum TechTudo!

"Nenhum dos casos que investigamos são resultado de qualquer brecha em qualquer dos sistemas da Apple, incluindo iCloud ou Find my iPhone. Continuamos a trabalhar com a polícia para ajudar a identificar os criminosos envolvidos", garantem.

Engenharia social

A Apple não deixou claro, mas o texto sugere que as celebridades envolvidas do vazamento de fotos em que aparecem nuas ou em situação de intimidade foram vítimas de phishing e engenharia social voltada para as suas contas - não um hack ou invasão da nuvem - e que as informações de outros usuários permanecem protegidas. Ou seja, nada além dessas contas foi acessado indevidamente.

A fabricante do iPhone, que deve lançar o aguardado iPhone 6 no próximo dia 9 de setembro (veja imagens inéditas), reforçou o pedido para que seus usuários usem senhas fortes e habilitem verificações em duas etapas, recurso atualizado recentemente na nuvem iCloud para Mac e iPhone.

Falha no iCloud

O vazamento em massa ocorreu pouco após a descoberta de uma falha no sistema de autenticação do iCloud, que permitiria que hackers invadissem as contas dos usuários através de um método chamado "força bruta", que consiste em tentar adivinhar a senha dos usuários através de tentativa e erro.

O método foi apresentado no sábado (30), quando um hack chamado iBrute foi postado no site de códigos GitHub. Entretanto, os responsáveis pelo código afirmam que o ataque aconteceu rápido demais e que não havia tempo suficiente para que o hack fosse usado para uma ação daquele porte.

A Apple mantém uma página com dicas de segurança para senhas (support.apple.com), que incluem evitar usar a mesma senha para várias contas, mudar de senha regularmente e evitar responder questões de segurança com informações que podem ser facilmente adivinhadas por terceiros.

Saiba como ativar verificação em duas etapas no iCloud e sinta-se mais seguro na nuvem da Apple.

*Colaborou João Kurtz

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joe Max
    2014-09-03T07:52:03  

    Não existe sistema 100% seguro, seja de quem for.

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-09-03T07:52:03  

      Concordo Joe... Porém, existem sistemas mais seguros que outros... E a iCloud não se mostrou o mais seguro... :(

  • Asdf Qwert
    2014-09-02T17:43:09  

    quem é que deixa fotos pelada na "nuvem"? em um serviço fora do celular?

    recentes

    populares

    • Asdf Qwert
      2014-09-02T17:43:09  

      Essas atrizes que caíram aí...

    recentes

    populares

    • Asdf Qwert
      2014-09-02T17:43:09  

      Qualquer um que esquecer de desligar o upload automatico do Iphone ou que fizer isso por opção.

  • Dalila Heinze
    2014-09-03T11:35:49

    Todo mundo quer ver fotos de famosas nuas. Sabendo disso, elas deveriam pensar 20x antes de tirar fotos íntimas, já que não existe nenhum dispositivo 100% seguro: nem computador, nem celular, nem nuvem e sempre vai ter um hacker à espreita.

  • Ivan.caldas
    2014-09-03T11:01:17

    A Culpa é minha é ponho ela em quem eu Quiser kkkkkkkkkk

  • Diego Santos
    2014-09-03T10:49:51

    para crackers, não há nada impossível, não precisa ter falha pra poder invadir e fazer estragos.

  • Wagner Filho
    2014-09-02T23:07:24  

    O que eu li foi: A Apple investiga a Apple e declara a Apple inocente. Tá mais do que claro q a falha foi no icloud mas é evidente que eles querem de qualquer jeito se isentar da culpa

    recentes

    populares

    • Wagner Filho
      2014-09-02T23:07:24  

      provavelmente a Apple não seja culpada, engenharia social e força bruta consiste em primeiro analisar o perfil da pessoa, famosos tem toda sua vida exposta. quando chegam as perguntas secretas, se for coisas simples, tipo nome da primeira professora, cor do carro, e as respostas forem de acordo com o que cada um tem ou teve, fica fácil descobrir, basta pesquisar na internet a vida do famoso. nem precisa ter conhecimento em TI para fazer esse tipo de "invasão" se a apple fosse no Brasil, poderia desconfiar muito mais, mas acredito que eles estejam falando a verdade...

    recentes

    populares

    • Wagner Filho
      2014-09-02T23:07:24  

      ridícula a sua convicção. Eles se isentam da culpa e o problema persiste? quer dizer que é só negar?? uma empresa do tamanho da apple vai simplesmente negar uma erro???. Se fosse uma empresa de aviões é só deixar todos os 300 aviões caírem e negar a falha dos motores?? hahahahaha, cara essas empresas admitem a culpa e lança uma correção!!!, exemplo a microssoft com o windows.

  • Carol
    2014-09-02T20:52:12  

    Eu até entrei na minha conta do iCloud para ver se as fotos do meu iphone estavam na nuvem (pq no android, o dropbox upa elas assim q encontra um sinal de wifi). E não tem nem a pasta de fotos lá. Ou seja, se as fotos estavam na nuvem, foi porque a pessoa colocou lá. Assim como serviços do dropbox, drive do google e o do hotmail. Então se vc tem fotos comprometedoras, não ative o upload automático.

    recentes

    populares

    • Carol
      2014-09-02T20:52:12  

      Carol, se vc for gostosinha cuidado, poderemos ver vc como veio ao mundo.