Impressora 3D

23/09/2014 12h01 - Atualizado em 23/09/2014 12h01

Laptop impresso em 3D e com Raspberry Pi pode ser montado por qualquer um

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Pi-Top é o primeiro laptop feito inteiramente a partir de uma impressora 3D e equipado com o Raspberry Pi. Criado por uma equipe de desenvolvedores ingleses, o notebook pretende ser uma forma de ensinar aos usuários como montar seu próprio computador. Ele virá acompanhado de um kit com todos os materiais necessários e as instruções, fazendo com que seja necessário apenas a montagem das peças.

Impressora 3D já é capaz de fabricar até carro de verdade em 44 horas

Computador pode ser impresso e montado pelo usuário (foto: Reprodução/Pi-Top)Computador pode ser impresso e montado pelo usuário (foto: Reprodução/Pi-Top)


Com essa invenção, as pessoas podem aprender o suficiente para montar seus próprios aparelhos eletrônicos baseados no minicomputador Raspberry Pi. “Há pouco tempo, nós ensinamos a estudantes em Birmingham, no Reino Unido, como criar um circuito LED e programá-lo para ligar com o Pi-Top. Em seguida, eles foram capazes de criar um robô básico usando os mesmos conhecimentos e tudo isso foi feito em três horas”, contou a equipe.

Como nem todos os componentes podem ser impressos, o kit do Pi-Top também apresenta bateria com capacidade de carga de seis horas, uma antena para Wi-Fi, um teclado para notebook com track-pad e uma tela LCD TFT de 13.3 polegadas com resolução máxima de 1.366 x 768 pixels. O sistema operacional, também incluído, é o Raspbian OS.

A equipe já construiu um protótipo composto de três partes diferentes. A impressão delas levou cerca de 160 horas com uma Rockstock Max V2. O material usado foi PLA com 1,75 mm de extrusora com taxa de impressão de 77 mm/s.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

O maior desafio até agora foi conseguir uma boa estrutura de suporte. “Você quer que um objeto fino e alto como este seja rígido e largo o suficiente para impedir que o objeto balance quando está na vertical mas ao mesmo tempo frágil para poder ser removido. Isso levou cerca de uma semana de prática”, informou a equipe.

O Pi-Top ainda não tem data de lançamento planejada, mas deve começar uma campanha de arrecadação de fundos em breve por meio do Kickstarter.

Via CNET e 3Dprint

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares