Internet

10/09/2014 06h30 - Atualizado em 10/09/2014 08h44

Conheça o Pixlr; editor de fotos online ajuda quem está sem Photoshop

Rafaela Antunes
por
Para o TechTudo

O Pixlr Editor é uma carta curinga no tratamento de imagens, sua versão web funciona em qualquer navegador sendo uma alternativa eficiente ao Adobe Photoshop e outros programas da categoria. Ideal para usuários que precisam de um serviço avançado, mas que não tem acesso aos mais famosos.

Conheça alternativas ao Picnik para editar imagens online gratuitamente

Na lista de aplicativos essenciais para smartphones, o sucesso da versão móvel para iOS e Android fez com que o Pixlr Experess ampliasse seu alcance para Windows e Mac, todos com download gratuito.

Pixrl é uma opção ao Photoshop (Foto: Arte/TechTudo)Pixrl é uma opção ao Photoshop (Foto: Arte/TechTudo)



Para começar um projeto, você deve escolher na caixa Editor entre usar uma imagem em branco ou outra já existente no seu computador. O editor permite ainda importar imagens de diversos lugares para a área de edição, inclusive URLs de sites; vale conferir.

É na barra de ferramentas, localizada do lado esquerdo, que irá encontrar os atalhos necessários para modificar as imagens. Comparamos aqui as principais funções semelhantes as do Photoshop.

1) Ferramentas de Seleção e Corte

Barra de ferramentas localizada no lado esquerdo divida por funçõesBarra de ferramentas localizada no lado esquerdo divida por funções (Foto: Reprodução/ Rafaela Antunes)

Utilizadas para seleção e alterações de tamanho, incluem ferramentas como corte demarcado, mover, laço e varinha. O corte da imagem pode ser feito sem restrições, por taxa de proporção ou tamanho de saída. A transferência entre camadas ocorre ao selecionar a foto desejada e, com a ferramenta, arrasta-la para outra janela. Resolve edições simples nas fotos de forma bastante intuitiva.

Transformação livre permite mudar tamanho da imagemTransformação livre permite mudar tamanho da imagem (Foto: Reprodução/ Rafaela Antunes)

Na guia Editar, a opção transformação livre permite ao usuário mudar o tamanho da imagem para qualquer proporção na própria área de edição. Há também a ferramenta de redimensionamento por quantidade de pixels, que pode ser feito selecionando "Tamanho de Imagem" e depois os valores.

2) Ferramentas de Retoque e Pintura

Ferramenta Pincel no PixlrFerramenta Pincel no Pixlr (Foto: Reprodução/ Rafaela Antunes)

As opções mais usadas para corrigir uma imagem estão nesse bloco, que contém as ferramentas: Lápis, Pincel, Borracha, Esponja, Carimbo. Além delas, existem outras em que você pode escolher o tipo, o diâmetro, o espaçamento, a dureza e a opacidade do efeito. O Pixlr oferece poucas artes prontas, por isso você também pode criar um efeito específico para o projeto em “Criar pincel”.

Degradê também está disponível dentro do aplicativoDegradê também está disponível dentro do aplicativo (Foto: Reprodução/ Rafaela Antunes)

Para alterar a cor ou tonalidade da imagem, existem as ferramentas Degradê e Lata de tinta, com organização semelhante as de retoque. Na barra de menu superior, estão as opções de opacidade, esquema de cores, tipo de organização (linear ou radial), expansão e modo de preenchimento.

3) Ferramentas de Texto e Visualização

Inclua textos as imagens com o serviço totalmente onlineInclua textos nas imagens totalmente online (Foto: Reprodução/ Rafaela Antunes)

No fim da barra, está o ícone Seleção de cores, que pode ser utilizado para copiar uma cor de dentro de uma imagem para outra camada. Na ferramenta Texto, o usuário pode escrever o que quiser na imagem, personalizando a fonte, tamanho, cor e espaçamento do texto. Abaixo as opções Mão e Zoom permitem aproximar o projeto para melhor visualização.

Os efeitos mais complexos para edição de imagens estão reunidos nas guias Ajuste e Filtro, localizadas na barra superior.  

Na primeira, você pode mudar o brilho, o contraste, a saturação e posterizar a imagem. Nos filtros estão opções mais aplicadas em fotos, como desfocar, pixelizar, inserir vinheta e simular um pôster de arte.

Qual editor de imagem você costuma usar nas fotos? Conte no Fórum do TechTudo.

Vale lembrar que o Pixlr Editor oferece ferramentas básicas e que, em alguns casos, o nome delas podem mudar de acordo com o programa que você está mais familiarizado. Porém, não é um obstáculo.

4) Salve a imagem em JPEG, PNG, BMP, TIFF ou PXD

Salve o projeto nos principais formatosSalve o projeto nos principais formatos (Foto: Reprodução/ Rafaela Antunes)

Após trabalhar a imagem, o Pixlr permite salvar o arquivo em JPEG, PNG, BMP, TIFF ou PXD - o último formato é para projetos do Pixlr separados por camadas.

O Pixlr se tornou uma família de aplicativos pra edição de fotos. Você encontra as versões Editor, Express e O – Matic, que se dividem de acordo com a complexidade do ajuste das imagens. O Pixlr Editor se diferencia, pois oferece para qualquer usuário ferramentas semelhantes às presentes nos líderes Photoshop e Photoscape, através do acesso imediato na internet e grátis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares