Placas

19/09/2014 16h48 - Atualizado em 22/09/2014 13h49

NVIDIA lança GPUs dedicadas a gamers, baseadas na arquitetura Maxwell

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A NVIDIA disponibilizou, no mercado brasileiro, duas novas GPUs baseadas na arquitetura Maxwell: GeForce GTX 980 e 970. Os modelos apresentam o dobro de eficiência energética da geração anterior e contam com uma série de novos recursos visuais que prometem agradar o público gamer.

Gigabyte traz para o Brasil Série X99, linha de placa-mãe para gamers

Novas GPUs têm alta qualidade e pouco consumo de energia (Foto: Divulgação/Nvidia)Novas GPUs têm alta qualidade e pouco consumo de energia (Foto: Divulgação)

As GPUs têm uma nova iluminação global de voxel (VXGI) que oferece luminosidade em tempo real. Isso significa que as cenas do jogo passam a ficar mais reais, com efeitos de luz que interagem o ambiente de acordo com as situações do game. A ideia é aumentar ainda mais a imersão dos players em suas aventuras.

A estrutura Maxwell é capaz de implementar uma técnica chamada VXGI, que não utiliza “truques” de iluminação que acabam comprometendo o realismo das cenas. O recurso permite reproduzir com precisão a iluminação indireta, incluindo iluminação difusa e reflexos, melhorando toda a ambientação do jogo.

Além disso, os produtos contam ainda com antisserrilhamento de amostragem multiquadros (MFAA), altíssima resolução dinâmica e design com eficiência energética. Segundo a NVIDIA, isso faz com que os modelos sejam os melhores da categoria em termos de renderizar quadros, ter mais velocidade de clock e consumir menos energia.

Outro detalhe interessante é a presença do VR Direct, que oferece recursos para aumentar a performance, reduzir a latência e ampliar a compatibilidade com aparelhos de realidade virtual, que já vêm se tornando uma realidade entre os gamers. E, com essa nova tecnologia, gráficos de alta qualidade são cruciais.

As GPUs NVIDIA GeForce GTX 980 e GTX 970 já estão à venda no Brasil. O preço sugerido e estimado é a partir de R$ 2.249 para o GTX 980 e R$ 1.599 para o GTX 970.

Qual é a melhor placa de vídeo da NVIDIA? Comente no Fórum do TechTudo.

A diferença entre as GPUs é que a GTX 980 tem 2.048 núcleos Cuda, processamento de 1.126 MHz e performance de 5 teraflops, com somente 165 W. A GTX 970 dispõe de 1.664 núcleos, clock de 1.050 MHz e desempenho de 4 teraflops, com 145 W. As duas contam com memória DDR5 de 4GB e suporte a DL-DVI (3x), HDMI 2.0 e DisplayPort 1.2.

Via NVIDIA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares