Celular

26/09/2014 06h00 - Atualizado em 26/09/2014 06h00

iPhone 6 Plus 'torto'? Entenda sobre deformação na carcaça e veja histórico

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Usuários do iPhone 6 Plus começaram a reclamar que seus aparelhos estavam entortando no bolso e isso causou muita polêmica na rede, nos últimos dias. “Bendgate”, como ficou conhecido o episódio, gerou repercussão entre os concorrentes e até no mercado financeiro, fazendo ações da Apple perderem mais de US$ 22 bilhões em valor de mercado na última quinta-feira (25). Mas, afinal, é tão estranho assim que o novo smart da maçã tenha a carcaça "amassada"? Conheça outros casos e entenda mais sobre o assunto.

iPhone 6 contra todos: qual o melhor smartphone do mercado?

Entenda o Bendgate e veja outros smarts que já sofreram o mesmo problema no passado (Foto: Reprodução/Unbox Therapy)Entenda o Bendgate e veja outros smarts que já sofreram o mesmo problema no passado (Foto: Reprodução/Unbox Therapy)

Se analisarmos o histórico recente, tanto da Apple quanto de outros fabricantes, isso não é tão estranho. Na verdade, há registros de casos semelhantes com os iPhone 5 e 5S, Samsung Galaxy S4 e Sony Xperia Z1. Os resultados são parecidos com o obtido pelos usuários do iPhone 6 Plus: a carcaça se curva na região central e permanece desse jeito a menos que o usuário esteja disposto a quebrar a tela do aparelho para voltar ao formato usual.

Xperia Z1, da Sony, é outro que já teve casos de deformação registrados (Foto: Reprodução/Marques Brownlee)Xperia Z1, da Sony, é outro que já teve casos de deformação registrados (Foto: Reprodução/Marques Brownlee)

A grande diferença entre os casos anteriores e o reportado esta semana pelos usuários da maçã está na força aplicada. Enquanto o histórico de deformação dá conta de aparelhos submetidos a fortes pressões, algumas unidades do iPhone 6 Plus teriam sido afetadas somente ao serem colocadas no bolso da calça.

Mas, por que o iPhone 6 Plus?

Embora tenha passado por rigorosos testes de qualidade da Apple, se há um smartphone capaz de ser dobrado mais facilmente que os demais é o iPhone 6 Plus. Contribui muito o seu tamanho avantajado, graças à tela de 5,5 polegadas, tornando o torque maior em caso de pressão sobre as bordas inferior e superior: quanto maior é a distância entre as fontes de força, maior é o efeito dela na outra extremidade.

Donos de iPhone 5 também já reclamaram de carcaças dobradas (Foto: Reprodução/Marques Brownlee)Donos de iPhone 5 também já reclamaram de carcaças dobradas (Foto: Reprodução/Marques Brownlee)

Mas, há um quesito fundamental que diferencia o gadget da Apple de concorrentes igualmente grandes, como o Galaxy Note 4, novo Moto X e HTC One M8, todos feitos também feitos de metal, parcialmente ou inteiramente, mas que não dobram ao meio. No caso do 6 Plus, não há chassi de magnésio para dar mais resistência. Assim, o que suporta os componentes na estrutura são somente as duas finas camadas de alumínio, material conhecido por ser flexível.

iPhone 5S já teve casos de unidades deformadas com o uso (Foto: Reprodução/Nowhereelse)iPhone 5S já teve casos de unidades deformadas com o uso (Foto: Reprodução/Nowhereelse)

Vale lembrar que o iPhone 6 Plus, com 7,1 mm, é ainda mais fino que o iPhone 5S, mesmo com 35 mm a mais na altura e 20 mm na largura. Portanto, se o iPhone 5S, que também não tem estrutura interna reforçada, podia ser dobrado com grande impressão de força, pior ficou para o irmão maior.

Falha não é comum, mesmo para o 6 Plus

Embora o caso tenha causado grande repercussão na Internet, os casos oficialmente registrados são mínimos. Das milhões de unidades vendidas pela Apple no primeiro fim de lançamento, somente nove apresentaram deformação na carcaça, segundo declarou a própria companhia de Tim Cook nesta quinta-feira (25). Todos os defeituosos passarão por testes e, caso o reparo não seja possível, os donos receberão novos iPhones.

É claro que, com o burburinho, muitos usuários receosos podem ter passado a tomar mais cuidado com seus smartphones e, com isso, outros possíveis casos ainda não tenham vindo à tona. Mas, mesmo que o número de reclamações oficiais atual aumente nas próximas semanas, não se preocupe: em termos estatísticos, as chances são mínimas de acontecer com você – a menos que o foblet seja colocado no bolso de trás da calça, o que é extremamente contraindicado e inadequado.

Entre a Apple e a Samsung, qual é a melhor? Comente no Fórum do TechTudo

Em resumo, o iPhone 6 Plus é, sim, mais fácil de ser dobrado que outros smartphones. Mas, a menos que você faça o teste do Unbox Therapy, canal do YouTube que tornou o assunto popular na rede, as chances de ter um iPhone 6 Plus torto serão as mesmas de outro defeito qualquer coberto pela garantia de fábrica. No final, talvez seja melhor se preocupar com os problemas do iOS 8 do que com o Bendgate. A Apple Brasil não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Long Silver
    2014-09-27T09:54:21  

    Se dobrar fosse o único problema, e a câmera porcaria de 8Mp. Que celular top ainda usa isso??? É uma vergonha. Depois de criar o iPhone a Apple relaxou nos louros e passou apenas a correr atrás dos concorrentes.

    recentes

    populares

    • Long Silver
      2014-09-27T09:54:21  

      Rapaz, quando a gente não entende de um assunto, é melhor não comentar !!! Você não sabe nem o que é um CCD!!!

    recentes

    populares

    • Long Silver
      2014-09-27T09:54:21  

      Você sabe que é verdade. Sou Eng. Eletrônico, sei muito bem do que estou falando.

  • Carlos Reis
    2014-09-27T10:01:26  

    Eu trabalho numa empresa que faz servicos terceirizados para a Apple, e a materia fala que so teve 9 casos do telefone dobrar kkkkkkkkkkk pura mentira tem muito mais de 9 unidades. Ja recebemos muitos telefones dobrados na empresa so aqui deve ter chegados uns 200 ou mais pois entrei de ferias 2 dias atraz deve ter chegado mais la na empresa. O materia desse iPhone 6 e muito pobre parece plastico. Eu iria comprar um pois achei que seria um super telefone mas quando peguei no telefone desisti na hora vou pegar o Galaxy Alpha ou o LG G3

    recentes

    populares

    • Carlos Reis
      2014-09-27T10:01:26  

      Você não trabalha em assistência nenhuma rapaz, nem de eletrônica você entende, não tem perfil nenhum de um técnico em eletrônica!!

  • Eduardo Ribeiro
    2014-09-26T20:42:30  

    Qual o celular do Neymar,da Beyonce,da Rihana ,de todo mundo que tem grana ?Sem comentários.........

    recentes

    populares

    • Eduardo Ribeiro
      2014-09-26T20:42:30  

      Quer dizer que ter dinheiro é poder dá 3 mil reais em um celular? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Coitado!

    recentes

    populares

    • Eduardo Ribeiro
      2014-09-26T20:42:30  

      Brasileiro é besta mesmo. Eu nem conheço gente na facul que o dinheiro que ganha por mês é do estágio que mal paga um salário mínimo e tem Iphone 5s, e agora com certeza comprarão esse novo. Ter grana para mim é ter $$$$$$$$$$$$$$ no banco.

  • Eduardo Ribeiro
    2014-09-26T20:37:19  

    somente um idiota coloca um celular no bolso de trás !!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Ribeiro
      2014-09-26T20:37:19  

      APOSTO COMO VC JA COLOCOU O SEU ROSA NO BOLSO...IDIOTA..KKKKKKKKA

  • Solange Costa
    2015-03-11T11:03:31

    Estou muito triste com o meu iphone 6 plus... comprei tem 15 dias me ele esta completamente torto... sempre tive iphone e nunca passei por este problema...obs... nunca coloquei no bolso...

  • Felipe Serra
    2015-02-03T15:59:48

    CUIDADO PESSOAL!!!!! Estou passando por esse problema. Comprei um Iphone 6 Plus há 2 meses e notei que o aparelho sofreu uma leve entortada. Procurei a Assistência Técnica da Apple no Brasil, tendo seus representantes me cobrado um valor de R$ 1.700,00 para efetuar a troca, ao contrário de algumas divulgações da Apple assegurando a troca gratuita. Eles alegam que a troca não pode ser gratuita pois o fato de eu utilizar o celular no bolso é enquadrado pela Apple como mal uso. SIMPLESMENTE ABSURDO!!!! Portanto, cuidado ao adquirir o Iphone 6 Plus no Brasil.

  • Eduardo Ribeiro
    2014-09-26T20:43:35  

    Apple até morrer !! Até minha cueca é a Apple !! Só pra quem pode hein .........

    recentes

    populares

    • Eduardo Ribeiro
      2014-09-26T20:43:35  

      E A ROELA...APPLE...???

    recentes

    populares

    • Eduardo Ribeiro
      2014-09-26T20:43:35  

      E O BOIOTE....APPLE TB...???? KKKK

  • Edgard Serralbo
    2014-09-29T14:24:32  

    Apple > resto

    recentes

    populares

    • Edgard Serralbo
      2014-09-29T14:24:32  

      Aposto,quem deu negativo no comentario e pq tem android lixo

    recentes

    populares

    • Edgard Serralbo
      2014-09-29T14:24:32  

      Gustavo R Acabei de vender meu Iphone 5 e pegar um S5. Adorei o Android. Não vejo motivo para tanta ladainha.

  • Adenilson Santos
    2014-10-02T16:12:37  

    Gente não adianta, o aparelho é caro mas vale o preço! Top dmais, não sai nunca mais do IPhone. Samsung trava mais que minha sogra, affffffff!

    recentes

    populares

    • Adenilson Santos
      2014-10-02T16:12:37  

      tenho q descordar e concordar 1 é caro demais e só gente doida compraria um celular tao caro assim e 2 a sansug trava muitoo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Adenilson Santos
      2014-10-02T16:12:37  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bem que poderia ser mais barato né Thiago Alves!?

  • Foradilma
    2014-10-02T21:21:14

    FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA!

  • Anelka Rajado
    2014-10-03T11:06:57

    Meu pau entorta desse jeito.

  • André Santos
    2014-09-26T14:07:49  

    Esse é o iPhone 6 que o Neymar levava no bolso traseiro do short, no dia que levou a joelhada nas costas no jogo da Copa. Basta ver o boletim médico dos dois. Ambos tiveram fratura na vértebra L3 e ficaram tortos. Se fosse Samsung, além de não entortar, ainda teria protegido a coluna do Neymar. Se fosse Nokia, além dessa proteção toda, ainda teria fraturado a perna do agressor.

    recentes

    populares

    • André Santos
      2014-09-26T14:07:49  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • André Santos
      2014-09-26T14:07:49  

      HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAH MUITO BOM!1

  • Cuca Beludo
    2014-09-26T22:38:11  

    A APPLE FEZ ISSO DE PROPÓSITO PRA DEMONSTRAR QUE NINGUÉM É PERFEITO, SÓ VOCÊS NÃO ENTENDEM, ISSO CHAMA-SE MODESTIA...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-09-26T22:38:11  

      Diego você acha mesmo que a apple está de mal a pior???? Presta atenção cara! Não viu o povo fazendo fila pra comprar? Santa inocência rsrs... Eu sou dono de um maravilhoso LG p500 que saiu fora de linha a 3 anos já. Conheço várias pessoas que tem o iphone 5 e são só elogios, então, não acredito nesses boatos. Certeza que o iphone 6 é um ótimo smartphone, porém, não vejo o custo benefício. Se eu fosse comprar hoje um top de linha eu compraria o moto x new. =)

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-09-26T22:38:11  

      Apple perdeu 22 bilhões em ações por MODÉSTIA? kkkkkkk vai tirar foto no espelho ho amigo

  • Mário Jarra
    2014-09-27T12:17:04

    Então para resumir, a Apple faz produtos de qualidade. Por isso comprei o iPhone 5S, apesar de dá inveja em muitas pessoas, mas tem processado de 64 Bits, não esperei para comprar o iPhone 6 Plus o qual está sendo lançado e é mais rápido do que o meu, se bem que a câmera é muito melhor, mas preferi esperar os comentários dessa inovação da Apple.

  • Franciane Viana
    2014-09-26T16:46:02  

    kkkkkkkkkk fico imaginando no desespero dos coitados que compraram o iphone 6 e dividiram no cartão de crédito 987456132648987 vezes p poder ter um! Que besteira uma coisa tão supérfluo hj em dia na minha opinião, celular p mim não pode passar de 500 reias e olhe lá!

    recentes

    populares

    • Franciane Viana
      2014-09-26T16:46:02  

      E o quico?

    recentes

    populares

    • Franciane Viana
      2014-09-26T16:46:02  

      Não conheço o Quico mas talvez ele seja como vc e ache que todas as pessoas do mundo usam o celular de forma "Superfluo"(como vc diz) e a sua experiência é a verdade absoluta e única e quem comprar celular com valor superior do que o limite estipulado pela sua verdade sejam coitados desesperados.

  • Mário Jarra
    2014-09-27T10:31:09

    Então para resumir, a Apple deixa muito a desejar. Por isso comprei o Galaxy S5, apesar de mais fino e tecnológico do que os anteriores e ter a tradição da Sansung, e não travar nunca, não esperei para comprar o S5 Prime o qual está sendo lançado mais fino do que o meu, se bem que a carcaça virá com metal, mas preferi esperar os comentários dessa inovação da Samsung.

  • Showteck
    2014-09-27T09:59:35

    Pessoal, isto é só o começo. Daqui 20 anos as telas serão dobraveis. Os celulares do futuro serão dobraveis. A tecnologia de agora é minima, por isto a dobra é mínima tb. Imaginem o futuro.....

  • Showteck
    2014-09-27T09:56:03

    Pessoal, isto é só o começo! Daqui 20 anos as telas vão ser muito mais dobraveis que isto. Faz parte da tecnologia. Os celulares serão dobraveis no futuro, então pq tanta ladainha com pecuinhas ?

  • William
    2014-09-26T11:20:23  

    Quer dizer que se alguém ficar fazendo força, ele dobra? Será que se alguém joga-lo na fogueira, ele pega fogo??

    recentes

    populares

    • William
      2014-09-26T11:20:23  

      Alex Sander, quer dizer então que vc é dono de um dos 9 Iphones que foram "dobrados"até então que azar em cara, entre 10 milhões de aparelhos, logo o seu que zica eim....

    recentes

    populares

    • William
      2014-09-26T11:20:23  

      Não

  • Rodrigo Abravanel
    2014-09-27T08:32:40

    Em breve irão dizer que o LG G Flex é cópia do iPhone 6 Plus. HAHA E como o nome iPhone 6 Plus é um pouco longo, seria uma boa sacada de marketing, também, passar a chamá-lo de iBend =D

  • Gerson Pereira
    2014-09-27T08:21:33

    Bom....agora vcs já sabem porque a Samsung usa plástico nos seus aparelhos !!

  • Wagner Andrade
    2014-09-26T10:41:51  

    Todo ano é sempre o mesmo mimimimi,,, de que o produto lançado da Apple tem algum problema, ai vira notícia viral que alimenta cliques em sites de ganham por difundir boatos. E no caso desse boato a Apple já vendeu mais de 20 milhões de iPhone 6 e foram trocados 9 unidades. Vamos aguardar qual vai ser o novo boato viral dos produtos da Apple.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-09-26T10:41:51  

      9 unidades que eles dizem. Eles se aproveitam que não tem como ninguém saber se foram mais de 9. Porque se só 9 já estão causando esse burburinho todo imagine se fossem milhares.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-09-26T10:41:51  

      Pelo preço, nenhum deveria ter tido esse problema...

  • Jessica Carvalho
    2014-09-27T07:13:40

    Achei o novo Moto X R$ 1420 no bezoo . com . br e no site tem um histórico de preço diferenciado que mostra todas as alterações de preços das lojas, tem tambem as com fotos das alterações.

  • Rafael Pereira
    2014-09-27T04:39:35

    Me digam alguém aqui é o atual dono dessa empresa? o aparelho é super caro e se da problema tem que ser repassado ao publico sim, como podem ter tanta certeza sobre numeros de vendas e trocas? vamos ser mais realistas, parem de puxar o saco pq nao ganham nada com isso

  • Renato Itajuba
    2014-09-26T11:45:30  

    Nao troco meu Z1 pelo Iphone 6!!! Os celulares da sony sao fantasticos

    recentes

    populares

    • Renato Itajuba
      2014-09-26T11:45:30  

      Falou e disse. Eu tinha condições de comprar um iPhone 4S ou até mesmo o 5S (S4 e S5 nunca considerei como opções) mas eu que já vinha namorando a linha Xperia desde os modelos S e ZQ, que ficaram só na minha vontade e já observava de perto o Z1 e o Z2. Comprei o Z1 e ele é tudo de bom. Só faltou vir com smart band, que só vem com o Z2, mas depois vou ver se consigo arranjar uma.