17/09/2014 14h43 - Atualizado em 18/09/2014 16h18

ThinKkers lançará nova loja brasileira de games durante a BGS 2014

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

A empresa ThinKkers lançará na Brasil Game Show (BGS), em outubro, a loja e rede virtual Brazil StartUp Lab para divulgar a cena brasileira de games no mundo. O projeto, de acordo com seus criadores, tem uma parceria com a Rede Globo para exposição nacional e internacional. Um dos jogos que será divulgado é Toren, que recebeu incentivo da Lei Rouanet e terá uma versão para PlayStation 4 em 2015, segundo seus criadores. A coluna Geração Gamer conversou João Mendes Neto (24), desenvolvedor de projetos da ThinKkers, para entender melhor a iniciativa. Confira a entrevista.

Cabal Online: Playspot assume o game e trabalhará com jogos nacionais

O investidor Olegas Orlovas e João Mendes Neto, um dos fundadores da ThinKkers e do Brazil StartUp Lab (Foto: Divulgação)O investidor Olegas Orlovas e João Mendes Neto, um dos fundadores da ThinKkers e do Brazil StartUp Lab (Foto: Divulgação)

Como será o lançamento na BGS?

De acordo com o desenvolvedor, a ThinKkers terá um estande próprio na BGS e fará o lançamento da ThinPlay no dia 9 de outubro, uma quinta-feira. “Faremos uma cerimônia descontraída, com surpresas, brindes e descontos especiais para os primeiros a falarem conosco”, disse João Mendes Neto à coluna.

Brasil Game Show se tornou o maior evento da América Latina em 2011 (Foto: Divulgação/BGS)Brasil Game Show se tornou o maior evento da América Latina em 2011 (Foto: Divulgação/BGS)

O criador da rede digital também afirma que o site será voltado tanto para desenvolvedores quanto consumidores finais. “A gente quer aproveitar o grande público do evento para apresentar a ThinPlay. A ideia é jogar, se divertir, além de ouvir de perto os comentários”, completa.

A ThinPlay terá GiftCards e o DevChannel com informações e notícias dos criadores de games nacionais. “Nós vamos permitir a venda física de créditos a serem gastos no site para presentear amigos ou mesmo para ajudar os jogadores que não têm cartões de crédito ou débito. Os desenvolvedores também estarão representados em mais de duas mil lojas no Brasil”, explicou João.

Já sobre o canal, os desenvolvedores de jogos brasileiros poderão postar notícias, fotos e vídeos, além de cadastrar sua equipe e manter seus fãs sempre atualizados. João Mendes Neto deu mais detalhes: “Os gamers, por sua vez, podem seguir seus DevChannels favoritos, recebendo sempre as notícias direto de seus perfis. O canal também conta com a E-Shop, para venda de produtos físicos de seus jogos e de sua marca. É uma boa oportunidade para quem gosta de cultura geek”.

Como surgiu a ideia?

Imagem do protótipo digital da loja ThinPlay revelada ao TechTudo (Foto: Divulgação)Imagem do protótipo digital da loja ThinPlay revelada ao TechTudo (Foto: Divulgação)

A ThinKkers começou a pensar numa plataforma de divulgação e venda de jogos no início de 2014. “Nós estávamos preparando um projeto voltado para o desenvolvimento de jogos, investindo em startups indies e empresas nacionais. Foi assim que demos origem à Brazil StartUp Lab. Nossa visão é investir em projetos de games, programas web e apps, desde sua ideia até seu lançamento, cuidando do processo de desenvolvimento, vendas e marketing junto às equipes”, disse João Mendes Neto.

A ThinPlay foi criada por três pessoas. O CEO da ThinKkers, é o lituano de 34 anos Olegas Orlovas. Ele conheceu, quando adolescente, o Mega Drive e desde então não largou os videogames. Os jogos favoritos dele são de estratégia, como Warcraft e Command & Conquer. João Mendes Neto tem 24 anos e é designer de projetos e cofundador da ThinKkers. Começou nos videogames aos cinco anos com um NES. Sua franquia favorita é Pokémon.

O cofundador da ThinPlay é Cleber Tavares Jr., que tem 36 anos e começou a jogar no primeiro videogame doméstico chamado Odissey, de um conhecido. Ganhou o primeiro videogame próprio Atari 2600 de seu pai e não parou mais de jogar e colecionar. Seus jogos favoritos são qualquer um de Shigeru Miyamoto, de Donkey Kong à Pikmin, passando por F-Zero e Star Fox, além das séries Mario e The Legend of Zelda.

Cleber Tavares Jr. fundou a ThinKkers com João Mendes Neto (Foto: Arquivo Pessoal)Cleber Tavares Jr. fundou a ThinKkers com João Mendes Neto (Foto: Arquivo Pessoal)

O trabalho com Toren

Toren, da desenvolvedora gaúcha Swordtales, é esperado há pelo menos cerca de dois anos. Em agosto deste ano, o game foi anunciado para o console PlayStation 4 e sairá em 2015. O jogo foi o primeiro a receber incentivos fiscais da Lei Rouanet do governo federal.

“O Toren é um jogo especial para nós e terá presença certa na ThinPlay. Acompanhamos sua história desde o início e o vemos com o potencial de um gigante. Nós da ThinPlay estamos estudando uma campanha especial para seu lançamento em nossa loja e isso é surpresa”, afirmou João Mendes Neto à coluna.

Toren na loja da Brazil StartUp Lab (Foto: Divulgação)Toren na loja da Brazil StartUp Lab (Foto: Divulgação)

Sou um desenvolvedor, como posso aproveitar a ThinPlay?

O desenvolvedor associado à ThinPlay será cobrado com uma taxa sobre a venda do jogo, que ainda não foi revelada. As negociações ocorrem entre a rede e o criador de jogos. Detalhes de valores serão revelados quando a loja estiver online, a partir do lançamento na BGS. Alguns desenvolvedores poderão negociar valores, caso a caso. A maior força dessa parceria, de acordo com a ThinPlay, está no marketing investido para o desenvolvedor, um auxílio para destacar seus videogames em diferentes canais.

E o apoio da Globo?

“Essa parceria com a Rede Globo foi essencial no planejamento estratégico de marketing integrado tanto nacional como internacional. Encontramos profissionais atentos ao mercado e com foco no resultado de cada ação. Nós reconhecemos toda a ação e a influência que a Globo tem no Brasil e no mundo. Por esse motivo, essa parceria poderá ser longa e duradoura”, respondeu João Mendes Neto sobre a associação.

Para a ThinKkers, o mercado brasileiro tem muito potencial e já alcança níveis internacionais entre as equipes pequenas e sem patrocínio. As produções nacionais, no entanto, precisam de maior visibilidade. “O mundo precisa conhecer o que estamos fazendo por aqui, assinado com carimbo verde e amarelo. Seremos essa porta de entrada”, finalizou.

Qual é melhor jogo para Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares