Internet

25/09/2014 06h50 - Atualizado em 03/10/2014 16h48

Saiba como o Facebook descobre perfis com nomes falsos e fique atento

Karla Freire
por
Para o TechTudo

O Facebook tem uma grande vantagem sobre o extinto Orkut: o controle de perfis falsos. Há muitas maneiras pelas quais a rede social descobre e elimina as contas fakes. Por isso, é bom ficar atento para saber como denunciar um perfil estranho, ou mesmo não ter sua conta bloqueada por ser confundido com um perfil falso. Entenda quais são os processos utilizados pelo site e aprenda a identificar quando amigo tem a conta clonada, usa nome falso ou está em desacordo com termos de uso da rede social.

Acha que o perfil de um amigo foi invadido no Facebook? Veja como ajudar

Burocracia? Facebook pode bloquear perfis por nomes falsos; entenda (Foto: Reprodução/NationStudio)Burocracia? Facebook pode bloquear perfis por nomes falsos; entenda (Foto: Reprodução/NationStudio)


Sistemas automatizados

O Facebook tem sistemas que rastreiam perfis em busca de nomes falsos. Não se sabe exatamente quais são os critérios utilizados para detectar. No entanto, é assim que muitas contas de spammers e bots são eliminadas. Eles levam em conta nomes, termos e palavras identificadas como "fakes".

Denúncias de usuários

Viu uma conta falsa? Alguém fez um fake seu ou de um amigo? É possível denunciar este perfil facilmente. Embora isso possa não resultar na desativação automática do usuário, quanto mais pessoas denunciarem, mais a rede social será notificada e avaliará aquela conta mais rapidamente, dando uma resposta positiva ou negativa a quem denunciou. Este procedimento não costuma ser demorado.

Investigadores do Facebook

Sim, eles existem. Embora esta seja uma forma menos utilizada que as duas primeiras, funcionários da empresa podem descobrir e marcar um perfil como falso, o que pode resultar no fim da conta.

Como evitar que sua conta seja confundida com um Fake

Alguns usuários têm as contas deletadas na rede social do dia para a noite, sem sequer estarem violando quaisquer regras – ao menos não conscientemente. Isso pode acontecer quando o Facebook entende que aquele perfil está usando um nome que não é verdadeiro como nesses dois casos.

Confira dicas para não ter a conta deletada por engano

- Pessoas públicas e empresas

Se você é uma pessoa pública e gostaria de manter uma conta para estar sempre em contato com os fãs, ou tem uma empresa e quer estar visível para atuais e futuros clientes no Facebook, a melhor forma de não ser excluído é criar uma Página Oficial de marca/fãs; perfis são apenas para pessoas.

Isso acontece porque um perfil pessoal com um nome artístico ou de alguma companhia – ainda que sejam verdadeiros – podem ser excluídos, uma vez que a possibilidade de alguém criar um perfil falso de um famoso ou de uma empresa conhecida é alta.

Você já teve sua página deletada no Facebook? Conte no Fórum do TechTudo.

- Aumente suas configurações de privacidade

Como dito mais acima, é possível denunciar uma conta falsa, ainda mais quando esta denúncia é feita por várias pessoas diferentes – claro que tudo passa pela análise do Facebook. Já imaginou ter sua conta apagada porque algum desafeto mal intencionado te denunciou sem qualquer motivo aparente?

Por isso, uma boa dica é manter as configurações de privacidade o mais restritas possível, para que só amigos possam interagir com você na rede. Além disso, o ideal é que todas as marcações e publicações envolvendo seu nome passem pela sua avaliação antes de serem postadas.

Para configurar essa opção, basta acessar Configurações > Privacidade e ajustá-las de forma que você se sinta o mais seguro e protegido possível.

- Nomes incomuns, com símbolos e apelidos

Perfis com nomes que utilizam números, símbolos, pontuação, repetição de caracteres, apelidos, letras em mais de um idioma ou palavras ofensivas são desativados quando reconhecidos pela rede social.

Recentemente, usuários brasileiros foram banidos do Facebook por usarem sobrenomes reais, mas que, por mais que fossem verdadeiros, encaixavam-se na categoria de “palavras ofensivas”; veja os casos das famílias Fuck e Piroca. Nos Estados Unidos, a internauta Melinda Kiss teve que comprovar que seu sobrenome não era uma brincadeira. O Facebook reconheceu as falhas.

A mais recente polêmica envolveu drag queens, foram proibidas de usar seus nomes artísticos em seus perfis. Atualmente, os nomes artísticos (femininos) e alternativos só são mostrados entre parênteses, ao lado dos nomes de batismo presentes em documentos pois não são aceitos como originais.

Caso enfrente problema parecido, o site oferece um formulário (www.facebook.com/help/contact/) para relatar problemas de acesso. Se você for muito conhecido por um apelido, a rede também dispõe de um espaço específico para utilizá-lo como um nome alternativo ao principal.

Via Lifehacker

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antônio Reis
    2014-09-28T04:54:13

    Eu já tive minha conta do Facebook desativada. Isso aconteceu há mais de um ano. Amigos comentaram em algumas fotos de perfil minhas usando a palavra "fake", e isso fez o Facebook entender que meu perfil era realmente um perfil falso, sendo que não é. Por sorte, eu consegui enviar uma cópia do meu RG pelo próprio formulário que o Facebook ofereceu ao tentar fazer login, e um ou dois dias depois, eles responderam pedindo desculpas e dizendo que realmente houve um engano.