Internet

01/09/2014 16h03 - Atualizado em 29/09/2014 09h17

Falso vazamento de download grátis do Windows 9 espalha vírus

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Windows 9, chamado internamente como Threshold, ainda nem chegou e já está provocando uma onda de ataques maliciosos na Internet. A empresa de segurança e fabricante de antivírus Trend Micro identificou blogs e um vídeo no YouTube que oferecem links falsos de download para suposta nova versão do sistema da Microsoft, levando o usuário a baixar malwares no computador, espalhando vírus.

Fotos de Jennifer Lawrence podem ter vazado por falha no Find my iPhone

Trend Micro identificou sites que fornecem malwares no lugar do Windows 9 (Foto: Reprodução)Trend Micro identificou sites que fornecem malwares no lugar do Windows 9 (Foto: Reprodução)

Os sites oferecem links para o suposto instalador do Windows 9 e tentam convencer internautas através de reproduções de tela com imagens falsas e um arquivo de mais de 5GB de tamanho para download. Segundo a Trend Micro, trata-se de uma versão modificada do Windows 7, que visa enganar a quem baixa, e que pode também, ser fonte de novos ataques caso seja instalada nos PCs das vítimas.

O passo seguinte pede ao usuário a instalação de um suposto gerenciador de vídeos, cujo instalador “VideoPerformanceSetup.exe” é, na verdade, o malware identificado como ADW_BRANTALL.GA. 

Além disso, em alguns casos, o usuário pode baixar o malware ADW_OUTBROWSE.GA escondido em um Keygen, ou o ADW_INSTALLREX.GA, que se instala no PC e baixa outras ameaças, de nomes ADW_WAJADH, ADW_SPROTECT, e ADW_MULTIPLUG.

A ameaça analisada e motivo do alerta da Trend Micro é um adware. Ou seja, o programa executa automaticamente, sem a autorização do dono da máquina, e exibe uma grande quantidade de anúncios nas páginas de Internet visitadas e outros softwares utilizados no mesmo PC. Alguns deles podem abrir portas para outros golpes, downloads indesejados e outros links maliciosos no computador.

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.

Vídeo que fornece link malicioso permanece ativo no YouTube (Foto: Reprodução/YouTube)Vídeo que fornece link malicioso permanece ativo no YouTube (Foto: Reprodução/YouTube)

O vídeo do YouTube denunciado pelos especialistas permanece no ar com mais de 100 visualizações, assim como vários blogs que exibem os mesmos links e botões chamativos no estilo “Download Now” para atrair mais vítimas. Não se sabe ao certo quantos sites estão envolvidos no golpe, portanto, vale ficar atento a qualquer oferta de download grátis do Windows 9, assim como evitar buscas com as palavras-chave “Windows 9”, “grátis”, “vazamento” e “download” combinadas.

Por enquanto, o que se sabe sobre o Windows 9 é que ele deverá ter uma versão de testes liberada em 30 de setembro, possivelmente destinada só a desenvolvedores. A versão final para uso por parte dos consumidores é esperada somente para 2015.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares