TV

05/09/2014 09h17 - Atualizado em 05/09/2014 14h52

A resolução 4K das TVs pode 'superar' o olho humano; entenda

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O progressivo aumento na resolução de TVs e monitores vem gerando uma dúvida pertinente: será que somos capazes de distinguir entre o Full HD e o 4K? O olho humano consegue capturar todos os pixels presentes nas novas telas com ultra resolução ou elas superam nossa visão? A resposta depende de como se encara os elementos em questão, seja a visão ou as novas tecnologias. Entenda os conceitos envolvidos nessa questão e descubra se displays em 4K ou 8K estão acima do que o olho humano pode ver.

O que é um vídeo 4K e qual é o seu tamanho em média?

A resolução 4K supera o olho humano? (Foto: Pond5)A resolução 4K supera o olho humano? (Foto: Pond5)


Resolução, pixel, megapixel: o que é?

Pixels são esses quadradinhos que formam a imagem na tela (Foto: Daniel Schwen/Creative Commons)Pixels são esses quadradinhos que formam a imagem na tela (Foto: Daniel Schwen/Creative Commons)


O pixel é a menor informação possível em uma tela para formar imagem. Na foto acima, que foi ampliada, é possível perceber vários quadradinhos – cada um deles é um pixel. Um megapixel equivale a 1 milhão de pixels. O 4K, por exemplo, tem 3.840 x 2.160 pixels. Multiplicando esses valores temos 8.294.400 pixels no total, ou seja, 8,3 megapixels de resolução. Já a resolução 8K tem 7.680 x 4.320 pixels, o que dá 33,1 MP.

Resolução, por sua vez, é a quantidade de pixels que cabem em determinado espaço. Nas telas, esses valores dizem respeito à largura (nornalmente o primeiro número, como o “3.840″) e à altura (o “2.160″). Sendo assim, quanto mais pixels couberem em um espaço, maior será a resolução e melhor será a qualidade da imagem.

Só que a definição da imagem na tela depende de um fator bastante importante: a densidade dos pixels. Com o avanço tecnológico, as fabricantes têm conseguido inserir cada vez mais pixels no espaço de uma polegada (2,54 cm). Essa relação é expressa em PPI, sigla inglesa para pixels per inch (ou pixels por polegada, em livre tradução). Por causa disso, na imagem abaixo, é possível verificar a diferença de nitidez entre uma tela comum e a do iPad com Retina, cujos pixels são 1/4 do tamanho do display à esquerda, apresentando 264 PPI de densidade.

Comparação entre tela Retina, à direita, e tela comum (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Comparação entre tela Retina, à direita, e tela comum (Foto: Reprodução/Mashable))Comparação entre tela Retina, à direita, e tela comum (Foto: Reprodução/Mashable)

E o olho humano, onde fica nessa história?

O PPI é uma unidade de medida que só faz sentido em displays digitais. Quando falamos de impressão ou capacidade do olho humano, usamos o DPI (dots per inch, ou pontos por polegada).

Lentes de contato (Foto: Focus Medical)Segundo o oftamologista Paulo Schor, o Ultra HD é o limite do olho humano (Foto: Focus Medical)



Em artigo publicado no IBM Journal, os engenheiros Paul Alt e Kohki Noda defendem que os seres humanos conseguem distinguir objetos separados em um intervalo de 0,1 mm a uma distância de 25 cm. Os dados estabelecem a capacidade de visão do olho para 300 DPI, pois, nessa resolução, temos 300 pontos a cada 25,4 mm.

Ao aplicarmos uma regra de três (300/25.4), tem-se 11,8 pontos para cada milímetro linear, ou seja, 1 ponto a cada 0,1 mm. Isso quer dizer que, por mais que os pixels diminuam a tamanhos ínfimos (a tela Retina tem 78 micrômetros, por exemplo), continuaremos não distinguindo essas informações.

O pixel se relaciona com outro aspecto fundamental da visão: as cores. Cada pixel tem pontos luminosos que emanam as cores primárias (vermelho, azul e amarelo). Os três focos exibem 256 tonalidades diferentes de suas cores matrizes, gerando 16,7 milhões de cores no total.

No olho humano, as cores são captadas por células da retina chamadas cones. Temos três tipos de cones, os azuis, os vermelhos e os verdes. Cada um é estimulado por um comprimento de onda diferente, sendo capaz de apreender aproximadamente cem tons. Assim, conseguimos enxergar cerca de um milhão de cores, muito menos que as telas podem reproduzir.

Seria o Full HD o limite?

Philips monitor full HD 24 polegadas (Foto: Divulgação)Philips monitor full HD 24 polegadas (Foto: Divulgação)

A resolução máxima da nossa visão é de 576 megapixels. O valor foi apresentado por Paulo Schor, oftalmologista da Unifesp, que fez o cálculo baseado num ângulo de visão de 120 graus. O especialista é categórico ao defender que o Full HD é o limite de resolução que nossa visão consegue distinguir.

“A definição desempenha cerca de 25% da nossa capacidade visual. Ela é importante, mas é só uma parte do processo. É no cérebro que conseguimos combinar os sinais externos, entender profundidade e criar imagens com resolução maiores que os fotorreceptores conseguem captar na retina”, explica.

TVs OLED ou 4K: qual vale mais a pena? Veja no Fórum do TechTudo.

Mas então paramos por aqui?

Sistema de projeção 8K: volume de dados proporciona a qualidade incrível (Foto: Taysa Coelho / TechTudo)Sistema de projeção 8K: volume de dados proporciona a qualidade incrível (Foto: Taysa Coelho / TechTudo)

O oftalmologista da Unifesp acredita que os avanços tecnológicos das TVs e monitores devam ir na direção de experiências multisensoriais. “A visão ocupa enorme espaço no nosso processamento cerebral, mas não é à toa que ela desemboca no sistema nervoso central, onde a possibilidade de conexões e relações com outros sentidos é imensa”, pondera Paulo. Para ele, sistemas focados em imesão, como o Oculus Rift e o Morpheus, podem ser o caminho. “Resta saber se vai valer a pena vestir esses óculos, que ainda são grandes, complexos e desajeitados.”

Mas é claro que os monitores 4K e 8K possuem adeptos, e pelo visto a maré de ultra resoluções não vai acabar tão cedo. Televisores 2160p já são uma realidade por aqui e estão ainda mais presentes no Japão, onde a tecnologia foi criada e está sendo aperfeiçoada. Tanto lá quanto cá, porém, o elevado preço dos aparelhos tem atrapalhado a popularização do formato, fazendo com que pouco conteúdo em ultra resolução seja produzido pelas emissoras.

O 8K, também conhecido como 4320p, ainda está em desenvolvimento. É verdade que várias transmissões do tipo já foram feitas, mas por enquanto apenas em caráter de teste. A empresa japonesa de comunicação NHK pretende implementar o 8K de forma maciça a partir de 2016. O planejamento é que nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, a entitulada Super Hi-Vision seja o formato mais usado no país.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ariel Bianchini
    2015-09-14T15:36:42  

    Meus pêsames para quem fez essa reportagem. Se nós podemos ver em 120 graus 576 megapixels então nós podemos ver a 4k, pois a tv 4k tem 8,2 megapixel. Então nos conseguimos ver a diferença entre a 4k e full hd de longe. Eu acho que um site de tecnologia devia pesquisar mais antes publicar matéria falando bobagem!

    recentes

    populares

    • Ariel Bianchini
      2015-09-14T15:36:42  

      Releia a matéria.

  • Marcos Silva
    2015-05-17T10:30:13

    Minha irmã não sente diferença entre DVD e Blu-Ray. Imaginem milhões de pessoas iguais a ela? Gosto de trabalhar em monitores de 22'' a 27'' em full hd (1920x1080) monitores de 4k eu não senti diferença gritantes somente nos contrastes. Se eu tiver um monitor de 8k presisarei de uma tela de 40'' e para isso estar a uma certa distância do monitor. Mas o olho humano destingue 300 ponto por polegada quadrada a uma distância de 20cm. Num monitor de 40'' estaria a mais de um metro!

  • Jesul Barboza
    2015-03-09T19:02:21

    Muito bom isso... pra mim um full HD (bluray) ta mais que bom, pena que Sky e companhia transmitam em HD ( 720) apenas! A netflik ja tem transmissão em UHD, exigindo uma internet de no minimo 25 Mbs... Ai a pergunta que não quer calar: SUPONHAMOS que num armario de telefonia no Brasil os roteadores suportarão o trafego? Se os streamings (videos) ja estao consumindo 50% da banda utilizada, imagina uma tv que consuma 5x mais banda, as operadoras terão de aumentar em 150% sua capacidade, que ja esta quase no limite. Pra pensar um pouco

  • Danilo Silva
    2014-12-19T14:30:17

    Realmente a matéria não serviu pra nada, devia ter falado a partir de qual tamanho de tela o ser humano enxerga a diferença entre o full hd e o 4k

  • Itamar Lucas
    2014-12-04T15:19:17

    Pessoal, essas resoluções farão sentido em telas muito grandes. Realmente, para ter em casa numa TV de 40 polegadas não fará diferença. Mas num telão de estádio será incrível!

  • Marcelo Albuquerque
    2014-09-05T16:25:22  

    TECNOLOGIA 8K - A TV como você nunca viu e nunca vai ver, pois seus olhos não perceberão a diferença.

    recentes

    populares

    • Marcelo Albuquerque
      2014-09-05T16:25:22  

      essa é a realidade

  • Roberto Araujo
    2014-09-19T16:05:35  

    É BURRICE AS PESSOAS COMPRAREM TV 4K E 8K ;O OLHO HUMANO NÃO CONSEGUE ENXERGAR A DIFERNÇA DE FULL HD PARA 4K, IMAGINEM PARA 8K.

    recentes

    populares

    • Roberto Araujo
      2014-09-19T16:05:35  

      só os idiotas vão comprar essas tv's apenas por que são novidade, sem conseguir captar a diferença da imagem

  • Warsrrior
    2014-09-09T09:15:33

    Bolhufas, melhor ter uma consideração geral ao ler esse artigo senão muitas coisas acabam sendo facilmente mal interpretadas. Quem realmente quer ter um conceito exato e menos turvo do que o pouco esclarecido aqui, recomendo pesquisar bem e verificar as fontes, coisa que sinto muita carência ao ler os artigos hoje em dia.

  • Otavio Bubu
    2014-09-08T14:11:01

    CEMPRE QUE ESTE PESSOAL AUMENTA A RESOLUSSAO A IMAGEM FICA CADA VEZ MAIS CHEIA DE QUADRADINHOS, FOISSE O TEMPO EM QUE AS TELEVISÕES NAO DEPOENDIAM DO DIGITAL "ESTES QUADRADINHOS QUE FICA NA TELA" E ERA UMA IMAGEM ANALÓGICA (IGUAL AO OLHO UMANO).

  • Rafael Ferraz
    2014-09-05T18:22:30  

    Na boa, Tem muuiita diferença de FullHD para 4k. Os mais exigentes percebem fácil. Mas 8k dai já é exagero...nãao se percebe nada. Só se for em uma TV muito grande. :D

    recentes

    populares

    • Rafael Ferraz
      2014-09-05T18:22:30  

      Na boa quando falou da 8k destruiu o restante da sua frase, sem mais.

    recentes

    populares

    • Rafael Ferraz
      2014-09-05T18:22:30  

      Tem alguma diferença sim, mas não muita ainda mais se vc levar em consideração a distância que vai ficar a tv. De qq forma essas tvs são inúteis ainda... Nem blue ray transmite isso atualmente e não vi nenhum programa de TV a cabo full hd somente hd

  • Eduardo Nogueira
    2014-09-05T18:29:46

    prefiro minha boa e velha 29 polegadas, afinal uso um oculos de 4k de cada lado dificultando minha visão rsrsr

  • Renato Pagani
    2014-09-05T18:24:24

    sou mt mais a plasma F8500 da samsung q comprei , melhor tv de 2013

  • Rafael Nunes
    2014-09-05T16:57:41

    Uma tv que nem tem um custo-beneficio. Se for ficar limitado a poucos títulos de filmes em 4k e qualidade 4k nas emissoras de tv daqui a uns 6 anos, então prefiro comprar um carro com o preço dela e ir com meus mulekes ver filmes em imax no cinema. Muito melhor. Fora um cinema que está chegando no Brasil que a poltrona se mexe. Deve ser muito louco! :)

  • Jeison Lucio
    2014-09-05T16:21:13  

    Ninguém tá olhando pela ótica da câmera... do que adianta uma TV 8K se nosso sistema televisivo ainda é limitado? Não sou especialista pra falar da resolução do Blu-Ray, mas com certeza não adianta de nada ter uma TV 4320p se a camera filmando for uma 640x480.

    recentes

    populares

    • Jeison Lucio
      2014-09-05T16:21:13  

      Fato! Sem falar que a imagem da tv globo atualmente nem é em 1080p(full hd) como o da ESPN+ por exemplo. Em flar que tvs 4k nem tem custo-beneficio né.

  • João Me
    2014-09-05T15:50:27  

    Gostei da sua correção meu caro jume, uma polegada é 2,54cm ou 25,4mm.

    recentes

    populares

    • João Me
      2014-09-05T15:50:27  

      João, uma polegada é 25,4mm. ou 25 mm e 4 décimos.

    recentes

    populares

    • João Me
      2014-09-05T15:50:27  

      As duas estão corretas meu caro jume kkkk

  • Lula Molusco
    2014-09-05T13:11:34  

    MEUS OLHOS CONSEGUEM ENXERGAR OS PIXEL DESSES TELEVISORES DE ALTA RESOLUÇÃO TRANQUILAMENTE..................U.U

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-05T13:11:34  

      VOCE QUE ABRIU PRA VER A RESPOSTA. ---EM VEZ DE GASTAR COM A TV DE 4K. --------DEEM O DINHEIRO PRA O BISPO MACEDO. -TV É COISA DO KAPETA.

  • Thiago Nascimento
    2014-09-05T16:33:21

    ACHO MEIO IMPOSSÍVEL PELO FATO DE QUE A VISÃO HUMANA TEM A SENSAÇÃO DE VISÃO UMA COISA QUE TELEVISÃO NÃO TEM. E NÃO ACREDITO QUE NOSSOS OLHOS TENHA 576 megapixels . E OS CEGOS QUE ENXERGÃO PELO OLVIDO E MUITO DELES E TÃO APURADO QUE SENTI AS COISAS AO SEU REDOR QUE MUITOS COM VISÃO NEM SE DA CONTA

  • Jessé Martignon
    2014-09-05T11:05:29  

    Matéria muito boa. Apenas uma correção: uma polegada é 25,4 e não 2,54

    recentes

    populares

    • Jessé Martignon
      2014-09-05T11:05:29  

      José Martignon.....vc está ainda ai? já se foi? kkkkkkkkkkkkkk responda!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Jessé Martignon
      2014-09-05T11:05:29  

      kkkk. Cada um que aparece. Me impressionou a segurança da afirmação dele. Aliás, onde está você José Martignon?

  • Alex Hofmann
    2014-09-05T15:44:53  

    Concordo muito não... 1- O que é mais importante para o olho é a densidade fullHd pode ser o limite para uma tela de 10 polegadas , mas na de 100 o 4k seria o "limite" 2- Tem que levar em consideração que são images em movimentos, quanto mais pixels, mais suave serão as transições e isso o olho também ira "sentir" 3- Outro ponto importante é a velocidade de processamento das imagens ( 60 / 120 / 240 ) pois quanto mais rápido mais suave Pensando numa tela 120 polegadas curva... uma com 4k 480 sentado a distancia de 2 metros os olhos vão ver diferença entre uma fullHd 60

    recentes

    populares

    • Alex Hofmann
      2014-09-05T15:44:53  

      Essas tecnologias sao para telas gigantes 60 polegadas para cima ai se nota a diferença entre 4k e full hd.

  • Luís Gulias
    2014-09-05T14:12:39  

    Só uma pergunta: que rede de tv faz transmissão HD nessas resoluções, se a transmissão digital mal iniciou no Brasil? Se houver um carro de F1 atrás de uma carroça numa via estreita de mão única quem comanda a velocidade é a carroça e não o carro de F1.

    recentes

    populares

    • Luís Gulias
      2014-09-05T14:12:39  

      Luís, a Globo vai exibir a série "Dupla identidade" em 4K

    recentes

    populares

    • Luís Gulias
      2014-09-05T14:12:39  

      Alan Branciforte, infelizmente as operadoras de TV do Brasil ainda não conseguem transmitir em 4K, pq o volume de informação é muito maior que o atual, que mal consegue transmitir em Full HD (1080p). A maioria ainda é só HD(720p). Vai demorar ainda no mínimo uns 2 anos pra começarem.

  • Felipe Camello
    2014-09-05T11:23:12  

    Na informação acima "cores primárias (vermelho, azul e verde)" estejam certos de que cores primárias são vermelho, azul e AMARELO. O verde é a mistura dos tons primários azul e amarelo!!! Somente para contribuir...

    recentes

    populares

    • Felipe Camello
      2014-09-05T11:23:12  

      RGB não é cor, é luz.

    recentes

    populares

    • Felipe Camello
      2014-09-05T11:23:12  

      RGB é cor sim. Chamada de 'cor luz': Red Green Blue (vermelho, verde e azul). E o CMYK é 'cor pigmento': Cyan Magenta Yellow Black (ciano, magenta, amarelo e preto). Essas são as cores primárias, com exceção do preto.

  • Jessica Carvalho
    2014-09-05T10:56:57

    Pessoal, achei um site que mostra todas mudanças de preços das lojas, com fotos das alterações e tudo mais, ideal para o blackfriday e outras promoções duvidosas, em bezoo . com . br

  • Ricardo Junior
    2014-09-05T15:36:34

    Enquanto isso as marcas de celular vendendo celular com definição "4k" que nem água...

  • Rumoaohepta7
    2014-09-05T14:21:44  

    Aproveitando a matéria para dar uma dica, não compre TV, notebook, celular... da marca ASUS, eles não tem assistência técnica nos estados, caso precise, terá que enviar o produto para SP e aguardar até 90 dias e sem garantia de ter a peça no estoque. Como o problema do meu notebook é na tela, tive que trocar, como estou em Brasília e aqui tudo é mais caro, paguei R$ 380. ASUS nunca mais.

    recentes

    populares

    • Rumoaohepta7
      2014-09-05T14:21:44  

      Os note da Asus são extremamente ótimos, vc deu foi azar! Pior que nao tivesse garantia no Brasil. Sony Vaio que é um lixo! O melhor mesmo é Dell.

    recentes

    populares

    • Rumoaohepta7
      2014-09-05T14:21:44  

      Sou do Interior de SP e tenho assistência oficial aqui na minha cidade da Asus, seria bom se informar melhor antes de sair gritando aos 4 cantos.

  • Alan Branciforte
    2014-09-05T14:51:50

    Matéria inútil! É óbvio que é válido a tecnologia, até por que, quanto maiores os televisores, mais fácil encontrar um pixel à vista. Ou seja, pro mercado em que os televisores maiores são cada vez mais frequente, isso é muito válido!